Você sabe qual a importância da matemática no Bacharelado de Agronomia? Muitas pessoas não conhecem essa informação, mas a disciplina é fundamental para o dia a dia do profissional formado.
Os cálculos são frequentes na rotina do agrônomo. Por meio dos números, é possível realizar uma série de atividades e planejar, da melhor forma, a produção, o plantio, a colheita e o armazenamento dos produtos agrícolas.
Acompanhe a seguir e entenda como funciona a matemática para Agronomia e sua importância para o curso superior.
Qual é a importância das matérias de Exatas para a formação do agrônomo?
Quem deseja se tornar um bom profissional de Agronomia deve saber, antes mesmo de se matricular no curso, que as Ciências Exatas estarão presentes nos estudos e na rotina profissional. Essas matérias correspondem a mais ou menos 10% do currículo da Agronomia.
A formação acadêmica é muito semelhante aos cursos de Engenharia. Por isso, os conhecimentos em Ciências Exatas, como Estatística Aplicada, Física Aplicada e Cálculo Diferencial e Integral são geralmente trabalhados com os futuros agrônomos.
O intuito é que as matérias aperfeiçoem e integrem os conhecimentos dos estudantes. Assim, podem se tornar profissionais de Agronomia capazes de planejar, acompanhar e controlar adequadamente a qualidade da produção e dos alimentos de origem vegetal e animal.
As Ciências Biológicas também são trabalhadas aqui. As disciplinas, como Morfologia, Fisiologia Vegetal, Bioquímica, Genética, Botânica, entre outras, abordam temas como estrutura, fisiologia e composição dos vegetais. Essas matérias acompanham boa parte da grade curricular até os últimos semestres da graduação.
No decorrer da faculdade, o estudante se depara com inúmeros conteúdos matemáticos que podem, inclusive, ser muito complexos para quem está tendo o primeiro contato com as Ciências Exatas. Por isso, é fundamental ter bastante persistência e determinação para seguir com os estudos e ter sucesso na profissão.
No geral, quem se qualifica e apresenta domínio de Exatas tem mais chances de se diferenciar no mercado de trabalho e de construir um currículo valorizado. Portanto, quanto mais conhecimento, maiores as chances de o aluno adquirir uma vaga de estágio, emprego, pós-graduação ou, até mesmo, de participar de projetos de extensão na faculdade.
Como a matemática é aplicada na rotina agrária?
A matemática está presente em praticamente todos os setores da rotina agrária. Desde a regulagem de uma máquina até a compra de insumos agrícolas, o agrônomo realiza diversas funções com o auxílio dos cálculos.
Mais do que ter aptidão para o trato de plantas e animais, é fundamental que o profissional também se dedique às Ciências Exatas para ter a devida qualificação que a profissão exige. Como o agrônomo transita por diversas áreas do conhecimento, é imprescindível saber lidar com diferentes tipos de problemas e buscar soluções ao interpretar dados estatísticos.
Atualmente, não é apenas o setor agrícola que demanda profissionais formados. A quantidade de negócios e áreas da Agronomia que contratam profissionais formados é crescente, tanto para exercer atividades no campo como fora dele, em cargos de administração, gestão e planejamento, por exemplo. Além disso, o agrônomo também pode atuar em:
- administração de propriedades rurais;
- produção animal e vegetal;
- ciência do solo e da água;
- gestão de sustentabilidade;
- engenharia e extensão rural;
- indústria de alimentos;
- indústria de equipamentos e insumos rurais;
- pesquisa acadêmica.
A renda salarial média de um agrônomo é de R$ 6.421,17*, considerando uma carga horária de 42 horas semanais. Os segmentos que mais contratam profissionais são:
- comércio atacadista de defensivos agrícolas, adubos, fertilizantes e corretivos do solo;
- cultivo de soja;
- comércio atacadista de matérias-primas agrícolas;
- criação de bovinos para corte;
- atividades de apoio à agricultura;
- serviços de gestão e administração de empresas.
Para se tornar um profissional valorizado e qualificado para os desafios do mercado de trabalho, é imprescindível buscar uma boa instituição de ensino superior para iniciar os estudos na área. Além de aprender tudo sobre Agronomia, você estará apto a ocupar cargos nos mais diferentes segmentos do setor.
Aqui na Unopar, oferecemos muito além de um técnico em Agronomia. Temos uma graduação com amplo conhecimento sobre administração de propriedades rurais e desenvolvimento de pesquisas, operações e técnicas que melhoram a produção do solo e das criações animais. Nossa atuação é baseada sempre na ética, no compromisso social e na sustentabilidade, proporcionando uma formação acadêmica de qualidade aos graduandos.
Também temos diferenciais exclusivos para a sua formação. Um deles é o Canal Conecta, que aproxima você de oportunidades únicas nas melhores empresas do país.
Como é a grade curricular do curso de Agronomia?
O curso de Agronomia tem como objetivo formar profissionais qualificados para administrar propriedades rurais, tendo como foco a produtividade e o conhecimento técnico sobre todos os processos agropecuários. Na faculdade, o estudante aprende a realizar o planejamento das safras e criações, entendendo mais sobre manejo de recursos naturais, lavouras, rebanhos, melhoramento do solo, entre outros.
As disciplinas da graduação incluem técnicas de agricultura e ciência do solo, além de matérias voltadas para os fenômenos e princípios que envolvem as plantas e a vida animal. No geral, a grade curricular inclui conhecimentos de Administração, Biologia, Química, Física e Matemática.
Os componentes curriculares principais da Agronomia são:
- Agronomia, Ciência e Tecnologia;
- Física Geral;
- Fundamentos de Cálculo Aplicado;
- Desenho Técnico Projetivo;
- Topografia e Georreferenciamento;
- Química Geral;
- Agrometeorologia;
- Zoologia Geral;
- Ciência do Solo;
- Fitopatologia;
- Hidráulica;
- Produção, Tecnologia e Armazenamento de Sementes;
- Bovinocultura, Suinocultura e Avicultura;
- Olericultura;
- Irrigação e Drenagem;
- Máquinas e Mecanização Agrícola;
- Economia e Administração Rural;
- Sociedade Brasileira e Cidadania;
- Biotecnologia Vegetal;
- Ecologia e Sustentabilidade;
- Economia Ambiental;
- Gestão de Projetos.
Uma dúvida comum que muitos alunos têm é quantos anos dura a faculdade de Agronomia. Com uma carga horária total de 3.600 horas, a graduação tem duração média de 5 anos. Além da grade curricular obrigatória, ainda é preciso apresentar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e realizar estágios supervisionados na área para obter o diploma.
Mude os rumos do seu futuro profissional!
Você já deve ter entendido que a matemática para Agronomia é essencial para garantir uma formação acadêmica de excelência para os futuros agrônomos, não é mesmo? Se tem o perfil ideal para o curso, não deixe passar a oportunidade e busque o quanto antes uma faculdade para iniciar os seus estudos no ensino superior.
Aproveite a visita e se inscreva agora mesmo no vestibular da Unopar para mudar os rumos da sua história profissional!
*Sujeito a alterações
O que você achou disso?
Clique nas estrelas
Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 25
Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.
Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Diga-nos, como podemos melhorar este post?