Afinal, qual é o perfil do estudante de Administração?

perfil do estudante de administração

Se as tarefas de planejar, organizar e acompanhar processos são atrativas para você, talvez se identifique com o perfil do estudante de Administração. A faculdade prepara pessoas para gerir recursos e liderar grupos dentro das empresas, sempre com o objetivo de encontrar excelentes soluções de negócio.

Ao investir na área, você estará adquirindo conhecimentos e habilidades cruciais para atuar em diferentes companhias. Isso significa que oportunidades de trabalho não vão faltar. O primeiro passo, claro, é cursar o Bacharelado de Administração em uma instituição de qualidade.

Uma boa graduação fornecerá a base para que você construa uma carreira de sucesso. Antes de procurar a sua e começar os estudos, que tal aprender mais sobre o profissional da área? Veja agora as principais características do perfil do administrador!

Ser proativo

Pensar e agir são práticas de igual importância no perfil do estudante de Administração. Afinal, os aprendizados obtidos em sala envolvem inúmeras áreas e temas. Como a graduação está no campo das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, é preciso vontade constante para dominar diferentes assuntos.

A proatividade do aluno é crucial para saber onde buscar conhecimentos que complementem os conteúdos da grade curricular. Futuramente, essa característica fará com que o profissional se destaque no meio corporativo, mostrando que tem sabedoria e experiência para dar conta de inúmeros processos.

Ser resolutivo

O estudante de Administração também precisa estar preparado para enfrentar desafios, dos mais simples aos complexos. É importante que deixe o medo e até o perfeccionismo de lado, a fim de focar 100% nas questões apresentadas para tomar decisões inteligentes.

Esse comportamento prático vai permitir que levante diversas possibilidades, reflita sobre cada uma e encontre a melhor solução para determinado problema. Se você pesquisar o que faz um profissional de Administração, verá que tarefas de análise e resolução são bastante comuns na rotina de trabalho.

Gostar de tecnologia

O mundo empresarial está sempre absorvendo as novidades de diversos mercados. Por isso, é esperado que os profissionais atuantes em organizações estejam sempre de olho nas tendências. O objetivo é aproveitar todo tipo de inovação que possa gerar vantagem competitiva ao negócio e mantê-lo em crescimento.

Um recurso em constante aprimoramento é a tecnologia, que avança por meio de ferramentas e sistemas que têm o potencial de otimizar tarefas. É por isso que gostar do assunto também caracteriza o perfil do estudante de Administração. Explorar o que existe e ter sempre abertura para testar o novo são condutas que fazem toda a diferença.

Ter sede de conhecimento

Os desafios da profissão exigem pensamento rápido e bom raciocínio para responder a cada problema da melhor forma. Se você quer aprender como ser um bom administrador, não pode se acomodar com um número limitado de conhecimentos e experiências.

O ideal é se manter atualizado desde a graduação, por meio de práticas que possam enriquecer sua carreira em curto e longo prazo. Faça isso acompanhando notícias sobre a área, explorando novas maneiras de trabalhar e trocando ideias com outras pessoas, sejam colegas de turma, sejam profissionais já inseridos no mercado.

Ter uma comunicação eficiente

Essa habilidade é necessária para toda pessoa que deseja se expressar com qualidade, a fim de transmitir a mensagem certa e evitar interpretações confusas por parte dos ouvintes. Ela permite apresentar conceitos, argumentar com clareza e discutir todo tipo de ideia de maneira saudável.

A comunicação eficiente favorece o perfil do estudante de Administração, porque deixa os futuros profissionais mais confiantes para atuar onde quiserem. Portanto, melhorar a fala e buscar meios de adequá-la a cada situação é um exercício que precisa ser praticado desde a faculdade.

Na carreira, isso vai contribuir para a correta delegação de tarefas, defesa de projetos e até para entrega de feedbacks a possíveis parceiros de trabalho, supervisores ou subordinados.

Gostar de lidar com pessoas

A capacidade de trabalhar em equipe é crucial para exercer diferentes tipos de Administração. Lembre-se de que as empresas, independentemente do porte, são formadas por pessoas que desempenham papéis variados. Assim, se não houver o mínimo de cooperação entre elas, nada funciona na organização.

Felizmente, é possível desenvolver o espírito colaborativo em atividades da faculdade. Os projetos em grupo são ótimos para isso, já que a qualidade de seus resultados depende do interesse de cada estudante em gerar benefícios aos demais. Essa sinergia entre colegas prepara todos para ocupar o cargo do profissional de Administração.

Saber liderar

Muitos cargos na área demandam capacidade de liderança. Quem ocupa essa posição precisa se relacionar com diferentes grupos e fazer a ponte entre os setores da empresa. Vale deixar claro que liderar engloba desde funções práticas, como encaminhar tarefas, até ações mais subjetivas, como inspirar por meio do exemplo.

O trabalho do líder gera mais resultados quando transmite confiança aos demais colaboradores. Também é importante que essa figura se preocupe com o bem-estar dos funcionários e trate todos de maneira igualitária. Isso faz com que valores como ética e justiça apareçam cada vez mais no perfil do estudante de Administração.

Ser organizado

A organização não poderia deixar de aparecer na lista por favorecer estudantes e profissionais das mais diversas áreas. Ela é crucial para uma rotina minimamente equilibrada e, inclusive, serve de base para a conciliação de compromissos (relacionado ao trabalho, estudo e vida pessoal).

Ser um aluno organizado significa dar conta das matérias no tempo certo, o que evita queda de produtividade e até atraso na formação. Com esse perfil, é possível cumprir todas as atividades acadêmicas e até participar de eventos diferenciados –– como uma Aula Destaque aqui da Unopar, com grandes profissionais do mercado.

O caminho para trabalhar com Administração começa pela escolha da instituição de ensino. Então, priorize uma faculdade com estrutura adequada às exigências do mercado. Diferenciais que facilitem o ingresso no curso superior também devem ser valorizados, a exemplo do vestibular agendado.

Aqui na Unopar, ainda auxiliamos na sua empregabilidade. Para isso, liberamos acesso exclusivo ao Canal Conecta, com milhares de vagas nas melhores empresas do país.

Chegou a hora de colocar o seu plano em prática!

Viu como o perfil do estudante de Administração engloba características que também são relevantes para a atuação na área? Portanto, o ideal é que você trabalhe as habilidades listadas ao longo da faculdade e procure mantê-las em sua rotina após a formação acadêmica.

Que tal começar esse estudo? Acesse o portal da Unopar e inscreva-se em nosso vestibular!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Skip to content