As áreas do Marketing Digital são muitas, no entanto, existem aquelas que se destacam por estarem em alta e por pagarem mais. Assim, conheça sete opções bem relevantes e competitivas no mercado atual. Logo, veja qual combina mais com o seu perfil profissional.
- 1 Quais são as áreas de atuação em Marketing Digital?
- 2 1 – Analista de Inbound Marketing
- 3 2 – Produtor de conteúdo é uma das áreas do Marketing Digital
- 4 3 – Analista de SEO
- 5 4 – Uma das áreas do Marketing Digital é o de design
- 6 5 – Analista de e-commerce
- 7 6 – Consultoria é uma das áreas do Marketing Digital
- 8 7 – Social Media
- 9 Garanta a sua graduação na Unopar
Quais são as áreas de atuação em Marketing Digital?
Esse setor tem como objetivo usar estratégias e ferramentas, a fim de divulgar marcas, produtos e serviços. Para isso, utilizam o ambiente virtual e as mídias sociais.
Não há dúvidas de que esse ramo é um dos que estão em crescimento constante. Dessa forma, o número de profissionais interessados nela é cada vez maior.
Diante disso, é essencial conhecer quais são as áreas do Marketing Digital que mais estão em alta no mercado. Logo, assim são elas:
- Analista de Inbound Marketing;
- Produtor de conteúdo;
- Analista de SEO;
- Design;
- Analista de e-commerce;
- Consultoria;
- Social Media.
1 – Analista de Inbound Marketing
O que esse profissional faz aqui é desenvolver formas de gerar tráfego em um blog e até mesmo leads, de acordo com um funil de vendas. Além disso, promove a relação entre fornecedores, parceiros, bem como clientes. O dia a dia desse profissional envolve:
- Criação de conteúdo para landing pages;
- Mandar newsletter para novos consumidores;
- Automatizar estratégias de marketing.
Este é um dos setores mais em alta no país, entretanto, também é um dos mais recentes. Assim, para seguir nessa área, é só se formar em Marketing Digital, Comunicação ou Publicidade.
2 – Produtor de conteúdo é uma das áreas do Marketing Digital
Uma das funções mais valorizadas no mercado hoje em dia é essa. Dessa forma, o profissional tem que ser criativo e desenvolver por meio da língua portuguesa, um conteúdo de qualidade capaz de atrair um determinado público.
Por meio desse material, o usuário conhece a empresa por trás disso, bem como o seu produto ou serviço. Então, faz parte do dia a dia de um produtor de mídia:
- Elaborar estratégias de Inbound Marketing;
- Desenvolver conteúdos para as redes sociais para obter engajamento;
- Gerar mais tráfego em um blog ou site;
- Realizar podcasts;
- Desenvolver novas ideias para a marca;
- Criar conteúdo para e-books ou roteiro para vídeos.
As graduações necessárias para atuar como produtor de conteúdo
Para trabalhar nessa que é uma das áreas em alta, é essencial se formar em Marketing Digital, Publicidade ou Letras. Assim, o profissional pode ser contratado por uma agência ou atuar como autônomo.
3 – Analista de SEO
Uma das áreas do Marketing Digital que toda empresa que possui um blog necessita. Isso porque, uma das funções do profissional é otimizar os mecanismos de buscas e assim, melhorar o ranqueamento de um site na web.
O SEO é uma das estratégias de marketing mais eficientes e uma das principais formas de elevar um blog para a primeira página de resultados do Google. O que, sem dúvida, gera mais audiência e atrai novos clientes.
4 – Uma das áreas do Marketing Digital é o de design
Um dos setores que tem grande relevância para o Marketing, já que é o responsável por transmitir mensagens ao público, porém, por meio de imagens.
A função desse especialista é estudar as cores, além de diferentes formatos e texturas. Assim, é fundamental que esse profissional tenha muita criatividade e se mantenha bem atualizado na área de tecnologia.
Dito isso, ter profundo conhecimento sobre Photoshop, Illustrator e CorelDraw faz parte do seu dia a dia. Também é importante ser observador e focado. Pois é necessário que cada detalhe do seu trabalho esteja de acordo com a mensagem que deseja transmitir.
O design, como uma das áreas do Marketing Digital mais em alta, abrange atividades como:
- Criação de sites;
- Desenvolver logos e branding;
- Fazer a diagramação de ebooks e revistas digitais;
- Realizar trabalhos de ilustração;
- Editar vídeos;
- Criar mídia nas redes sociais;
- Desenvolver peças de animação digital.
Uma das áreas mais bem pagas
É possível trabalhar em uma grande empresa, agência de publicidade ou ainda seguir como profissional freelancer.
5 – Analista de e-commerce
Desde o início da pandemia de Covid-19, às compras virtuais têm caído no gosto dos consumidores e assim, estão se tornando cada vez mais populares.
Para migrar para esse ambiente digital, empresas e comércios precisam da ajuda de alguém especializado, o analista de e-commerce. Dessa forma, é esse profissional que lida com:
- Estratégias de conversão de clientes;
- Precificação;
- Análise das métricas e dados;
- Logística.
O perfil do analista de e-commerce requer o gosto por planejamento e ser bom nisso, a fim de criar maneiras de atrair cada vez mais consumidores e como resultado, gerar mais vendas.
6 – Consultoria é uma das áreas do Marketing Digital
Um dos destaques nesse segmento, sem dúvida. Dessa maneira, esse profissional trabalha na execução de projetos e também ajuda equipes no desenvolvimento de ideias.
Essa é uma das áreas mais bem pagas deste ramo e é uma das que mais exige que o formando tenha total conhecimento sobre Marketing, incluindo suas estratégias e principais ferramentas.
O consultor age de modo independente, faz os próprios horários. Assim, a sua função é orientar pessoas sobre esse que é um dos setores de maior crescimento no mercado.
7 – Social Media
Aqui, a função do profissional é cuidar das redes sociais do cliente, seja profissional ou de uma empresa. Então, ao contrário do que muitos acreditam, esse trabalho exige muito estudo e atualização constante.
Essa é uma das áreas em alta hoje em dia, afinal, os usuários estão cada vez mais presentes nos ambientes digitais. Dessa maneira, é papel do social media:
- Elaborar um cronograma de posts;
- Criar relatórios;
- Desenvolver conteúdo para as redes sociais;
- Gerenciar os comentários e interações do público.
O perfil desse profissional requer um olhar mais analítico, criatividade, persuasão e comunicação assertiva. A fim de se conectar com os usuários e atrair bons resultados para a empresa.
Aqueles que se formam em Letras, Relações Públicas, Jornalismo e Publicidade podem atuar nesse setor. Assim, é uma das principais áreas do Marketing Digital atualmente.
Garanta a sua graduação na Unopar
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- Ótima infraestrutura;
- Canal exclusivo para vagas de estágio e emprego.
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