Técnico em Agronomia: como funciona o curso?

técnico em agronomia

Em alta, o agrônomo é um profissional bastante demandado pelo mercado. Os motivos para isso não são poucos: a agroindústria é um setor que cresce consideravelmente no país, sem falar nas quantidades de atuações possíveis para quem é formado. Se você quer seguir carreira na área, mas não sabe como funciona o curso técnico em Agronomia ou se essa é mesmo a melhor opção, fique por aqui.

Neste texto, vamos tirar todas as suas dúvidas sobre o curso técnico em Agronomia! Mostraremos qual é a validade de um diploma dessa modalidade, quais são as suas principais características, entre outras informações que você precisa saber antes de fazer sua inscrição.

Também comentaremos sobre a importância de buscar uma graduação em Agronomia para complementar seus conhecimentos e potencializar as chances de empregabilidade. Vamos lá?

Como funciona o curso técnico em Agronomia?

Antes de falarmos tudo sobre Agronomia e sobre o curso técnico na área, é importante deixar bem claro como funciona esse tipo de modalidade. Trata-se de uma categoria que se encaixa entre o ensino médio e o superior.

Ela é mais focada na prática, buscando capacitar com rapidez (afinal, os cursos técnicos duram no máximo 3 anos) jovens e adultos para ingressarem no mercado de trabalho.

O curso técnico em Agronomia prepara o aluno para realizar atividades como planejamento, organização, controle e manutenção de espécies vegetais e de rebanhos. Com duração média de 3 anos, o estudante terá, ao longo da formação, contato com disciplinas como Biologia, Técnicas Agrícolas, Gestão de Projetos, entre outras mais específicas ligadas ao cotidiano do agrônomo.

De acordo com a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), alguns dos setores que empregam técnicos em Agronomia são:

  • propriedades rurais;
  • cooperativas rurais;
  • empresas agrícolas;
  • empresas de mapeamento e topografia;
  • consultoria agrícola;
  • instituições públicas e privadas;
  • indústrias de processamento de produtos de origem animal e vegetal;
  • comércio e agronegócio;
  • indústrias de insumos agropecuários.

Vale lembrar que, hoje em dia, é possível concluir um curso técnico tanto presencialmente quanto online, por meio do EAD.

Qual a validade do diploma de curso técnico?

Você com certeza deve estar se perguntando sobre o diploma do curso técnico de Agronomia, não é? Embora valorizado pelo mercado, vale frisar bem que ele não tem o mesmo peso do que o diploma oferecido em uma graduação. Na verdade, se trata de um certificado de conclusão, comprovando que você participou daquela formação e está capacitado para atuar na área.

Por isso, conforme falaremos ao longo do post, é interessante ter não só o curso técnico em Agronomia, como também a faculdade.

Qual é a diferença em relação à graduação?

O curso técnico e a faculdade em Agronomia são bem diferentes. Para começar, a graduação só pode ser cursada por aqueles que terminaram o ensino médio. Além disso, ela envolve não só estudos práticos, como também teóricos, fornecendo uma formação completa que você trilhe uma carreira de sucesso no mercado.

Outra diferença entre o curso técnico e faculdade de Agronomia é o tempo de duração. Em média, a graduação dura de 4 a 5 anos e o técnico, como comentamos, de 2 a 3. No entanto, ao final da formação de nível superior, você receberá um diploma — requisito básico para a maioria das boas oportunidades de emprego.

Por fim, a graduação em Agronomia só é oferecida por instituições de ensino superior. Para ingressar, é necessário não só ter concluído o ensino médio, como também passar por um processo seletivo. Aqui na Unopar, trabalhamos com formas de ingresso simplificadas, que vão desde o vestibular online ao uso da nota do Enem.

Quais são os benefícios de faculdade depois do curso técnico?

Ainda que os cursos técnicos sejam uma opção interessante para se qualificar, os benefícios de continuar os estudos e fazer uma graduação em Agronomia são muitos. Além de ampliar e complementar os seus conhecimentos, já terá uma grande bagagem ao começar a faculdade –– ou seja, mais chances de ter um ótimo desempenho, concorda?

A faculdade, dessa forma, só tem a somar. Em um mercado de trabalho que valoriza a educação continuada — pois demonstra que você se interessa em se qualificar para entregar melhores resultados à empresa —, fazer uma graduação em Agronomia é algo que só agregará à sua futura carreira. Tudo isso sem mencionar as chances de fazer networking, desenvolver habilidades e obter um diploma de nível superior.

Como funciona a graduação em Agronomia?

Focada tanto na prática quanto na teoria, a faculdade de Agronomia forma profissionais capacitados para administrar propriedades rurais. Você aprenderá a fazer o planejamento das safras e criações, manejar recursos naturais, lavouras e rebanhos, desenvolver pesquisas para melhoramento de processos e maior produtividade, entre outros. Para isso, você entrará em contato com disciplinas relacionadas à administração, à biologia, à química, à física e à matemática.

O melhor de tudo é que você não está restrito ao modelo presencial, caso queira mais flexibilidade nos estudos. É completamente possível cursar Agronomia EAD por meio da modalidade semipresencial. Essa é uma opção cada vez mais ofertada pelas faculdades que focam o sucesso do aluno. Esse é o caso da Unopar!

O semipresencial é uma modalidade que une o melhor do EAD e do ensino presencial, para que você possa usufruir dos benefícios de ambas. Sendo assim, parte da carga horária é cumprida virtualmente e o restante em sala de aula, no polo de apoio da faculdade. Os encontros presenciais ocorrem até 3 vezes por semana, ou seja, não é necessário se deslocar todos os dias até a faculdade.

Quanto ao valor da faculdade de Agronomia, pode ficar despreocupado. Aqui, na Unopar, trabalhamos com mensalidades que cabem no seu bolso. Para o curso de Agronomia, os valores variam entre R$ 449* e R$ 700*. No entanto, há a possibilidade de tornar esse investimento ainda mais barato ao estudar com bolsas, descontos e convênios. Interessante, não é?

Invista em seu futuro!

Agora você já sabe como funciona o curso técnico em Agronomia e entende que, embora se trate de uma formação importante, é interessante continuar os estudos por meio de uma graduação. Assim, dá para impulsionar a sua carreira e abrir portas para melhores oportunidades no mercado.

Lembre-se, no entanto, de que é necessário escolher uma faculdade de qualidade. Por isso, que tal vir estudar na Unopar?

Agora é com você! Aproveite sua visita no blog para fazer já a sua inscrição no vestibular da Unopar!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 47

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.