Conheça tudo sobre a Faculdade de Processos Gerenciais

Faculdade de Processos Gerenciais

Desconto nota do Enem

Cuidar de uma corporação não é nada fácil, concorda? É essencial superar os desafios, aproveitar as oportunidades e desviar dos obstáculos com muito critério para atingir os objetivos propostos. Nesse sentido, o curso de Processos Gerenciais é muito importante.

Isso porque quem se forma nessa graduação sai preparado para mudar o rumo das empresas. Você poderá atuar no gerenciamento, na administração e na organização de processos administrativos em corporações de vários portes e segmentos de atuação.

Se está curioso para saber em detalhes como é a faculdade de Processos Gerenciais, continue a leitura!

Qual é o objetivo da graduação em Processos Gerenciais?

O objetivo da faculdade de Processos Gerenciais é melhorar, analisar, controlar e planejar as atividades realizadas nas empresas. Assim, seu papel é buscar as melhores maneiras possíveis de empregar recursos e pessoas para alcançar os ideais das corporações.

Em uma empresa, a mais baixa eficiência ocorre quando a pessoa age do modo que quer, sem padrões bem definidos e claros. Se as atividades são aleatórias e informais, não há controle sobre como o resultado vai acontecer, tampouco sobre a qualidade alcançada.

Por isso, o gestor define quais etapas e padrões o colaborador deve seguir ao realizar seu trabalho. Nesse momento, a organização passa a ter processos, que definem como as coisas precisam ser feitas para alcançar a produtividade.

Se tem dúvidas sobre o que faz o profissional de Processos Gerenciais, saiba que ele é capacitado para criar esses processos, identificar melhorias, avaliar se são ruins ou bons, etc. O foco principal é alcançar a otimização: o mínimo de energia, tempo e recursos consumidos com o máximo de resultado possível.

O escopo do aluno é grande, mas pode ser dividido em 4 áreas:

  • staff, consultoria e gestão — aqui, a função do profissional de Processos Gerenciais é lidar com a gestão logística: garantir que a mercadoria seja acondicionada, envasada, produzida e entregue sem problemas;
  • Marketing e estratégia — onde a atividade relativa ao mercado é explorada, usando as habilidades gerenciais do formado para garantir a execução e estruturação dos planos de marketing da empresa;
  • planejamento e operação — os profissionais de Processos Gerenciais atuam determinando quais serão e como funcionarão as operações produtivas da empresa, que são o ponto de partida para o uso racionalizado de insumos e recursos;
  • análise e estudos financeiros — esse campo é ideal para o profissional que se sente à vontade atuando com as finanças da empresa.

Quais são as principais matérias do curso de Processos Gerenciais?

Os conhecimentos necessários para a formação em Processos Gerenciais abrangem vários conteúdos. Gerir processos, principalmente em grandes corporações, significa pensar nos pequenos detalhes, e sempre existe muito a se melhorar.

Assim, é fundamental entender as matérias que se relacionam a cada área, para que a tarefa não pareça impossível. As disciplinas da graduação em Processos Gerenciais abordam os fundamentos da Administração.

Além disso, o estudante se aprofunda em questões relacionadas aos processos, à gestão e ao uso dos recursos financeiros, que são o foco da formação. Veja a matriz curricular completa da Unopar:

  • Análise De Custos;
  • Atividade Complementar;
  • Contabilidade;
  • Ed – Democracia, Ética E Cidadania;
  • Ed – Empregabilidade;
  • Ed – Interpretação De Textos;
  • Ed – Lógica Matemática;
  • Educação A Distância;
  • Empreendedorismo;
  • Gestão Da Produção;
  • Gestão De Pessoas;
  • Gestão De Projetos;
  • Gestão Do Conhecimento;
  • Gestão Organizacional;
  • Homem, Cultura E Sociedade;
  • Legislação Social E Trabalhista;
  • Matemática Financeira;
  • Metodologia Científica;
  • Microeconomia;
  • Modelos De Gestão;
  • Planejamento E Inteligência De Marketing;
  • Planejamento Estratégico;
  • Planejamento Financeiro E Orçamentário;
  • Processos Logísticos;
  • Responsabilidade Social E Ambiental;
  • Sistemas De Informação Gerencial;

Agora, confira as características de algumas das principais matérias estudadas no Tecnólogo em Processos Gerenciais!

