Promoção de emprego: conquiste a sua seguindo estas 8 dicas

mulher recebendo promoção de emprego

Desconto nota do Enem

Quem não deseja conseguir aquela promoção de emprego, não é mesmo? A colocação de seus sonhos é, provavelmente, sempre uma constante em seus pensamentos. No entanto, muitos não fazem ideia do caminho que deve ser percorrido para que esse objetivo seja devidamente alcançado.

É isso mesmo! Para muitas pessoas, a promoção de emprego é apenas um “golpe de sorte”. Esse conceito, no entanto, é completamente equivocado — há uma série de atitudes que podemos tomar para deixar esse upgrade em nossa vaga cada vez mais próximo.

Mas, afinal, como podemos fazer isso? A seguir, apresentaremos 8 dicas simples, porém, eficientes, para que você desenvolva um plano estratégico de carreira visando aquela promoção que sempre foi o seu sonho e objetivo profissional. Confira as dicas e boa leitura:

  • apresente suas aspirações para seus superiores;
  • peça feedbacks;
  • seja proativo;
  • aprimore as suas competências;
  • entenda de gestão;
  • trabalhe a inteligência emocional;
  • torne-se um profissional multidisciplinar;
  • faça mais do que é esperado de você.

1.     Apresente suas aspirações para seus superiores

A nossa primeira dica é uma que, certamente, causará certa estranheza em você, leitor. Durante toda a nossa vida, somos educados para manter nossas aspirações em silêncio e cultivar uma certa “falta modéstia” que pode ser muito prejudicial no meio profissional. Por isso, a recomendação é: mostre aos seus superiores ao que você aspira.

Deixar bem claro quais são os seus objetivos profissionais mostrará que, além de visão, você tem ambição e conhecimento sobre o seu campo de atuação. Essas são características essenciais para um bom profissional e demonstram que o crescimento e o aprendizado constantes são realidades em seu modo de trabalhar.

2.     Peça feedbacks

Outra característica muito forte em nossa cultura é a ausência de conforto na hora de receber críticas, ainda que elas sejam construtivas. Isso é algo que está ficando no passado. Hoje, a tendência é o investimento em feedbacks, ou seja, em conselhos e em críticas com o objetivo de dar um retorno a alguém sobre uma ação feita.

Use e abuse dessa questão! Pedir feedbacks para seus superiores e até mesmo para os colegas de setor é uma ótima maneira de identificar seus pontos fracos e fortes, trabalhando naquilo que você precisa para conquistar a sua promoção de emprego em um futuro próximo.

3.     Seja proativo

A proatividade é outra característica que atua como um fundamental diferencial competitivo para quem busca uma promoção. Pessoas proativas são aquelas que, em outras palavras, “fazem acontecer”, ou seja: tomam suas próprias decisões, têm iniciativa, são criativas e ousadas, entre outros pontos.

Trabalhar a sua proatividade, no entanto, não significa passar por cima das recomendações de seus superiores. Saber dosar bem essa questão é fundamental para não passar uma ideia errada àqueles que devem ser impressionados positivamente por você.

4.     Aprimore suas competências

Outra maneira de ficar cada vez mais perto de sua promoção de trabalho é, sem dúvidas, lapidar sempre as suas competências, deixando-as mais adequadas ao cargo que você pretende ocupar no futuro. Por isso, um conhecimento profundo sobre essa vaga é bastante importante.

Tour pela prova do Enem

As formas de trabalhar tais habilidades são muito variadas. Algumas dicas são: trabalhá-las no próprio ambiente de trabalho, buscar uma graduação de renome, fazer cursos e atividades variadas, conversar com especialistas, entre muitas outras. Essas são ótimas maneiras de tornar-se um profissional multidisciplinar!

5.     Entenda de gestão

Ainda que você não seja um gestor, é fundamental compreender pelo menos o básico sobre esse universo para poder alavancar a sua carreira. Os conceitos de gestão não são utilizados apenas por aqueles que estão na gerência. Eles fazem toda a diferença em absolutamente qualquer cargo e área de trabalho.

Sendo assim, que tal investir em um curso que tem tudo a ver com esse tema? Aqui na Unopar, instituição renomada de ensino a distância, oferecemos várias opções de graduação com o foco nas mais variadas gestões. Confira e escolha a que mais combinar com seus objetivos!

6.     Trabalhe a inteligência emocional

Uma habilidade extremamente valorizada hoje em dia, mas ainda pouco trabalhada pelos colaboradores, é a inteligência emocional. Saber lidar com o peso das emoções no ambiente profissional é algo que certamente fará com que você se torne um destaque em sua equipe.

Muitas vezes, somos arrebatados pelos sentimentos. A inteligência emocional é uma habilidade que nos ajuda a controlar esses impulsos e, claro, utilizar nossas emoções de maneira inteligente, com sabedoria e precisão. Isso melhora não só a produtividade e os resultados, como todo o clima organizacional de uma empresa.

7.     Torne-se um profissional multidisciplinar

Já falamos, pouco acima, sobre a importância de trabalhar as habilidades para se tornar um profissional multidisciplinar, não é mesmo? No entanto, esse é um assunto muito importante e que certamente merecia um tópico exclusivo! Afinal, essa é uma característica essencial para o mercado de trabalho atualmente.

Por muitas décadas, os profissionais foram treinados para fazer o famoso “arroz com feijão”. Hoje, no entanto, as empresas buscam preencher suas vagas com pessoas que consigam se virar nas mais diversas situações e que possam contribuir de uma forma mais profunda. Esse, sem dúvidas, é o profissional com múltiplas habilidades.

8.     Faça mais do que é esperado de você

Pegando o gancho sobre o profissional multidisciplinar, podemos também mencionar a importância de correlacionar essa questão — e, claro, a proatividade — com a última dica de nossa conversa: faça mais do que é esperado de você, sempre!

Além de mostrar que você tem interesse e muita força de vontade, esse tipo de atitude fará com que você aprenda muito sobre o ofício. Lembre-se, no entanto, de sempre respeitar os colegas e suas funções e de utilizar a criatividade com inteligência.

Além disso, investir em uma faculdade é uma ótima maneira de deixar a promoção de emprego mais próxima. Seja ela a sua primeira ou segunda graduação, a Unopar (em parceria com o Canal Conecta, que reúne as melhores vagas do mercado) é a instituição perfeita para ajudar você a conquistar os seus objetivos e tornar-se de fato realizado em sua vida profissional!

Agora que você já conhece essas dicas para deixar mais próxima a tão sonhada promoção de emprego, complemente os seus conhecimentos sobre o tema com a leitura de nosso artigo a respeito dos melhores currículos do mercado. Assim, você dará mais um passo à frente rumo ao sucesso!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados