5 atividades pedagógicas mais comuns no ambiente escolar

crianças representando atividades pedagógicas

O seu interesse neste artigo deixa uma coisa bem evidente: você está considerando fazer um curso de Pedagogia e interessado em conhecer mais a respeito da área, certo? Então, veio ao lugar adequado para isso!

Saber tudo sobre Pedagogia é um grande desafio. Afinal, essa é uma área muito complexa e que traz inúmeras possibilidades aos que nela se formam. No entanto, tentaremos traduzir um dos pontos de maior importância para os pedagogos: as atividades pedagógicas trabalhadas no ambiente escolar.

Ter esse tipo de conhecimento antes de começar a graduação o colocará à frente de seus colegas e fará com que você perceba se esse é realmente o curso certo para o seu futuro. Por isso, ao longo de nossa conversa de hoje, discutiremos não só as atividades mais comuns, mas também as características dessa profissão. Boa leitura!

O que faz um profissional da Pedagogia?

Antes de darmos continuidade à nossa conversa, que tal discutirmos brevemente sobre o que faz um pedagogo? Saber esse tipo de informação é essencial, como apontado no início do artigo.

Com média salarial de R$ 2.391,02*, o pedagogo é o profissional encarregado de lidar com a educação. Ele pode ou não trabalhar em salas de aula, lecionando, mas a sua real função é estrutural. Ele é quem cria estratégias para otimizar o ensino e as coloca em prática no ambiente escolar.

Algumas das atribuições desse profissional são:

  • orientar estudantes e seus familiares;
  • estabelecer estratégias para melhorar o ensino;
  • trabalhar as atividades pedagógicas;
  • supervisionar o trabalho de outros colaboradores do colégio.

Além disso, o pedagogo também pode se dedicar aos campos de pesquisa e trabalhar na elaboração de materiais didáticos, entre outros caminhos. Sendo assim, há muitas áreas da Pedagogia para seguir!

Por que é importante estar atento às tendências?

Assim como acontece em outras carreiras, a Pedagogia é repleta de tendências. A educação é um organismo dinâmico que se molda e se modifica de acordo com as mudanças vividas pela sociedade. Por isso, esse profissional deve estar atento a esses detalhes para elaborar as melhores atividades.

Durante a faculdade, atividades pedagógicas são trabalhadas de modo teórico e prático. A ideia é deixar o profissional antenado e apto a colocá-las em prática no futuro. Isso servirá para melhor atender aos alunos e priorizar uma educação inclusiva para todos.

Além disso, temos a questão da BNCC. Atividades pedagógicas precisam estar de acordo com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular. Sendo assim, é preciso mesclar tendências sociológicas com normas previstas na legislação brasileira.

Uma ótima forma de trabalhar todos esses conceitos simultaneamente é buscar estágios na área. Aqui na Unopar, o estudante conta com o apoio exclusivo do Canal Conecta, uma plataforma que ajuda a encontrar as melhores vagas em Pedagogia — e outros cursos — no mercado!

Quais são as atividades pedagógicas mais comuns no ambiente escolar?

Agora, vamos conhecer algumas das atividades e tendências que estão mais comumente presentes no dia a dia escolar. Dessa forma, você entrará na faculdade já por dentro do assunto!

1. Gamificação

Uma das principais atividades pedagógicas é a gamificação. Ela consiste na utilização de elementos de jogos para a promoção do ensino, como placares, bônus, personagens etc. Essa é uma estratégia muito lúdica e que funciona bem para estudantes de todas as faixas etárias, facilitando a assimilação dos conteúdos.

A gamificação é, atualmente, uma tendência mundial e que vem rendendo ótimos frutos para a educação. Ela também dialoga com outra tendência: a do uso da tecnologia, sobre a qual falaremos mais à frente.

2. Trabalhos em grupo

Os trabalhos em grupo sempre foram solicitados em sala de aula, mas ultimamente eles estão sendo bem reconhecidas pelos professores. Agora, se conhece a importância dessa prática para o mercado. Essa é uma das habilidades mais valorizadas pelos empregadores no contexto do século XXI.

Por isso, incentivar a realização de trabalhos em grupo na sala é uma ótima forma de trabalhar questões como a delegação de tarefas, o respeito, a empatia, a paciência, a comunicação, o autoconhecimento e, claro, a habilidade de lidar com colegas em busca de um objetivo em comum.

3. Empoderamento do aluno

Outra habilidade socioemocional muito trabalhada nas atividades pedagógicas é o empoderamento do aluno. Se antes o estudante era visto como um elemento de um todo, hoje ele é tratado de forma individual pela Pedagogia. Sendo assim, a promoção do autoconhecimento e do autorrespeito são indissociáveis da educação.

Por isso, é interessante que o pedagogo também elabore atividades que lidem com o “eu”. O aluno empoderado é aquele que se impõe, exige respeito e, em troca, sabe que deve respeitar e dar voz aos demais. É, também, devidamente incluído em uma educação não mais segregante.

4. Interdisciplinaridade

Diversos vestibulares — incluindo o Enem — dão uma grande importância ao uso da interdisciplinaridade. Esse é um conceito que não observa as disciplinas como pequenos blocos individualizados e separados uns dos outros. Elas constroem um só edifício, conhecido como bagagem cultural e de aprendizado. O profissional interdisciplinar também é muito mais valorizado no mercado.

Sendo assim, essa é uma tendência com objetivo de trabalhar as matérias de modo interligado, utilizando metodologias que estimulem a criação de relação entre os conteúdos. Um passeio no parque, por exemplo, pode tratar de questões como a conservação ambiental, a fisiologia dos animais e o conceito de biomas. Há diversas atividades que conseguem abordar muitos assuntos de uma só vez.

5. Uso da tecnologia

Por fim, não podemos deixa de fora o uso da tecnologia como uma das tendências mais fortes da Pedagogia. O vilão da educação tornou-se bem-vindo quando o assunto é transmitir conhecimento à geração Z, conhecida como “nativos digitais”.

Em busca de um maior engajamento da classe, os educadores passaram a utilizar ferramentas tecnológicas como aliadas do ensino. Por isso, para um pedagogo antenado, smartphones e computadores são ótimos amigos na hora de criar atividades pedagógicas no ambiente escolar.

Gostou de conhecer as atividades pedagógicas comuns no ambiente escolar e de saber mais sobre essa carreira? Ficar ligado nesses aspectos da rotina é fundamental para o preparo do estudante para a sua futura graduação. Então, você já está no caminho certo!

Ficou ainda mais interessado pelo curso de Pedagogia depois de conhecer essas informações? Então, não perca tempo! Inscreva-se agora mesmo para o vestibular Unopar e dê o primeiro passo rumo a uma carreira cheia de conquistas e muito sucesso!

*Sujeito a alteração

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content