Gestão de Pessoas

Essa disciplina está relacionada à maneira como se dá a gestão de pessoas. Muita gente costuma dizer que os funcionários são um dos grandes atrativos da empresa. Sem um bom plano para ter os colaboradores certos nos lugares certos, é impossível que um negócio cresça.

Aqui, a ideia é que você atue como um consultor que auxilia o empreendimento a ter uma equipe mais motivada e coesa.

Planejamento e Inteligência de Marketing

Na matéria de Planejamento e Inteligência de Marketing, os alunos aprendem a traçar uma estratégia empresarial na corporação. O Marketing é um ponto que vai chamar a sua atenção em qualquer empresa em que for atuar.

Ele consegue nortear a estratégia do negócio, pois é a partir dos mercados que a realidade interna da corporação se reorganiza. Espere também por vários conteúdos sobre esse assunto no curso de Processos Gerenciais.

Planejamento Estratégico

Durante os estudos dessa matéria, você aprenderá a planejar tanto as práticas e setores específicos das empresas quanto a sua operação geral. Existem diversas técnicas gerenciais para tirar a ação planejada do papel e você vai aprendê-las.

Sistemas De Informação Gerencial

Um sistema de informação gerencial lida com ferramentas e pessoas responsáveis por gerenciar as informações de uma corporação. Por informações entendem-se discos rígidos, armazenamento de dados em nuvem, documentos, etc. Assim, é uma matéria que reúne diversas técnicas organizacionais.

Processos Logísticos

O campo da Logística é fundamental em qualquer empresa. Ela trata da utilização de insumos produtivos, seu acondicionamento e do produto acabado, assim como das entregas e da distribuição.

Do ponto de vista dos Processos Gerenciais, otimizar a logística é algo essencial para manter a corporação muito mais competitiva.

Qual a duração do Tecnólogo em Processos Gerenciais?

Ao estudar Processos Gerenciais, saiba que ele é um curso do tipo Tecnólogo, com duração média de 2 anos. Isso mesmo! Ao concluir a graduação, você receberá o diploma e poderá ingressar no mercado de trabalho mais rápido, em vez de ficar 4 anos no Bacharelado.

Então, serão 4 períodos em que você estudará sobre os ambientes corporativos de modo estratégico. Com isso, também aprende a promover uma boa governança e gerenciamento por meio de processos.

No entanto, existe a possibilidade de finalizar a graduação em 3 anos ou menos. Isso ocorre, por exemplo, no caso dos estudantes que ingressam como portadores de um diploma e podem reutilizar as disciplinas que concluíram da primeira faculdade.

De modo geral, isso ocorre com alunos que passaram por outro curso superior de uma área relacionada aos Processos Gerenciais. A outra alternativa para diminuir o tempo é encaixar mais matérias do que previsto para o período na matriz curricular.

Caso queira otimizar o tempo ocioso, essa pode ser uma baita opção para terminar a graduação antes de sua turma. Contudo, ela demanda bastante cuidado para que você não fique com um semestre sobrecarregado e, por consequência, prejudique o seu desempenho em provas.

Como consultar o preço do curso?

Consultar o preço das mensalidades é uma prioridade para boa parte dos estudantes, já que é necessário saber se o valor investido realmente compensa e cabe no bolso. Antes de aprender a fazer essa consulta, saiba que o preço pode mudar bastante, de acordo com alguns fatores:

Tour pela prova do Enem
  • modalidade de ensino — EAD, presencial e semipresencial;
  • turno — diurno ou noturno;
  • localização — cidade e estado em que está localizado o campus da faculdade.

Na Unopar, você encontrará o valor das mensalidades de Processos Gerenciais ao acessar o nosso site institucional. No entanto, saiba que os valores podem mudar também de acordo com os descontos e bolsas de estudo proporcionados.

Confira as principais opções oferecidas pela Unopar!

Bolsa Incentivo

A Bolsa Incentivo é uma bolsa oferecida para quem está com alguma dificuldade financeira. Ela só está disponível para calouros, e você pode solicitá-la no momento de se inscrever no vestibular.

Para ser aceito, é necessário apresentar a documentação que comprove a dificuldade financeira, como o comprovante de renda.

Bolsa Primeiro Semestre

A Bolsa Primeiro Semestre proporciona um desconto que chega a 20% do valor das mensalidades do primeiro semestre. Ela é válida tanto para a modalidade de ensino presencial quanto semipresencial.

Para ter acesso, lembre-se de entrar em contato com a unidade em que desejar estudar para tirar todas as suas dúvidas.

Bolsa Enem

Para quem já fez a prova do Enem alguma vez e se deu bem, saiba que pode usar a pontuação desse teste para concorrer a uma bolsa de estudos que chega a 100%. Quanto maior a sua nota, maior será o desconto.

Logo, é possível realizar o sonho de cursar Processos Gerenciais sem precisar fazer o vestibular.

Bolsa para servidores públicos e militares

Se você é servidor público ou militar, saiba que também é possível estudar na Unopar com desconto. Nesse caso, firmamos o compromisso de abater 30% do preço das mensalidades da graduação, independentemente do formato de ensino.

Para quem se encaixa nessa possibilidade, o ingresso é super simples. Basta comprovar a atuação na carreira pública ou no serviço militar. Após finalizar essa etapa, já é possível garantir a vaga e conquistar uma excelente bolsa de estudos.

Como se matricular no curso?

Provavelmente, você já percebeu a dimensão da formação em Processos Gerenciais e todas as possibilidades profissionais que a área oferece. No entanto, está faltando uma parte fundamental, não é mesmo? Veja, abaixo, como se matricular nessa graduação na Unopar!

Vestibular tradicional

O vestibular tradicional é caracterizado por uma prova de redação e um teste objetivo que aborda os assuntos do ensino médio. Nesse caso, o estudante precisa comparecer ao polo de ensino de maneira presencial.

Vestibular online

O vestibular online é uma forma de ingresso totalmente digital. Tudo acontece pela internet na área do candidato, para a qual você será redirecionado após a finalização da inscrição.

O teste consiste no mesmo formato que o presencial. Contudo, a diferença é que você tem apenas uma hora para concluí-lo e o candidato conta com 5 chances para finalizar a prova.

Transferência externa

Se você já cursa Processos Gerenciais em outra instituição de ensino, mas deseja ter acesso às vantagens que a Unopar oferece aos alunos, o processo de transferência externa é uma opção e tanto!

Para essa matrícula, não é necessário fazer nenhuma avaliação, basta continuar os estudos de onde parou e ainda conquistar um bom desconto nas mensalidades.

Vale lembrar que o aluno só pode se transferir caso esteja com a matrícula ativa ou trancada por até 2 anos. E a dispensa de matérias cursadas depende da equivalência da grade curricular.

Ingresso por nota do Enem

Também é possível utilizar a nota do Enem para estudar na Unopar. Se mesmo assim você está incerto sobre fazer o curso de Processos Gerenciais ou não se sentir seguro por conta do valor das mensalidades, fique tranquilo!

Como falamos anteriormente, a Unopar proporciona muitos benefícios e bolsas de estudo que podem ajudá-lo a reduzir o preço das mensalidades.

Quais as modalidades em que o curso está disponível?

Ao pesquisar sobre a faculdade de Processos Gerenciais na Unopar, você encontrará duas opções: semipresencial e 100% online. Assim, com o progresso da tecnologia e a criação de plataformas virtuais de aprendizagem, foi possível desenvolver novos formatos de ensino, como é o tecnólogo de Processos Gerenciais EAD.

Abaixo, você vai conhecer as diferenças entre as duas modalidades!

Semipresencial

Se você precisa de flexibilidade na rotina, saiba que o formato semipresencial é a escolha certa para você. Aqui, a graduação em Processos Gerenciais combina atividades e aulas online com encontros presenciais.

Boa parte da carga horária pode ser cumprida em uma plataforma online da instituição exclusiva para os estudantes, conhecida como Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). O restante da carga horária é dedicada aos encontros presenciais, que acontecem poucas vezes na semana, para as atividades práticas.

EAD

A faculdade de Processos Gerenciais também pode ser cursada no formato EAD. A Unopar é uma instituição referência de ensino que oferece graduações a distância, garantindo para os estudantes acesso à educação de alto nível.

Todas as interações, atividades e aulas são feitas no AVA da faculdade. Os alunos têm toda a liberdade para organizar os horários de estudo e se dedicar de onde quiser, desde que tenha um dispositivo conectado à internet.

Agora é com você!

Agora que já sabe como é o curso de Processos Gerenciais, não perca mais tempo. Estude na Unopar e saia preparado para atuar no mercado de trabalho!

Gostou do post e quer fazer o curso de Processos Gerenciais na Unopar? Então, inscreva-se em nosso vestibular online!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados