Tecnologo em Administração: quais são as opções na área?

tecnologo em administração

Desconto nota do Enem

Trabalhar em cargos de gestor ou administrador é o objetivo de muitas pessoas que buscam uma formação superior. Diante disso, uma dúvida comum entre aqueles que querem conseguir o diploma mais rápido é se tem como fazer um Tecnólogo em Administração.

O curso tradicional de Administração é do tipo Bacharelado. É uma das graduações mais clássicas e mais procuradas. Isso se deve à pluralidade de possibilidades de trabalho obtida com essa formação. Depois de ler este artigo, você vai entender se precisa fazer a graduação tradicional em Administração ou se é possível seguir carreira em áreas administrativas com outros cursos. Leia e descubra quais opções estão à sua espera!

O que é e como funciona um Tecnólogo em Administração?

Um Tecnólogo em Administração seria um curso voltado para a formação de profissionais que atuam no âmbito de planejamento, organização e gestão de setores corporativos. Entretanto, essa capacitação generalista é encontrada no Bacharelado, tipo de graduação com carga teórica mais ampla e, por isso, com duração de 4 anos (8 semestres).

A boa notícia é que você pode encontrar Tecnólogos de várias áreas ligadas à administração e gestão empresarial. Esse tipo de faculdade, formalmente chamada de Curso Superior de Tecnologia (CST), dura apenas 2 anos (4 semestres), embora alguns cheguem a 3 anos (6 semestres), no máximo.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), 13 Tecnólogos compõem o eixo de cursos superiores em Gestão e Negócios, todos associados a estratégias administrativas, mas distintos quanto às áreas específicas de atuação dentro de uma empresa.

Quais são as opções de cursos de gestão e administração?

Aqui na Unopar, nós temos todos os cursos do eixo de Gestão e Negócios, com exceção apenas do Tecnólogo em Comunicação Institucional. Portanto, qualquer uma das graduações que você escolher dessa lista será o início de uma carreira relacionada a atividades de administração.

Conheça um pouco de cada Tecnólogo!

Comércio Exterior

Comércio Exterior é uma graduação que forma profissionais com competências administrativas para atuarem com atividades de:

  • importação e exportação;
  • consultoria e marketing internacional;
  • operações cambiais;
  • logística e gerenciamento de cargas;
  • prática aduaneira.

Gestão Comercial

O Tecnólogo em Gestão Comercial é destinado a pessoas que querem seguir carreira no setor de comércio e serviços, no atacado e no varejo. Com essa formação, você vai assumir funções relacionadas a gerenciamento de vendas, planejamento financeiro e tributário, gestão de equipes e relacionamento com cliente.

Gestão da Qualidade

Pessoas graduadas em Gestão da Qualidade atuam no planejamento, na implantação e no gerenciamento de estratégias que contribuem para a obtenção de certificações de qualidade, considerando: processos produtivos, saúde ocupacional e responsabilidade socioambiental das organizações.

Gestão de Cooperativas

O curso de Gestão de Cooperativas forma profissionais que analisam e compreendem as tecnologias empregadas no mercado do cooperativismo, capazes de supervisionar os processos e administrar os recursos e as atividades desenvolvidas nessa área. Você poderá atuar com gestão e consultoria, além de participar de Programas e Políticas Públicas.

Gestão de Recursos Humanos

O Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos é um curso bastante procurado. Os profissionais dessa área são fundamentais para o funcionamento das organizações, responsáveis por administrar os processos de:

  • recrutamento e seleção de colaboradores;
  • treinamento e desenvolvimento;
  • avaliação de desempenho e de clima organizacional;
  • rotinas de departamento pessoal;
  • avaliação de cargos, salários e benefícios.

Gestão Financeira

Profissionais de Gestão Financeira administram um dos setores mais importantes de uma empresa, visto que mantêm as finanças em ordem, garantindo a prosperidade do negócio.

Tour pela prova do Enem

De modo geral, nessa área, você vai trabalhar com contas a pagar e receber, controlar orçamentos e recursos, fazer a gestão patrimonial, dentre outras ações relacionadas.

Gestão Pública

A graduação em Gestão Pública é procurada por quem quer trabalhar em setores do governo. Nessa profissão, você terá que atuar de forma ética para administrar o uso dos recursos públicos em diferentes esferas governamentais.

Entre as diversas funções estão a fiscalização de licitações, o gerenciamento de verbas utilizadas em programas para a população, etc.

Logística

Logística é um dos Tecnólogos com maior procura, em razão da alta demanda do mercado de trabalho atual. Nesse curso, você vai se preparar para atuar em empresas de vários segmentos, pois todas precisam de soluções logísticas eficientes para melhorar processos e reduzir custos.

As atribuições são muitas, por exemplo, gestão de estoque, gerenciamento de cadeia de suprimentos, transportes e abastecimentos.

Marketing

Tanto o Marketing quanto o Marketing Digital são áreas promissoras, pois trabalham com estratégias de apoio a vendas, o que é necessário para empresas de todos os portes e segmentos. No curso, você vai desenvolver habilidades e competências para atuar com promoção de vendas, relacionamento com clientes e muito mais.

Negócios Imobiliários

Esse curso é destinado a pessoas que se interessam pelo mercado de compra e venda de imóveis. Com essa formação, você poderá administrar transações imobiliárias, acompanhar o crescimento da região e identificar oportunidades de comercialização, além de prestar serviços de consultoria nesse ramo.

Processos Gerenciais

Já que procura funções relacionadas a gestão e administração, você também pode se formar em Processos Gerenciais. Profissionais dessa área gerenciam procedimentos corporativos variados, como os financeiros, operacionais e logísticos, além de participar de estratégias de marketing. As possibilidades de trabalho estão em empresas de vários portes e setores.

Secretariado

Por fim, mais uma opção de Tecnólogo para trabalhar em cargos administrativos é a graduação em Secretariado.

No exercício da profissão, você terá que assumir um perfil ético e sigiloso para assessorar executivos ou atuar em departamentos corporativos específicos. Outras áreas de atuação incluem órgãos públicos, instituições de ensino e pesquisa e empresas do terceiro setor.

Como escolher a melhor opção?

Dentre todos os cursos que apresentamos, algum deve ter chamado mais a sua atenção, certo? Se ainda estiver em dúvida, leve em conta seu perfil, características e expectativas quanto às atividades profissionais que se vê desempenhando no futuro.

Avalie, por exemplo, se você gosta mais de cálculos e finanças, de estratégias de vendas ou de lidar com pessoas. Comece por esses pontos e pesquise mais a fundo sobre o curso, a grade curricular, o mercado, a taxa de empregabilidade e a faixa salarial. Tudo isso ajuda na decisão.

Agora é com você!

As opções de Tecnólogo em administração e gestão são muitas, como você acabou de ver. Basta conhecer um pouco mais cada uma e se informar sobre as oportunidades de trabalho, além, é claro, de avaliar qual delas tem mais a ver com o seu perfil e objetivo de carreira.

Não perca mais tempo. Escolha o seu curso e inscreva-se no vestibular da Unopar!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 63

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados