7 passos para uma recolocação profissional de sucesso

pessoas em recolocação profissional

Muitos são os desafios enfrentados por quem precisa de uma recolocação profissional, especialmente em tempo de crise. Um dos principais é a tão conhecida competitividade do mercado de trabalho, com um grande número de pessoas disputando as mesmas vagas para seus empregos dos sonhos. Diante dessa situação, não é difícil encontrar quem prefira ficar na zona de conforto a entrar na disputa por uma nova oportunidade.

Outro obstáculo comum no caminho para uma recolocação no mercado é a dificuldade de se destacar entre os concorrentes. Uma vez que as melhores vagas e salários são conquistados pelos mais qualificados, os profissionais que não contam com um bom preparo encontram problemas para alcançar bons empregos e retorno financeiro.

Pensando nisso, listamos 7 dicas para você conseguir superar os desafios da recolocação profissional e garantir o seu espaço no mercado de trabalho. Confira!

Busque vagas de acordo com seu perfil

Para não perder tempo e focar seus esforços nas vagas que você realmente tem a chance de preencher com sucesso, é importante identificar as ofertas de emprego mais adequadas ao seu perfil. Afinal, não adianta apenas querer ser contratado para um bom cargo: é preciso contar com os requisitos necessários para exercer a função.

Assim, faça uma análise pessoal para reconhecer quais são as suas habilidades e qualificações, levando em conta, ainda, a experiência profissional que já tem. Para isso, ferramentas como a análise SWOT são boas aliadas — nesse caso, encontrará muito o que pensar sobre suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.

Defina metas e objetivos profissionais

Ao tentar as vagas nas quais você se encaixa, é fundamental filtrar as que atendem aos seus objetivos profissionais. Então, reflita sobre o momento atual da sua carreira e defina metas que a sua próxima colocação deve atender, como salário, tipo de função, carga horária e outros aspectos importantes.

Dessa forma, você evita uma contratação que dure pouco tempo — o que pode evoluir para desmotivação facilmente. Também é interessante traçar metas e estabelecer objetivos profissionais para o futuro, definindo estratégias capazes de transformá-los em realidade.

Invista em qualificação profissional

Uma das principais dicas de recolocação profissional é investir na qualificação para atender aos requisitos do tipo de vaga que você pretende conquistar. Assim, por mais difícil que conciliar estudos e vida profissional pareça ser, concluir uma graduação é fundamental para ter acesso a oportunidades melhores e alavancar a carreira.

Depois da graduação, o ideal é continuar se qualificando por meio de pós-graduações, que ajudam o profissional a se tornar um expert em uma determinada área de atuação, além de elevar os salários. O formado em Pedagogia, por exemplo, ou outros cursos da área de educação, pode se especializar em Psicopedagogia Institucional e direcionar a carreira para esse setor.

Observe as tendências do mercado

O mundo do trabalho se transforma constantemente, devido às inovações que acontecem nas mais variadas áreas. As exigências das empresas para a contratação de funcionários são um reflexo das necessidades de cada setor, que precisa de pessoal capacitado para a realização das suas tarefas.

Logo, uma maneira de chegar mais perto da recolocação profissional que você tanto quer é prestar atenção às tendências do mercado. Um bom exemplo disso é a adoção de novos recursos tecnológicos, como um software que passa a ser utilizado por um determinado tipo de empresa. Se pretende trabalhar na área, o ideal é se capacitar o mais rápido possível.

Mantenha o currículo atualizado

Na hora de disputar uma vaga de emprego, um currículo diferenciado aumenta as suas chances de convencer os recrutadores de que realmente é a melhor opção de contratação. Por esse motivo, tenha bastante cuidado ao elaborar esse documento e sempre o mantenha atualizado.

Uma dica importante é revisá-lo antes de cada candidatura, a fim de priorizar as informações mais interessantes para a vaga em questão. Outros pontos que merecem atenção são a linguagem utilizada, que deve ser objetiva e livre de erros gramaticais, e a estética, sem excesso de formatação que atrapalhe a leitura.

Desenvolva soft skills

Entre as várias estratégias para alcançar uma recolocação profissional, uma que merece destaque é o desenvolvimento de soft skills — as habilidades que estão relacionadas ao comportamento. Na hora de competir com pessoas que têm a mesma formação e até mesmo experiências de trabalho similares, são essas características que pesam na escolha dos recrutadores.

A comunicação eficaz, a facilidade para trabalhar em equipe e a capacidade de encontrar soluções criativas para os problemas são algumas das características de um profissional de sucesso que o mercado mais valoriza. Então, procure trabalhar esses aspectos da sua personalidade para aumentar as suas chances de conquistar uma boa vaga.

Cuide da sua rede de contatos

Ter uma rede de contatos pode ser a diferença entre conseguir ou não uma boa recolocação profissional. Isso porque, muitas vezes, é por meio do networking que você fica sabendo de algum processo de recrutamento ou tem a chance de receber indicações para um cargo.

Para que isso aconteça, é preciso investir em seu networking, tanto de forma virtual quanto presencial. Vá a eventos e troque impressões com outros profissionais. Lembre-se, ainda, de ser um contato útil para os seus colegas da mesma forma que espera que eles sejam para você. É essa troca que constrói uma rede sólida e capaz de fazer a diferença na sua carreira.

Por fim, agora que você sabe não apenas o que é a recolocação profissional, mas também como alcançá-la, vale a pena reforçar a importância de investir no ensino superior para se qualificar e conquistar boas oportunidades. Nesse sentido, os cursos de graduação aqui da Unopar oferecem a qualificação de que precisa para se destacar entre os concorrentes e conquistar as melhores vagas do mercado de trabalho — tudo isso com formas de ingresso facilitadas.

Sabia que, além de um ensino de qualidade, a Unopar dá acesso exclusivo ao Canal Conecta para facilitar o ingresso dos estudantes no mercado? Leia também o nosso post sobre esse excelente portal de empregabilidade para alunos Unopar e entenda como ele funciona!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.