Odontologia legal: o que é e como atuar na área?

profissional de odontologia legal

Desconto nota do Enem

Você já ouviu falar em Odontologia Legal? Essa é uma das áreas em ascensão (e ainda pouco conhecida) dentro das possibilidades de atuação para os futuros dentistas. Como o próprio nome sugere, a vida profissional envolve o contexto jurídico, desde a realização de exames e perícias até a elaboração de laudos técnicos e atestados.

Além disso, os odontolegistas — como também são chamados esses profissionais — podem participar do processo de identificação de corpos em um crime por meio da análise da arcada dentária. Que tal descobrir mais sobre a carreira e as suas possibilidades? Nós da Unopar trouxemos todos os detalhes da profissão neste post. Então, boa leitura!

O que é Odontologia Legal?

Quando pensamos em dentistas, a primeira imagem que vem à mente é a de um consultório tradicional, não é? Limpezas periódicas, extração de siso, clareamento, entre outros. O que nem todo mundo sabe é que cuidar dos dentes é apenas uma das atribuições do profissional diante de uma série de possibilidades.

Além de tratamentos da boca e demais ossos da face — por motivos de saúde ou estética —, a Odontologia abre outros caminhos na carreira. A área Legal é voltada para a pesquisa de fenômenos psíquicos, físicos, químicos ou biológicos.

Isso significa que, depois de se formarem e se especializarem aqui na Unopar, os dentistas podem atuar na área forense. A partir da realização de exames em arcadas dentárias e perícias, os profissionais estão aptos a elaborar laudos técnicos, relatórios e atestados que auxiliam nos mais variados processos:

  • identificação de corpos:
  • perícia nas áreas administrativa, civil, criminal, trabalhista e ética;
  • tanatologia forense — estudo científico da morte a partir de mudanças corporais, aspectos sociais e legais;
  • traumatologia odonto-legal;
  • balística forense;
  • exames por imagem e de vestígios de manchas ou líquidos na cavidade bucal para fins de perícia.

Nos contextos administrativo e trabalhista, as atividades tendem a envolver doenças bucais ocupacionais ou auditorias de planos de saúde. Quando falamos em foro cível, as demandas incluem ações de pacientes contra profissionais ou vice e versa, pelos mais variados motivos.

A área criminal, por sua vez, envolve a identificação de vítimas de crimes das mais diversas naturezas. Já as perícias éticas são aquelas realizadas de forma interna, ou seja, acontecem nos conselhos de Odontologia e levam em conta a conduta ética dos profissionais.

Agora que já mostramos algumas possibilidades de atuação, vamos falar sobre as áreas que mais contratam. Profissionais com foco em Odontologia Legal são requisitados em faculdades, em Institutos Médico Legais (IMLs) e no atendimento de convênios odontológicos. Também podem oferecer consultoria ou atuar como autônomos.

Média salarial

Não podemos falar na profissão sem considerar a remuneração dos odontolegistas, certo? De acordo com dados oficiais do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), a média salarial é de R$ 4.184,24 para quem escolhe seguir carreira na área. Vale destacar que o valor é referente a uma jornada de trabalho de 34 horas semanais.

Como atuar nessa área?

A experiência profissional da maior parte dos dentistas que escolhem a Odontologia Legal como área de especialidade passa pela atuação em Institutos de Perícia, na Polícia Civil e na Polícia Científica. No último campo, os odontolegistas trabalham na equipe de perícia criminal.

Tour pela prova do Enem

Seja qual for a sua escolha, queremos destacar dois quesitos indispensáveis para a carreira: um bom plano de estudos (com o respaldo da Unopar) e paciência. Afinal, o preparo envolve a escolha de uma faculdade renomada e de qualidade, além do entendimento de temas mais complexos como Medicina Legal.

Agora que você já conhece mais sobre a profissão e as suas áreas de atuação, vamos ver como é o preparo para ingressar no mercado de trabalho. Para facilitar, selecionamos 3 dicas essenciais para quem quer percorrer o caminho do sucesso. Confira!

Ter graduação em Odontologia

O primeiro passo para quem quer investir na especialização é buscar o curso de Odontologia da Unopar. Por quê? O conhecimento adquirido na faculdade é a base para a sua evolução profissional e a porta de entrada para o mercado de trabalho.

Aqui, você tem acesso à parte teórica necessária sobre a região buco-maxilo-facial— dentes, boca e gengivas — para realizar diagnósticos, propor tratamentos e fazer cirurgias. O curso acompanha todos os avanços tecnológicos da área e ainda leva em consideração o quadro de saúde bucal dos brasileiros.

Fazer especialização em Odontologia Legal

O próximo passo é buscar uma especialização na área, assim como outras profissões com diversas oportunidades de carreira. Esses cursos oferecem disciplinas que contemplam a literatura nacional — ainda escassa de publicações com temas sobre a perícia e o campo deontológico — e internacional.

Ao se aprofundar nos campos de conhecimento forense, maiores são as suas chances de se destacar e conquistar boas vagas. Antes disso, não se esqueça de construir a base e, somente depois, dê o próximo passo.

Estudar Medicina Legal

O nome é familiar para você? Pois falamos sobre o tema no início deste tópico. Essa área de conhecimento habilita os futuros dentistas para os diferentes tipos de perícias médico-legais e genética forense. Vale destacar que a última, principalmente, tem se desenvolvido de maneira cada vez mais intensa no Brasil.

Como o curso de Odontologia auxilia a entrar no mercado?

Contar com uma graduação é ter acesso à chave que abrirá a porta dos seus sonhos rumo à sua realização profissional. Com o diploma em mãos, as oportunidades no mercado de trabalho aumentam de forma exponencial. É muito mais fácil ganhar reconhecimento e conquistar a sua vaga com um currículo diferenciado, não é mesmo?

Como trabalhar com Odontologia Legal? Por meio do curso de Odontologia da Unopar, que tem formas de ingresso facilitadas, você começa a percorrer a sua trilha profissional até essa formação específica. Sem contar um benefício extra que somente os nossos alunos têm acesso: o Canal Conecta. Ele reúne as melhores oportunidades profissionais para quem quer se destacar na carreira.

E então, tudo pronto para ingressar de vez na área e conquistar as vagas de Odontologia Legal? Esperamos ter inspirado você a correr atrás do seu sonho e queremos reforçar que a Unopar está aqui para ajudar a transformá-lo em realidade. Nosso curso acompanha as mudanças no mercado para trazer conteúdo atualizado aos nossos alunos e conta com professores renomados para compartilhar o conhecimento em sala de aula.

O que achou dessa possibilidade de atuação dentro da Odontologia? Faça a inscrição do vestibular da Unopar e comece a sua trilha pela área forense.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 24

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados