
A Engenharia não é uma das graduações mais procuradas à toa. Os profissionais encontram alta empregabilidade, prestígio e uma grande abrangência da área. É por isso que existem dezenas de opções, e cada uma delas apresenta amplas possibilidades de atuação.
Não é diferente para quem faz o curso de Engenharia Elétrica. Essa faculdade, que forma profissionais especialistas em sistemas de geração e distribuição de energia elétrica, está entre as mais versáteis. Ela encontra aderência em diversos setores e segmentos da sociedade.
Sem contar os rendimentos. Imagina quanto ganha um engenheiro elétrico? A média é de cerca de R$ 7,9 mil*, podendo chegar a um teto de quase R$ 16 mil*, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
Para que você fique por dentro das possibilidades que essa profissão oferece, preparamos este texto. Continue a leitura e saiba o que faz um engenheiro elétrico!
Geração e distribuição elétrica
Uma das atuações clássicas do engenheiro elétrico é no setor de fornecimento de energia. Ele é o responsável por planejar, acompanhar e coordenar a implementação e o funcionamento de sistemas de geração, distribuição e armazenamento elétrico. Ele pode atuar em:
- concessionárias de energia;
- empresas de prestação de serviço;
- órgãos governamentais, como servidor público;
- usinas hidroelétricas, termoelétricas etc.
Para preparar o futuro profissional, o curso aqui da Unopar tem uma série de disciplinas voltadas para essa atuação, como Fenômeno de Transporte de Energia e Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica.
Automação industrial
Outra das áreas da Engenharia Elétrica é a automação industrial. Aqui, o profissional trabalha ao lado de engenheiros de outras especialidades, como a Mecânica e a Eletrônica, para planejar, criar e instalar sistemas elétricos que permitam a automação na indústria.
O curso aqui da Unopar já está de olho nessa tendência. Por isso, o currículo do Bacharelado em Engenharia Elétrica já traz algumas matérias relacionadas com automação e planejamento de sistemas, como:
- Controle e Automação de Processos Industriais;
- Desenho Técnico;
- Algoritmos e Lógicas de Programação, entre outra.
Instalação de sistemas elétricos
A criação de projetos de instalação e manutenção de redes elétricas é um dos fortes profissionais do engenheiro elétrico. Ele pode trabalhar nos mais variados tipos de sistemas construtivos, incluindo residências, estabelecimentos comerciais, prédios, hospitais, ruas, pontes e rodovias etc.
Durante o curso, o estudante tem contato com disciplinas como:
- Sistemas Elétricos de Potência;
- Instalações Elétricas;
- Circuitos Elétricos;
- Acionamentos Elétricos entre outras.
De acordo com um levantamento feito pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), uma das 30 profissões que estão surgindo em razão da Indústria 4.0 é a de especialista em automação predial. Essa é uma possibilidade para o engenheiro elétrico que une a instalação elétrica predial à inovação em equipamentos e sistemas.
Indústria elétrica e eletroeletrônica
Outra das atribuições do engenheiro elétrico é atuar no desenvolvimento e a manutenção de produtos elétricos e eletroeletrônicos, como máquinas, motores, geradores, equipamentos domésticos e aparelhos eletrônicos. Esse é um ramo em constante expansão, visto que esses produtos estão cada vez mais presentes nos ambientes.
Para preparar o futuro profissional, o curso da Unopar conta com matérias como:
- Máquinas Elétricas;
- Eletrônica e Circuito de Potência;
- Instrumentação Eletroeletrônica etc.
Além de poder trabalhar em empresas de desenvolvimento desses produtos, essa área de atuação abre espaço para diferentes tipos de empreendedorismo: o profissional pode montar a própria empresa ou consultoria e construir sua marca. Para contribuir com essa visão empresarial, o curso também traz disciplinas como:
- Sistemas de Gestão de Qualidade;
- Engenharia e Profissão;
- Administração e Economia para Engenheiros.
Telecomunicações
A área de telecomunicações também é um terreno fértil para o engenheiro elétrico, responsável por configurar, instalar, fazer testes e manutenção em sistemas de telecomunicações. Aqui, o profissional precisa lidar com redes de internet e telefonia e comunicação por satélite, por exemplo.
Para atuar nesse campo, as disciplinas vistas na graduação incluem:
- Eletromagnetismo;
- Compatibilidade e Interferência Eletromagnética;
- Eletrônica Analógica;
- Sistemas de Telecomunicações.
Nessa área de atuação, o profissional pode encontrar excelentes oportunidades em grandes empresas de telecomunicações, a começar pelas vagas de trainee em Engenharia Elétrica. Os programas duram aproximadamente 2 anos e, durante esse período, o recém-formado tem uma experiência ampla na organização.
Essa experiência é conhecida por ser bastante proveitosa e imersiva, além de proporcionar um bom salário para o engenheiro elétrico e ótimos benefícios. Após o período do programa, é comum que os profissionais já sejam encaminhados para cargos altos de liderança e gerência. Legal, não é?
Carreira acadêmica
Agora, ao se perguntar sobre o que faz um engenheiro elétrico, você provavelmente não pensou na carreira acadêmica, não é? Quando falamos de um curso de Engenharia, em geral associamos a profissão às atuações típicas do mercado de trabalho. No entanto, também dá para ser pesquisador.
A carreira acadêmica possibilita o compartilhamento e a expansão do conhecimento do cientista na Engenharia Elétrica. Ao fazer uma pós-graduação stricto sensu, isto é, mestrado e doutorado, o profissional se torna apto a dar aulas no ensino superior e a contribuir com a comunidade científica por meio de publicações e pesquisas.
Na faculdade, o estudante já tem uma pequena experiência com esse tipo de atuação, por exemplo, por meio da Metodologia Científica e da própria elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso. Além disso, as matérias de base da graduação da Unopar também favorecem um conhecimento mais aprofundado e que pode ser explorado na carreira acadêmica, incluindo:
- Química Geral e Experimental;
- Geometria Analítica e Álgebra Vetorial;
- Física Geral e Experimental;
- Ciência dos Materiais etc.
Desenvolvimento sustentável
Por fim, uma das possibilidades de carreira mais promissoras para a Engenharia Elétrica se relaciona com o desenvolvimento sustentável. Essa é uma preocupação definitiva nos mais diversos setores da sociedade. Por isso, profissionais aptos a criarem projetos de eficiência energética e de pesquisa e desenvolvimento de fontes de energia renováveis encontram ótimas oportunidades.
Já durante a faculdade, o aluno tem aulas de:
- Gestão Ambiental;
- Eficiência Energética e Qualidade de Energia;
- Conversão Eletromecânica de Energia.
Para quem já tem a vontade de seguir por essa área, vale a pena complementar os estudos com um Tecnólogo em Gestão Ambiental, por exemplo. Esse é um curso de nível superior mais rápido do que o Bacharelado e pode ajudar o estudante a ter uma formação aprofundada.
Para conciliar o tempo, a Engenharia EAD é uma ótima pedida, na modalidade de ensino semipresencial. Aqui na Unopar, o sistema inovador e o uso de uma plataforma de aprendizagem moderna e interativa são alguns dos fatores que tornam a educação a distância altamente efetiva e proveitosa.
Além disso, nós temos um grande diferencial para nossos estudantes: o Canal Conecta. Trata-se de um portal exclusivo de vagas de estágio e emprego, com milhares de oportunidades em empresas parceiras da Unopar. Para aproveitar, basta se matricular no curso de graduação.
Agora que você sabe o que faz um engenheiro elétrico, viu que as possibilidades de trabalho não são poucas, não é? Essa é uma profissão necessária em diversos setores, e o mercado é bastante positivo. Para aproveitar esse cenário e construir uma carreira de sucesso na área, o primeiro passo é garantir o seu diploma.
Por isso, inscreva-se já no curso de Engenharia Elétrica da Unopar e comece a sua graduação o quanto antes!
*Sujeito a alteração