Vestibular para Estética e Cosmética: como ser aprovado?

vestibular estetica e cosmetica

A área da Estética e Cosmética vem crescendo bastante nos últimos anos. Especialmente com o boom dos influenciadores digitais, vários tratamentos de beleza começaram a ganhar visibilidade e despertar o interesse das pessoas. Por esse e outros motivos — como a promoção da autoestima e do bem-estar —, o mercado de trabalho para o profissional formado é amplo e repleto de possibilidades.

Mas para atuar como um, é preciso passar no vestibular de Estética e Cosmética. Se você tem dúvidas quanto à preparação para o exame, não se preocupe. Neste post, reunimos algumas das melhores práticas para conquistar a tão sonhada aprovação.

Vamos conferir cada uma em detalhes?

Inscreva-se no vestibular e no Enem para Estética e Cosmética

O Enem é uma das principais portas de entrada para o nível superior. Muitas faculdades aceitam a nota do exame como forma de ingresso. Por isso, é muito importante estudar para ele e obter um bom rendimento. No entanto, para ampliar suas chances de ingressar no curso de Estética e Cosmética, preste também o vestibular.

O melhor de tudo é que, atualmente, várias instituições ofertam as provas em diferentes modalidades além da tradicional. Aqui na Unopar, você pode fazer o vestibular pela internet, com toda a praticidade e comodidade que a rotina moderna demanda. Basta fazer a inscrição para receber o link do exame, que é feito em uma plataforma online. Diferentemente do Enem, o resultado sai em até 4 dias. Interessante, não?

Foque as matérias que você tem aptidão

O profissional de Estética e Cosmética tem uma missão muito importante: a de cuidar da qualidade de vida das pessoas. Por meio de tratamentos, ele pode restaurar a autoestima do indivíduo, fazendo-o se sentir confortável e satisfeito com sua aparência. Para conduzir esses procedimentos, é crucial que ele conheça o corpo humano. Por esse motivo, inclusive, os cursos de Biomedicina e Estética têm várias similaridades.

Como é muito comum que o vestibulando do curso de Estética tenha interesse pela área da saúde, é interessante focar matérias ligadas às ciências biológicas na preparação para o vestibular. Assim, você aproveita e já se familiariza com alguns dos conteúdos que estudará de forma aprofundada na faculdade!

Contudo, isso não significa que você pode deixar as outras disciplinas de lado, ok? A verdade é que aquelas matérias que você têm mais dificuldade precisam de atenção redobrada. Sendo assim, ao montar o seu cronograma de estudos (sobre o qual falaremos no post), contemple todas as disciplinas que cairão na prova.

Leia o edital do vestibular de Estética e Cosmética

Se você sabe o que é vestibular, entende que o edital é um documento muito importante para o candidato. Afinal, é nele que estão as principais informações sobre o processo seletivo, como número de vagas, critérios de classificação e desclassificação, avisos e, é claro, o conteúdo cobrado na prova.

Dessa forma, é praticamente impossível começar a sua rotina de preparação sem ler e reler o edital do vestibular de Estética e Cosmética. Somente assim, você poderá criar o seu cronograma de estudos.

Crie um cronograma de estudos baseado no edital

Lembra que comentamos sobre o edital? Como nele estão listadas as disciplinas cobradas na prova, nada melhor do que consultá-lo para fazer o seu cronograma de estudos. Para começar, pegue as matérias e distribua-as ao longo dos dias da semana, nos horários que você tem disponível.

Não se esqueça de que tão importante quanto criar um cronograma é segui-lo à risca, combinado? Você tem um objetivo e, para alcançá-lo, é necessário adotar uma rotina de preparação, de maneira que estudar para o vestibular se torne um hábito. Tenha em mente que o foco e a dedicação devem ser seus principais aliados para conquistar a aprovação.

Faça simulados com provas antigas

Parte de estudar envolve colocar o conteúdo visto em prática. Testar o seu conhecimento é muito importante: assim, é possível verificar se o seu rendimento anda conforme esperado. Além disso, você consegue identificar quais são seus pontos fortes e quais precisam de mais atenção, de modo a direcionar o foco dos seus estudos de acordo com o observado. Para isso, nada melhor do que treinar muito!

Os simulados, listas de exercícios e provas antigas de Estética e Cosmética são ótimas opções para ajudá-lo a assimilar o conteúdo e mensurar seu rendimento. Aqui, uma dica é procurar por esses e outros materiais na internet. Muito além das redes sociais, a web está cheia de recursos que podem ajudá-lo em sua rotina para o vestibular — basta procurar por fontes de credibilidade.

Busque ajuda em um curso preparatório

Muitas pessoas conseguem estudar sozinhas para o Enem e para o vestibular. No entanto, também existem aqueles que absorvem melhor o conteúdo em sala de aula, junto ao professor. Justamente por isso os cursos preparatórios são tão buscados pelos vestibulandos. Se você é dessas pessoas que precisa do auxílio de um tutor para obter melhores rendimentos nos estudos, ingressar em um é uma ótima opção.

Nos cursinhos, você assiste a aulas ao vivo com os professores de cada disciplina. Dessa forma, é possível tirar suas dúvidas em tempo real — o que já não é uma possibilidade quando falamos de vídeos de aulas gravadas, concorda? Além disso, em um reforço para o vestibular, você conhece várias outras pessoas com o mesmo objetivo que o seu, o que facilita o compartilhamento de experiências e de práticas de estudo.

Considere faculdades com modalidade EAD em Estética e Cosmética

Em meio a rotinas cada vez mais corridas, os cursos EAD surgiram como a melhor alternativa para aqueles que querem entrar para a faculdade, mas não têm a disponibilidade necessária para cumprir com uma graduação presencial, por exemplo. Mas nem só esse é o público de um curso a distância. Quem busca dinamismo e flexibilidade nos estudos também pode se beneficiar da modalidade.

Por isso, considere faculdades que oferecem essa opção aos alunos. Nós, da Unopar, somos líder em EAD no Brasil. Ou seja, estudando conosco, você tem a garantia de que está cursando uma graduação de qualidade comprovada pelo MEC. Você ainda pode escolher entre o ensino a distância ou presencial, o que se encaixar melhor na rotina. Veja outros benefícios:

  • apoio do Canal Conecta na busca por emprego ou estágio;
  • avaliação continuada e apoio personalizado durante todo o curso;
  • professores altamente qualificados e infraestrutura completa;
  • formas de ingresso facilitadas e democráticas.

Agora é com você!

Estas são as nossas dicas para passar no vestibular de Estética e Cosmética. Preparado para colocá-las em prática e ter o seu nome divulgado na lista de aprovados? Não esqueça que é essencial optar por uma faculdade de credibilidade e que foca o sucesso do aluno. Além das vantagens que já citamos, a Unopar também preenche esses requisitos. Sendo assim, que tal vir estudar com a gente?

Aproveite que está aqui e faça a sua inscrição no vestibular de Estética e Cosmética pela nossa página!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content