Psicologia: conheça em detalhes a área de atuação do psicólogo!

Psicanalista

Desconto nota do Enem

Engana-se quem pensa que o curso de Psicologia tem como opções de atuação apenas o ramo da clínica. Os setores em que o profissional pode seguir carreira são amplos e vão muito além deste. Conheça mais detalhes desta profissão neste guia completo.

Áreas de atuação da Psicologia

Durante os cinco anos de formação do psicólogo, são vistos vários assuntos referentes ao bem-estar humano e os impactos da mente na sua saúde. Dessa forma, são conteúdos diversos e cabe a ele escolher a área que mais se identifica para construir sua carreira.

São vários os setores em que um psicólogo pode trabalhar hoje em dia. Portanto, além da área clínica, o profissional pode exercer o que aprendeu sobre a mente humana nos seguintes nichos:

  • Educação;
  • Trânsito;
  • Jurídico;
  • Esportes;
  • Organização do trabalho;
  • Pedagogia;
  • Psicomotricidade;
  • Neuropsicologia;
  • Hospitalar;
  • Social.

A graduação em Psicologia permite que ele atue nessas áreas. E, ainda, ter uma pós-graduação ou especialização no setor escolhido, o que oferece ainda mais conhecimentos. Isso faz com que o profissional se sinta mais confiante e seguro no seu trabalho.

Psicologia Educacional

Ao optar por essa área, o psicólogo vai trabalhar nas escolas em busca de possíveis problemas para aprender. Além disso, caso seja preciso, ele pode encaminhar o aluno para outros profissionais.

Este setor também se preocupa em criar programas de orientação vocacional para auxiliar os jovens a escolherem sua profissão. Também investiga problemas sérios de conduta como bullying, dificuldade para se enturmar e agressões.

Psicólogo Clínico

Esta é a forma mais clássica da profissão e o atendimento é feito em consultórios. O psicólogo clínico acompanha pacientes de todas as idades. Assim, com as técnicas certas ele ajuda os pacientes a resolverem seus conflitos internos.

Os motivos que levam as pessoas a procurar este tipo de consulta são vários, podendo ser desde os mais leves até transtornos mentais graves. Isso só mostra como é ampla a profissão.

Psicologia do Trânsito

Apesar de parecer estranho, o setor do trânsito também é uma área que emprega psicólogos. Portanto, neste emprego, ele vai aplicar testes específicos para avaliar as funções cognitivas. Ainda, é sua função checar o comportamento das pessoas.

Psicologia Organizacional e do Trabalho

A Psicologia da organização é uma área que emprega bastante. Então, quem escolhe este ramo trabalha em agências de emprego e empresas de grande e médio porte. Fazem parte de suas funções:

  • Ações para recrutar e processos de seleção;
  • Dinâmicas entre equipes;
  • Aplicação de testes;
  • Programas de qualidade de vida no trabalho.

Psicólogo Esportivo

Apesar de ser uma área, de certa forma, nova, a atuação desse profissional no esporte já se mostra muito útil. Isto porque ele busca superar os bloqueios emocionais que possam surgir e atrapalhar os atletas. 

Contribui também para o aumento da confiança e do controle de cada indivíduo, bem como sua atuação em grupo. A partir de várias técnicas, quem é formado na área consegue ajudar um time inteiro.

Psicólogo Jurídico

Também conhecido como Psicólogo Forense, este profissional estuda o comportamento do ser humano em situações mais extremas. Ou seja, atua no ramo do Direito, com o objetivo de ajudar e trazer respostas aos juízes e advogados.

Tour pela prova do Enem

Seu trabalho nesta área é bem amplo e inclui desde casos mais graves, de psicopatas e assassinos, até os mais leves, como divórcios. Diante disso, o profissional precisa de muito preparo.

Psicologia Social

O psicólogo social estuda o ser humano enquanto parte de um grupo. Portanto, nesse ramo não se leva em conta os conflitos de cada um, mas sim os problemas de todo esse conjunto de pessoas.

Hoje, os psicólogos sociais são importantes para a pesquisa científica e até mesmo para empresas e agências, já que ajudam a entender os seus clientes. Além disso, eles procuram avaliar também a relação das pessoas com a tecnologia.

O objetivo é observar o modo como as pessoas agem em grupos. Então, esse tipo de profissional da Psicologia pode construir carreira em diversos locais, veja só alguns exemplos:

  • Centros de atenção social;
  • ONGs e grupos de apoio.

Psicologia Hospitalar

O profissional tem como foco assistir e dar apoio mental às pessoas que estão internadas. Dessa forma, eles conseguem manter uma melhor estadia, tanto para os pacientes, quanto para suas famílias.

Um ramo de atuação bem delicado

As limitações físicas vividas pelas pessoas podem trazer estresse e deixá-los mais fracos em seu emocional. Assim, o psicólogo pode trabalhar em cima desses aspectos e ajudá-las a lidar melhor com a situação.

Psicomotricidade

Essa é a área que avalia a relação entre os vários aspectos do ser humano. Ou seja, estuda o movimento e como ele impacta de forma direta nas áreas da emoção e da inteligência.

Com base nesses dados, o profissional observa a maneira como o indivíduo se relaciona com o mundo. Assim, ele pode atuar em hospitais, centros de reabilitação física, na educação especial, entre outros espaços.

Neuropsicologia

Outra forma de atuação do psicólogo que, por sua vez, estuda o modo como o cérebro funciona e sua relação nas emoções das pessoas. Portanto, é uma área complexa e que exige muito do profissional.

Quem optar por seguir tal ramo terá vários locais em que poderá atuar, como clínicas, hospitais e escolas. Além disso, a área da pesquisa se mostra bem interessante neste setor.

Psicopedagogia

Esse ramo investiga os problemas que afetam o processo de aprendizagem. Dessa maneira, quem escolhe essa área pode atuar em escolas, consultórios e locais de educação especial. É uma área muito ampla e sempre está precisando de profissionais.

Escolha a área que mais se identifica

O mercado possui opções para se construir carreira em todas as áreas da Psicologia citadas. Isso porque em tempos tão difíceis, o papel do psicólogo tem se mostrado essencial. 

Para ter destaque, no entanto, uma formação de qualidade faz toda a diferença.  Então, o primeiro passo é escolher um local de ensino que passe confiança e seja bom no que faz.

A Unopar possui tudo que você precisa para se tornar um bom profissional. Desde professores qualificados, horários flexíveis a materiais de qualidade. Portanto, inscreva-se hoje mesmo no vestibular clicando aqui.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 16

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados