Ingressar em uma faculdade é sonho de muitos. Afinal, o diploma do ensino superior permite o acesso às melhores oportunidades do mercado e, portanto, a conquista de boas vagas para o trabalho. Para alcançar esse objetivo, no entanto, é preciso ultrapassar alguns desafios.
O primeiro deles consiste em concluir o ensino médio. Diante dessa etapa, por outro lado, muitos questionamentos podem surgir, especialmente sobre se quem faz supletivo pode fazer faculdade.
Pensando em sanar essa dúvida e contribuir para a sua formação, elencamos alguns esclarecimentos sobre o ensino supletivo e a possibilidade de ingressar no ensino superior a partir dessa forma de complementação do estudo. Não deixe de conferir!
O que é o supletivo e como ele funciona?
Ensino supletivo é o termo utilizado para se referir ao que hoje se conhece como Educação de Jovens e Adultos (EJA). Trata-se de uma modalidade do sistema educacional voltada para a formação de pessoas que, por qualquer motivo, não conseguiram concluir o ensino fundamental ou médio na idade adequada.
O EJA, dessa forma, surge com o objetivo tornar acessível o conteúdo do primeiro e segundo grau e, a partir da aplicação do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), facilitar a conquista da certificação de escolaridade.
Vale lembrar que o supletivo é destinado aos que não concluíram o processo de educação básica na idade regular. O acesso aos cursos, portanto, é permitido apenas para pessoas acima dos 18 anos, ou acima de 15 para o ensino fundamental. A grade horária, nesses casos, é flexível e pode ser cumprida inclusive por meio do ensino a distância.
Quais as vantagens de fazer o supletivo?
Em um país em que uma parcela significativa da população não conclui a educação básica por diversas razões, ter um diploma de supletivo pode ser bastante vantajoso para a conquista de oportunidades no mercado de trabalho.
Isso porque, além do conhecimento adquirido, a conclusão do segundo grau demonstra à empresa que você tem interesse em se dedicar aos estudos e investir tempo para o crescimento profissional.
Não é surpresa quando, diante de um processo de seleção, por exemplo, o recrutador dá prioridade a quem apresenta essa formação. Portanto, a conclusão do ensino supletivo é uma verdadeira ponte para o futuro profissional e para a consolidação de carreira em qualquer área do conhecimento.
É possível entrar na faculdade ao concluir o EJA?
Uma das grandes dúvidas de quem deseja crescer profissionalmente é se quem faz supletivo pode fazer faculdade. A resposta, nesse caso, é positiva. É assegurado a qualquer um que tenha completado o ensino médio regular ou obtido o certificado de conclusão pelo EJA o acesso às instituições de ensino superior.
Com esse documento em mãos, o candidato pode se matricular em qualquer faculdade, seja ela presencial, seja ela a distância. Consequentemente, também tem assegurado o seu direito de fazer a graduação e seguir os estudos, se assim desejar, na pós-graduação ou em outras especializações.
O que é preciso para conquistar esse sonho?
O perfil que opta pelo ensino supletivo é, muitas vezes, aquela pessoa que precisou interromper os estudos ou abandonar o ensino básico por dificuldades financeiras ou pela necessidade de trabalhar em tempo integral.
Ao retornar para a conquista do diploma, no entanto, muitos desses estudantes acabam desanimando por não vislumbrarem novos horizontes profissionais. Quem deseja fazer faculdade depois dos 40, por exemplo, ainda pode considerar o sonho inalcançável ou pensar que a graduação é algo distante da sua realidade.
Vale destacar, nesse sentido, que nunca é tarde para buscar outros caminhos e oportunidades de carreira. Além disso, atualmente, o problema econômico pode ser facilmente resolvido a partir de programas como Prouni, FIES e bolsas de estudos. Ou, ainda, aqui na Unopar, você tem acesso a mensalidades mais baixas nas modalidades EAD, semipresencial ou FLEX.
Para concluir o ensino supletivo e conquistar o sonho de ingressar na faculdade, vale seguir algumas dicas. Confira algumas delas!
Dedicar tempo para o estudo
Uma das principais orientações para concluir o supletivo e entrar em uma faculdade com boas oportunidades é dedicar um tempo diário para o estudo.
Sem dúvidas, essa prática reforça o aprendizado na mente do estudante, acelerando o processo de formação. Isso, por sua vez, viabiliza a conclusão de todas as etapas de ensino em tempo razoável e sem grandes dificuldades.
Ter um bom planejamento
Outra dica importante para ter portas abertas em instituições de ensino superior é realizar um bom planejamento dos estudos. Nesse sentido, vale colocar no papel tudo o que precisará ser feito até o ingresso na faculdade.
Isso será importante não apenas para guiar as ações, mas também para que você desenvolva o foco e alcance a nota de corte mínima para ser aprovado na unidade.
Deixar as distrações de lado
Uma das coisas que mais atrapalham a conclusão dos estudos é a distração. Como visto, o planejamento e a determinação são fundamentais para a conquista dos objetivos.
Portanto, ao longo da formação supletiva e da preparação para o processo seletivo da faculdade, busque eliminar atividades que tiram a sua atenção. Passar menos tempo no celular, por exemplo, é uma medida simples que pode contribuir para o foco.
Ter disciplina
Uma dica importante para concluir o ensino supletivo é ter uma rotina bem delimitada e com horários previamente definidos para os estudos.
Isso será importante para desenvolver disciplina e para adaptar os afazeres do dia a dia, de modo que a conclusão do ensino passe a fazer parte das atividades principais.
Voltar a estudar é desejo de muitos que tiveram que abandonar o ensino básico por qualquer razão. Muitas vezes, no entanto, esses mesmos estudantes que têm o sonho de buscar novos caminhos sentem-se inseguros para dar o passo inicial.
Embora haja certo receio, concluir o supletivo pode ser importante para a conquista de um espaço de destaque no mercado. Afinal, o diploma permite o acesso ao ensino superior e facilita a busca pela consolidação da carreira profissional.
Gostou do nosso conteúdo? Que tal conferir mais dicas para voltar a estudar e alcançar o sucesso profissional? Veja agora como estudar sozinho e ser mais independente nos estudos!