Um formado em Arquitetura pode atuar como paisagista?

arquitetura paisagista

Os arquitetos são profissionais multidisciplinares e podem, sim, atuar como paisagistas. Para seguir na profissão, é preciso fazer o curso de Arquitetura e Urbanismo, em que os alunos aprendem como realizar projetos de construção civil seguros, confortáveis e funcionais, que atendam às necessidades das pessoas de maneira sustentável.

O setor é indicado para quem gosta de desenhar e está apto a desenvolver habilidades manuais e artísticas. Um bom profissional ainda deve ser criativo, organizado, atento aos detalhes e preciso no momento de fazer cálculos e desenhar projetos.

Quer saber como funciona e qual a atuação de quem trabalha com Arquitetura Paisagística? Acompanhe a seguir e confira!

O que é a Arquitetura Paisagística?

A Arquitetura Paisagística é uma área dentro da Arquitetura e Urbanismo, em que os profissionais analisam, planejam e gerenciam ambientes construídos e naturais. Assim, o arquiteto pode projetar parques, jardins, praças, coberturas e parte da vegetação de cidades.

Os ambientes criados podem gerar menos despesas, uma vez que toda a execução das etapas é planejada, considerando o tempo, o orçamento e a disponibilidade do cliente. O arquiteto pode desenhar pisos, canteiros, iluminação, vasos, mobiliários, horta, entre outros, definindo valores antecipados para quem contrata o serviço.

Em geral, o profissional faz um levantamento do local e apresenta uma proposta com a elaboração dos desenhos. Definido o projeto, o arquiteto deve fazer o orçamento da obra, com todos os custos de materiais, mão de obra e visita técnica.

A vantagem de planejar o paisagismo na obra é que os espaços podem ser pensados com antecedência, sem que a construção atrapalhe a preparação dos ambientes naturais. Com isso, o arquiteto atende às necessidades e o gosto dos clientes da melhor forma, sem atrasos ou imprevistos.

Como funciona a Arquitetura Paisagística?

A Arquitetura Paisagística promove a valorização dos ambientes ao priorizar o equilíbrio natural nos projetos. O arquiteto deve trabalhar tendo como foco a harmonia entre os elementos urbanos e naturais, utilizando métodos e técnicas para aproveitar da melhor maneira possível os espaços livres.

A área tem apresentado rápido crescimento nas cidades, pois cada vez mais há a preocupação de melhorar as condições climáticas e preservar os ecossistemas locais. O profissional pode realizar projetos tanto para áreas privadas quanto para as públicas, sempre visando ao bem-estar das pessoas que vivem e convivem nos espaços.

O setor é um dos mais procurados pelos clientes que desejam transformar o interior e exterior de casas e edifícios. O arquiteto paisagista geralmente atua em uma equipe multidisciplinar, sendo o principal responsável pela elaboração e execução do projeto.

A escolha de plantas e objetos são uma das funções comuns do arquiteto no seu dia a dia de trabalho. No entanto, é preciso também pensar no conforto e funcionalidade dos ambientes. O objetivo é trabalhar os elementos estéticos de forma personalizada, criando atmosferas planejadas e aconchegantes.

Qual é a atuação do profissional?

O profissional especializado em Arquitetura Paisagística deve projetar áreas verdes de acordo com as necessidades de cada espaço. Se você quer saber o que faz o arquiteto, algumas das atribuições são elaborar estratégias para ter um melhor aproveitamento da metragem e da luz natural, além de escolher espécies de plantas mais adequadas para cada ambiente.

É possível exercer atividades em diversas funções, desde o planejamento até a execução dos projetos. O arquiteto realiza a análise da área e o tamanho do jardim, escolhe as espécies mais compatíveis com o local e define o projeto de iluminação, por exemplo.

Portanto, é ele o responsável pela organização e valorização das paisagens, por meio da seleção de materiais, equipamentos e acabamentos. Com isso, é possível aproveitar adequadamente os espaços e integrá-los ao ambiente natural, como ocorre em algumas obras de sedes de órgãos públicos, museus e bibliotecas.

Além de locais comuns, o arquiteto também pode prestar serviços em projetos de residências para clientes particulares. Nesse caso, o profissional elabora o planejamento das áreas verdes com as diferentes técnicas do Paisagismo, implementando jardins verticais, texturas e mobiliários, e projetando caminhos e trilhas para facilitar o trânsito de pessoas.

Como é o mercado de trabalho em Arquitetura Paisagística?

O mercado de trabalho na área é aquecido e oferece boas oportunidades de empregabilidade para arquitetos especializados. A média salarial de um arquiteto paisagista é R$ 2.500* atualmente, considerando uma jornada de trabalho de 41 horas semanais.

Os setores que pagam melhor os profissionais são:

  • construção de edifícios;
  • empreendimentos imobiliários;
  • serviços de Engenharia;
  • comércio varejista de móveis.

Por contar com uma variedade de atividades, os arquitetos podem atuar ao lado de engenheiros no acompanhamento das construções e no gerenciamento dos custos dos projetos. Eles são considerados profissionais essenciais para a continuidade e execução das obras, pois entendem quais são os melhores métodos e técnicas para ambientes internos e externos.

Para se diferenciar nesse ramo, é muito importante realizar uma faculdade em Arquitetura e Urbanismo. A grade curricular contempla os alunos que desejam se especializar no setor, ofertando as seguintes disciplinas:

  • Desenho Artístico;
  • Análise e Gestão Ambiental;
  • Educação Ambiental;
  • Maquete;
  • Paisagismo;
  • Fundamentos de Topografia;
  • Planejamento Urbano;
  • Ecologia Urbana.

Mesmo assim, para alcançar sucesso na profissão, é essencial optar por uma faculdade de excelência para iniciar os estudos. Aqui na Unopar, oferecemos o curso de Arquitetura e Urbanismo nas modalidades semipresencial e EAD no 100% online. Para se candidatar a uma vaga, o estudante pode se inscrever no vestibular agendado. Essa forma de ingresso é ideal para quem deseja mais autonomia e flexibilidade para fazer as provas.

Outra vantagem de estudar aqui na Unopar é que todos os graduandos da instituição têm acesso a um portal exclusivo e gratuito de empregabilidade: o Canal Conecta. Pela plataforma, é possível encontrar cargos de trabalho específicos, de acordo com o seu perfil e interesses profissionais.

Mude a sua história e se torne um especialista em sua área de atuação!

A Arquitetura Paisagística é uma área promissora, não é mesmo? Lembre que, para se diferenciar, é preciso se dedicar aos estudos e optar por uma instituição de qualidade. Aqui na Unopar, prezamos pela excelência em nossos cursos e oferecemos apoio personalizado em todas as fases da graduação, permitindo que os alunos saiam da faculdade preparados e com conhecimentos atualizados sobre a carreira.

Não vai ficar de fora dessa, né? Aproveite e se inscreva agora mesmo no vestibular da Unopar para garantir a sua vaga!

*Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Skip to content