Curso de Pedagogia e normas do BNCC: veja as novidades da graduação

pedagoga

Desconto nota do Enem

Nos últimos anos, o estudo da Pedagogia precisou se renovar e incluir novos métodos de ensino e didática. A utilização de ferramentas digitais e uso da tecnologia possibilitou a inovação e práticas didáticas que transformam a experiência do aluno em sala de aula.

A Unopar faz parte do primeiro grupo de Educação do país a oferecer o curso de Pedagogia de acordo com a nova BNCC

Nesse sentido, tendo em vista o desenvolvimento de conhecimentos, pensamento crítico, empatia, cooperação e muito mais, a Unopar criou um novo curso de Pedagogia Presencial. Confira nas próximas linhas todas as novidades previstas nessa proposta!

Quais são as novidades do curso?

Para você ensinar de forma estimulante e totalmente alinhado com o mercado pedagógico, a Unopar reformulou a base curricular com um curso planejado para você se tornar o professor do século 21, com diferenciais que tornam o seu currículo mais valorizado.

A Unopar faz parte do primeiro grupo de Educação do país a oferecer o curso de Pedagogia de acordo com a nova BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Mas não são apenas essas novidades! Confira abaixo todas na íntegra:

Curso adequado a BNCC

Com ensino por competências e vivência prática ao longo de toda a graduação, o novo curso de Pedagogia da Unopar está alinhado às novas normas da Base Nacional Comum Curricular.

pedagogia bncc unopar

Você sabe a importância dessa política educacional? Vamos explicar:

O que é a BNCC? 

É um documento normativo que define as habilidades e competências essenciais a todos os alunos da educação básica. O documento orienta a formulação dos currículos escolares, formação de professores, produção de material didático, dentre outros.

Sua implementação foi feita em todas as escolas de educação básica em Dez/2019 e todas as instituições de ensino superior devem adequar seus cursos até Dez/2021.

Como o seu principal objetivo é estabelecer a qualidade da educação, ao seguir a nova BNCC, você estará alinhado às principais diretrizes de aprendizagem do MEC para se tornar um profissional da educação pronto para atuar no mercado de trabalho.

Aulas práticas

Na Unopar, o aluno pode contar com aulas práticas pedagógicas dentro de cada disciplina durante toda a graduação. Assim, o estudante ganha experiência necessária para o ensino dos conteúdos aprendidos.

Tour pela prova do Enem

Aulas estritamente teóricas estão ultrapassadas. O novo curso de Pedagogia garante a prática como componente curricular ao longo do curso, onde o aluno pode ver a aplicabilidade prática de tudo que é aprendido.

Formação ampliada 

O estudante terá uma formação ampliada, tendo em vista o desenvolvimento de competências complementares para atender às demandas do mercado de trabalho.

Material didático 

O aluno conta com material didático produzido por referências acadêmicas, de mercado e de inovação. 

Valorização de competências

Diferente do modelo anterior, em que o aluno egresso deveria se formar sabendo somente uma gama de conteúdos teóricos de base, agora, o estudante também pode contar com foco no desenvolvimento de competências que o capacitam para o mercado de trabalho.

Foco em 10 competências gerais

Como futuros professores da educação básica, é necessário que o aprendizado por competências seja proposto na nova estrutura curricular, para que eles sejam parte da metodologia de ensino dos novos docentes. São elas dez qualificações a seguir:

  • argumentação;
  • conhecimento;
  • cultura digital;
  • pensamento científico, crítico e criativo;
  • trabalho e projeto de vida;
  • repertório cultural;
  • comunicação;
  • empatia e colaboração;
  • responsabilidade e cidadania;
  • autoconhecimento e autocuidado.
competências gerais de aprendizagem
Foco em 10 competências gerais

O novo curso de Pedagogia já está disponível?

Sim! Valendo já para os calouros do curso de Pedagogia Presencial em 2020.

  • Qual a duração?

O curso de Pedagogia na modalidade presencial tem duração de 8 semestres.

Se você está matriculado ou pensa em fazer Pedagogia EAD, não fique desanimado! Muito em breve, algumas das novidades também estarão disponíveis para o ensino à distância na Unopar 😉

Agora que você já tirou as suas dúvidas a respeito do novo curso de Pedagogia da Unopar, confira se o curso está disponível na sua cidade! Acesse vestibulares.com.br/unopar e saiba mais!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados