Como funcionam as matérias de Nutrição EAD?

estudante de nutrição ead

Você sabe como funcionam as matérias de Nutrição EAD? Esse é um curso da área de saúde oferecido de maneira presencial e semipresencial. No segundo caso, mesmo que você tenha que ir ao polo alguns dias da semana, isso é consideravelmente reduzido em relação à graduação presencial.

E o mais importante: a validade do diploma é a mesma, ou seja, a escolha está relacionada com as suas necessidades e possibilidades de estudo.

Quer entender mais sobre como funciona a faculdade de Nutrição EAD? Continue a leitura e saiba tudo o que você vai ver para se preparar para o mercado de trabalho da área!

Como está o mercado de trabalho de Nutrição no Brasil?

A demanda pelo profissional de Nutrição no Brasil acompanha as mudanças no mundo do trabalho. A qualidade de vida depende muito dos nossos hábitos diários, e uma das principais formas de manter isso em dia é com a personalização de dietas específicas para cada realidade. Entre os tipos de profissões preocupados com esse cenário, o protagonismo fica por conta do nutricionista.

As possíveis áreas de atuação vão desde o atendimento em clínicas próprias, com indicação de planos alimentares, até o acompanhamento nutricional de pacientes internados em hospitais. Há também uma boa procura por meios eficazes de reeducação alimentar, além do atendimento especializado para atletas e esportistas.

O salário do nutricionista praticado no mercado é em média R$ 2.850,06*, e as vagas estão distribuídas em empresas com refeitórios, hospitais, restaurantes, clínicas de beleza e estética etc. As academias também procuram cada vez mais oferecer o atendimento nutricional aos seus clientes, outra boa oportunidade para quem estuda Nutrição.

Como funcionam as matérias online no curso de Nutrição?

O curso de Nutrição necessita de uma carga horária prática da qual não se dispensa a ida até a faculdade. Diante de um cenário em que o EAD cresce com eficácia no país, o MEC autoriza que boa parte dessa graduação se realize online, desde que as horas práticas sejam cumpridas de modo presencial. 

Tendo em vista a procura pela graduação a distância, a modalidade de ensino que mais se aproxima da realidade dessas pessoas é a semipresencial. Esse é um modelo que integra o online e o presencial, e é validado pelo MEC

Aqui na Unopar buscamos entender o que nossos estudantes precisam para realizarem o sonho do diploma. Por isso, investimos nessa modalidade que traz uma experiência diferente para o aluno, sem que a qualidade do ensino seja prejudicada.

Na faculdade de Nutrição semipresencial, unimos a flexibilidade do online com a praticidade das aulas laboratoriais. Mantém-se, assim, o tradicional encontro com professores e colegas em salas preparadas para a prática. As idas à faculdade acontecem entre 1 e 3 vezes na semana. Então, é importante pesquisar antes qual a unidade da Unopar mais próxima de você oferece o curso de Nutrição EAD, ok?

Quanto às aulas online, no ambiente virtual utilizado para as disciplinas a distância, você vai estudar sempre com o acompanhamento de um tutor EAD preparado para sanar dúvidas e problemas. 

As disciplinas podem ser assíncronas, quando são disponibilizados textos para leitura, videoaulas, debates em fórum, entre outras atividades que você consegue fazer dentro do prazo, mas quando e onde puder.

Também existem possibilidades de aulas síncronas, que são ao vivo, e você pode conversar com os colegas, tutores e professores por meio de um equipamento ligado à internet, sem precisar ir até a faculdade.

Quais são as matérias de Nutrição EAD?

Agora que você já sabe melhor como funciona um curso a distância de Nutrição, chegou o momento de conhecer algumas das principais disciplinas ministradas. Lembrando que a modalidade semipresencial permite que você faça a parte mais teórica online e a prática nos laboratórios, presentes no polo da instituição, devidamente preparados para atender as demandas do Bacharelado. 

Anatomia Humana

Nas aulas de Biologia, ainda no ensino médio, já adquirimos uma base para entendermos o corpo humano e seu funcionamento. No curso de Nutrição, essa noção de Anatomia é ampliada para que você compreenda os efeitos da alimentação nos sistemas corpóreos.

A disciplina de Análise Sensorial, por exemplo, é voltada para a Anatomia e Fisiologia, em que o futuro nutricionista aprende a avaliar por meio dos sentidos as características dos alimentos.

Avaliação Nutricional

A disciplina voltada para a Avaliação Nutricional aborda os diferentes grupos de pessoas e suas necessidades nutritivas. Ou seja, existem métodos adequados a cada faixa etária e situação. Nessa matéria, você vai lidar com a triagem nutricional para idosos, crianças, adolescentes, gestantes etc., avaliando o melhor meio de manter a saúde alimentar em dia.

Bioquímica

Assim como a Anatomia, a Bioquímica está presente em diferentes disciplinas do curso de Nutrição EAD, entre elas a Bromatologia. Essa matéria trata da aplicação das noções de bioquímica nos alimentos. Para isso, você vai conhecer as características físico-químicas de proteínas, vitaminas, gorduras, carboidratos, entre outros compostos.

Citologia e Embriologia

Na graduação em Nutrição EAD, aqui da Unopar, a Citologia e Embriologia são conceitos apresentados, principalmente, na disciplina de Ciências Moleculares e Celulares. Nela, o estudante vai compreender como as células se originam e evoluem culminando no fenômeno da vida.

Controle de Qualidade de Alimentos

Um dos principais objetivos do curso de Nutrição é preparar o profissional para atuar no controle de qualidade de alimentos. Sendo assim, durante a graduação de Nutrição EAD, o estudante tem a oportunidade de aprender em diferentes matérias como usar os conceitos e teorias aprendidos na prática.

Além dessas disciplinas importantes para a formação do nutricionista, veja outras matérias de Nutrição EAD essenciais para o sucesso da carreira profissional:

  • Saúde Coletiva;
  • Formação Integral em Saúde;
  • Nutrição, Ciência e Profissão;
  • Bases para a Vigilância Sanitária de Alimentos;
  • Gastronomia Aplicada a Nutrição;
  • Tecnologia de Alimentos;
  • Nutrição e Dietoterapia Obstétrica e Pediátrica;
  • Educação Alimentar e Nutricional;
  • Nutrição, Exercício Físico e Estética;
  • Assistência Nutricional para Gravemente Enfermos;
  • Políticas e Programas Aplicados à Saúde e Nutrição;
  • Gestão de Unidades de Alimentação e Nutrição.

A Nutrição EAD tem duração média de 4 anos, divididos em 8 semestres letivos. São 3.200 horas para cumprir as atividades acadêmicas curriculares, o estágio obrigatório, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e as atividades complementares.

Onde estudar Nutrição EAD?

Uma das pioneiras na oferta do curso de Nutrição semipresencial, a Unopar se destaca pela preocupação com a realidade de seus alunos. Assim, além da flexibilidade e dos valores justos, prezamos pela qualificação dos professores, mestres e doutoras com experiência na área, colaborando efetivamente na troca com os alunos.

A matriz curricular está sempre atualizada, seguindo as tendências do mercado de trabalho. Na modalidade semipresencial, unindo as aulas online e encontros presenciais, possibilitamos que você acompanhe as disciplinas virtuais no horário mais conveniente. Por fim, os laboratórios e cozinhas industriais complementam, na prática, o que chamamos de formação completa.

Também temos oportunidades de bolsa e descontos para que as mensalidades caibam ainda mais no seu bolso. Isso sem falar na parceria exclusiva com o Canal Conecta, que aproxima você de oportunidades de estágio e emprego.

Agora é com você!

As matérias da Nutrição EAD são completas e atualizadas para que você se prepare para uma atuação de excelência na área. Mas para que o aprendizado seja ainda melhor, conte com uma instituição de ensino que se preocupa com a sua formação.

Está interessado em começar o curso de Nutrição EAD, na modalidade semipresencial ou presencial aqui na Unopar? Não perca mais tempo, inscreva-se no vestibular!

*Sujeito a alteração

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content