ARENA: veja como ele ajuda os estudantes de Eng. Elétrica

estudante de engenharia elétrica ead

Desconto nota do Enem

Para realizar e viabilizar seus projetos, os estudantes do curso de Engenharia Elétrica da Unopar utilizam um interessante software capaz de simular diversos tipos de eventos: o Arena.

A ferramenta é usada em todo mundo e conta com um ambiente gráfico totalmente integrado. Isso permite que o usuário modele facilmente seus projetos, sem a necessidade de escrever linhas de código. O programa também é responsável por modelar jogos e outros ambientes virtuais, como os desenhos 3D.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue acompanhando e entenda como o Arena funciona e, ainda, como ajuda os estudantes de Engenharia Elétrica em suas atividades acadêmicas. Confira a seguir!

O que é o software Arena?

O Arena é considerado um dos melhores softwares de análise disponíveis atualmente para realizar operações de processos importantes nos sistemas. O programa permite que o usuário produza simulações voltadas para o planejamento e controle dos inúmeros processos. Ou seja, tudo o que faz um engenheiro eletricista — só que com o apoio da tecnologia!

A ferramenta é composta de vários padrões que formam as modelagens, conhecidas também como templates. Isso nada mais é do que um grupo de elementos que ajudam a ilustrar o cenário atual das áreas por meio de um fluxograma.

O Arena ainda oferece 2 módulos que funcionam para descrever as aplicações reais: fluxograma e dados. O programa também conta com outras ferramentas relevantes, como o Input Analyzer e o Output Analyzer. São instrumentos com diversos recursos que possibilitam ao usuário pesquisar informações, produzir estatísticas e criar relatórios sobre um determinado sistema.

Para que o software Arena serve?

O software oferece uma série de recursos interessantes para a análise de estatísticas e de resultados, modelagem de processos e animação. O Arena auxilia o usuário a melhorar as condições de operação, visualizar problemas e entender qual é o comportamento do sistema.

Como o programa é baseado em fluxogramas, é possível criar modelos por meio de blocos e caixas. Isso permite que o usuário tenha uma visualização mais abrangente do fluxo das informações e dos processos em cada sistema.

Sendo assim, o Arena é considerado uma ferramenta ágil e eficiente para a modelagem de diferentes ambientes virtuais. Quem utiliza o software em seus projetos pode ter o trabalho facilitado e ainda conta com uma série de vantagens, como:

  • reduz custos operacionais e o tempo de entrega dos projetos;
  • melhora a previsão financeira;
  • diagnostica e resolve problemas;
  • explora oportunidades para novos procedimentos e métodos sem a necessidade de parar a operação atual;
  • melhora a visibilidade de um sistema ou a mudança de um processo.

Como o software Arena funciona?

O Arena conta com alguns diferenciais em seu funcionamento que facilitam a criação de uma coleção de templates interativos. Com isso, os objetivos e ferramentas de modelagem conseguem descrever o comportamento do processo em análise, por meio de respostas às perguntas pré-elaboradas. Tudo isso é feito sem programação, de maneira totalmente intuitiva e visual.

Com a utilização de templates customizados, o Arena ainda pode se transformar facilmente em um simulador específico para diferentes empresas e setores do mercado. Isso oferece maior agilidade e eficiência na obtenção de resultados, tornando o modelo mais acessível, principalmente para quem não tem domínio da ferramenta.

Cada simulação criada é única, permitindo que o usuário utilize tempos e templates repetidos em posturas e junções variadas. Com isso, o sistema pode se tornar mais relevante e agradar o estilo de diferentes clientes e empresas.

Tour pela prova do Enem

Como o software Arena ajuda os estudantes de Engenharia Elétrica?

O Arena oferece uma versão adaptada e voltada para a formação acadêmica de estudantes que estão em fase de trainee em Engenharia Elétrica. Quem tem experiência no software desenvolve uma habilidade bastante valorizada e buscada pelas empresas.

Com o programa, os alunos aprendem a resolver problemas por meio da modelagem, análise e projetos de pesquisa. A experiência e o conhecimento obtidos na graduação auxiliam a construção de uma formação sólida em simulação de eventos que pode ser aplicada a situações do mundo real, principalmente no contexto do mercado.

O mais bacana é que não é preciso ser um programador para utilizar os atributos e as capacidades do Arena. Isso porque a versão acadêmica do software fornece as mesmas funcionalidades da profissional, com restrição apenas no tamanho dos modelos que são criados.

Com isso, os alunos de Engenharia Elétrica podem usar todos os recursos do Arena disponíveis para modelagem de processos, desenho e animação, análise estatística e análise de resultados. Mesmo que o programa não exija conhecimento aprofundado em programação, há a possibilidade de escrever códigos como alternativa ao modo gráfico.

Onde estudar Engenharia Elétrica?

O Bacharelado em Engenharia Elétrica é voltado para quem deseja atuar em todas as fases de projetos de implantação e manutenção no setor de energia. Por ser uma graduação com cálculos e equações complexas, é fundamental que o aluno escolha por uma faculdade de excelência para iniciar a trajetória acadêmica.

A média salarial de um profissional de Engenharia Elétrica é de R$ 7.695,49* atualmente, considerando uma carga horária semanal de 41 horas de trabalho. Após a graduação, o recém-formado pode se candidatar a vagas em setores de eletrotécnica, automação industrial, telecomunicações, indústrias, entre outros.

A Unopar é líder em EAD no Brasil, por isso, oferece o Bacharelado em Engenharia Elétrica EAD no semipresencial, além da modalidade presencial. O corpo docente, as aulas e a metodologia de excelência empregada em nosso curso auxiliam o estudante a analisar e viabilizar projetos, executar procedimentos técnicos, dentre outras funções que fazem parte da realidade da profissão.

Além disso, a Unopar conta um importante parceiro exclusivo: o Canal Conecta. O portal facilita o processo de empregabilidade dos alunos que querem se candidatar a vagas e oportunidades em empresas reconhecidas no mercado de trabalho. Funciona como uma ponte entre os empregadores e os estudantes, incentivando a busca por qualificação profissional e acadêmica.

Agora é com você!

Disponível para download, o Arena é um software de simulação moderno e inovador do setor de modelagem virtual. Conhecer suas funcionalidades e possibilidades é fundamental para tirar os projetos do papel e torná-los, de fato, reais. Quem pretende iniciar a trajetória no ensino superior na área de Engenharia Elétrica deve conhecer detalhadamente os recursos disponíveis na ferramenta para entregar resultados cada vez melhores e adequados às empresas ou clientes.

Gostou do conteúdo? Está esperando o que para iniciar a sua formação acadêmica? Inscreva-se no vestibular da Unopar e garanta a sua vaga agora mesmo!

*Sujeito a alteração.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados