O que faz um Pedagogo? Onde ele pode trabalhar?

pedagoga na escola com alunos

Com as constantes mudanças no mundo do trabalho, muitas profissões são adaptadas ou ganham novas demandas. Não é diferente com a área da educação, em que professores são formados para atuarem em diferentes ambientes. Nesse contexto, você sabe o que faz o pedagogo?

Se optou por fazer o curso de Pedagogia, provavelmente é uma pessoa com boa comunicação, que sabe lidar com problemas relacionados a terceiros e tem muita criatividade para investir na profissão, não é mesmo? Tudo isso está diretamente relacionado com o que pode fazer um pedagogo.

Por isso, neste artigo, vamos tratar das principais atividades desenvolvidas pelo pedagogo. Nem sempre ele atua diretamente na sala de aula, porém, é fundamental para o funcionamento da escola. Continue a leitura para tirar todas as suas dúvidas sobre áreas em que trabalha o profissional de Pedagogia e o que faz em cada um desses espaços!

Orientação de professores e alunos

Como esse profissional oferece suporte educacional para o corpo escolar, uma das tarefas mais importantes do pedagogo é a orientação de professores e alunos. É importante ressaltar que, durante a faculdade de Pedagogia, ele adquiriu as competências necessárias para lidar com os públicos de sua responsabilidade dentro da escola.

Nas reuniões pedagógicas, por exemplo, o profissional direciona o corpo docente quanto ao planejamento do currículo escolar. A metodologia deve estar de acordo com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e atualizada em relação às mudanças propostas por essa base diante da realidade nacional.

O apoio educacional ao professor é essencial para que os processos de ensino e aprendizagem estejam alinhados e sejam aplicados da melhor maneira possível.

Aplicação de avaliações educacionais

Os professores aplicam atividades avaliativas que passam antes pelas mãos do pedagogo. Ele, por sua vez, verifica a adequação dessas tarefas quanto ao currículo de cada série. Por isso, também é um conhecedor das normas e dos regulamentos que abarcam a educação.

Algumas metodologias tradicionais ainda são mantidas nas escolas, como as provas e trabalhos escolares. Porém, novas maneiras de avaliar o conhecimento do aluno estão sendo desenvolvidas, como a autoavaliação e o progresso de aprendizagem. É papel do pedagogo, enquanto professor e, principalmente, como gestor educacional, levar isso para a sala de aula.

Organização dos conselhos de classe

Como vimos, o pedagogo pode atuar como professor, mas também como gestor educacional, além de outras atividades que veremos adiante. Na gestão, ele tem a função de contribuir para as atividades administrativas da escola, assim como nas práticas pedagógicas.

Os conselhos de classe são um exemplo do que é ser gestor pedagógico em uma instituição de ensino. O pedagogo deve organizar essas conferências e, sendo o mentor, é ele quem vai preparar as pautas e direcionar as discussões. O ideal é que sempre pense no melhor andamento do dia a dia escolar.

Acompanhamento da qualidade do ensino

Outra atribuição dada ao pedagogo é o acompanhamento da qualidade do aprendizado, que pode ser aplicado em diferentes instituições. Nas ONG’s, por exemplo, o profissional de Pedagogia lida com diferentes formatos de ensino e aprendizagem.

Um exemplo seria uma organização com foco no ensino de música para crianças. Nesse ambiente, é o pedagogo que direciona e avalia se algo precisa ser adequado para garantir a qualidade do que está sendo ensinado. A mesma atitude serve para escolas, hospitais, empresas e assim por diante.

Elaboração do calendário escolar

O calendário escolar precisa ser elaborado todos os anos diante da realidade das turmas e do corpo docente. Não à toa, o curso de Pedagogia prepara seus estudantes para planejar, organizar e aplicar os conhecimentos metodológicos na elaboração da melhor rotina para a escola, além de fazer as mudanças necessárias em caso de imprevistos.

Enfim, na administração escolar, o pedagogo pode ser supervisor, diretor ou orientador, dependendo das necessidades da instituição e da formação pedagógica do profissional. Quanto mais completa ela for, maiores são as chances de conseguir vagas importantes e estratégicas em Pedagogia.

Docência no ensino infantil e fundamental

A docência é uma das atividades mais procuradas pelos futuros pedagogos. Eté porque muitas pessoas desconhecem as várias chances fora do ambiente escolar para quem estuda Pedagogia, não é mesmo?

Dentro da escola, eles podem lecionar no ensino infantil, dando aulas em creches e na pré-escola, além de exercerem a docência nos primeiros anos do ensino básico.

Aqui na Unopar, o curso de Pedagogia da modalidade de ensino presencial já se encontra adequado às novas normas da BNCC. Nosso propósito é preparar os futuros pedagogos para serem profissionais completos e, consequentemente, aptos às diferentes demandas do mercado.

Na nova grade, o estudante vai aprofundar seus conhecimentos teóricos e metodológicos do ensino de:

  • história;
  • geografia e ciências naturais;
  • filosofia e psicologia da educação e na aprendizagem;
  • fundamentos da gestão educacional;
  • libras;
  • letramento e alfabetização.

As áreas da Pedagogia exigem cada vez mais um conhecimento amplo de seus profissionais. Nesse sentido, a faculdade deve colaborar para que o futuro pedagogo compreenda e aplique adequadamente as diretrizes do currículo nacional.

As vagas para Pedagogia, com a média salarial de R$ 2.512,59, podem ser encontradas em escolas públicas e privadas, além de cursinhos para concurso ou pré-vestibular, na orientação vocacional e na criação de materiais didáticos. Em hospitais, por exemplo, a Pedagogia se faz presente em casos de crianças que, por algum motivo de saúde, não podem frequentar o ambiente escolar.

No Canal Conecta, exclusivo para alunos da Unopar, você pode ficar por dentro das oportunidades mais pertinentes ao seu perfil! Lembrando que, para atuar em outros locais, geralmente, são exigidas especializações, como a Neuropicopedagogia. Essa é uma junção entre os ensinamentos da Pedagogia, Psicologia e Neurociência para desenvolver métodos de aprendizagem interdisciplinares.

Para quem ainda tem dúvidas quanto à modalidade de ensino mais adequada para sua realidade, uma das opções é a Pedagogia semipresencial. Com matérias online, você utiliza videoaulas e textos didáticos para aprender e ainda conta com algumas disciplinas mais práticas realizadas presencialmente na faculdade. Que tal verificar também as vantagens da Psicologia EAD 100% online? Pode ser uma ótima opção para você!

Agora que você já conhece o que faz o pedagogo, tem interesse em começar o seu curso de Pedagogia? Então, se inscreva no vestibular da Unopar!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

saiba sobre os cursos unopar

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.