O que faz um Auxiliar Administrativo na prática?

auxiliar administrativo

Desconto nota do Enem

O auxiliar administrativo é a porta de entrada na carreira, especialmente para quem faz o curso de Administração. É possível que as oportunidades surjam durante a graduação ou que a pessoa que já atua nessa função faça a faculdade para se destacar no cargo, buscando uma promoção.

Por isso, entender o que faz o auxiliar administrativo fornece um excelente retrato do início da sua jornada. Ademais, quando pensamos em fazer uma graduação, é sempre importante entender como são as profissões e áreas de atuação relacionadas com o curso, não é mesmo?

Continue a leitura para conhecer as principais atribuições e comece a planejar a sua carreira de sucesso!

Controle financeiro

Muito do que o auxiliar administrativo faz está relacionado com o controle financeiro. O papel do auxiliar é dar suporte para os profissionais de Administração, como o gerente administrativo e o analista administrativo.

Para isso, ele participa da gestão de pessoas, dos processos, da coleta de dados, da aplicação medidas corretivas, entre outras ações. No caso do controle financeiro, as atividades estão relacionadas com a entrada e saída de dinheiro, títulos de crédito (cheques, notas promissórias, duplicatas etc.) e outros valores da organização:

  • acompanhar as contas a pagar;
  • fazer pagamentos;
  • arquivar comprovantes;
  • acompanhar os valores a receber dos clientes;
  • coletar informações junto aos departamentos.

O controle financeiro é uma boa área para se destacar com a faculdade. Aqui na Unopar, por exemplo, disciplinas como Análise de Custos, Planejamento Tributário e Planejamento Financeiro e Orçamentário dão uma visão estratégica e ensinam a planejar as finanças. Logo, o graduado conta com diferenciais em comparação ao técnico em Administração e auxiliar sem formação.

Investir na carreira vale a pena! A média salarial do auxiliar administrativo está em R$ 1.507,23* , enquanto um administrador ganha em média R$ 4.182,49*. Portanto, o diploma pode mais que dobrar o salário.

Organização de documentos

A gestão de documentos consiste entender a finalidade do documento e encaminhá-lo para um arquivo, no qual possa ser recuperado. Assim, o auxiliar administrativo executará ações ligadas a três rotinas:

  • coleta e guarda — receber o documento e encaminhá-lo para o local correto;
  • conservação — tomar providências para que os arquivos sejam preservados e possam ser identificados com rapidez;
  • disponibilização — oferecer acesso aos documentos.

A boa notícia é que os processos costumam ser digitais. Nas melhores empresas, não será preciso entrar em um arquivo físico empoeirado, com centenas de prateleiras, pastas, livros de registro etc. 

Produção de planilhas e relatórios

Os auxiliares administrativos também contribuem para que os gerentes, administradores e analistas administrativos tomem decisões mais corretas. Para isso, elaboram planilhas e relatórios para fornecer os subsídios necessários.

A palavra “subsídio”, nesse contexto, é usada para indicar dados e informações seguras, que permitem ao administrador explicar objetivamente a sua decisão. Não à toa, o trabalho do auxiliar é uma atividade de bastidores com grande relevância para as organizações.

Atendimento ao cliente

Em escritórios e departamentos que fazem atendimentos, o auxiliar administrativo será a linha de frente. Aliás, o cliente é só uma das partes interessadas em um negócio que você terá contato e poderá atender nas empresas.

No RH, por exemplo, o colaborador pode ser o seu cliente; no setor de compras e estoque, os fornecedores de produtos e serviços. Em todos esses casos, as habilidades comportamentais (comunicação, empatia, inteligência emocional etc.) serão importantes para se destacar.

Tour pela prova do Enem

Elaboração de agendas

Outra função geralmente compartilhada por auxiliares administrativos é organizar as agendas de times, departamentos, gerentes etc. Aqui, o profissional faz a verificação de disponibilidade, cruza datas disponíveis, registra compromissos, entre outras ações.  

Redação de informações internas

A comunicação interna também depende de auxiliares para funcionar. O trabalho de redação consiste em escrever mensagens, usando o tom de linguagem, formatação e demais padrões definidos pela empresa.

Gestão logística e de estoque

Por sua vez, a logística cuida de como a empresa será abastecida por mercadorias e como vai fazer seus produtos chegarem ao consumidor. Nessa função, o auxiliar pode ser o responsável por acompanhar os estoques, documentações, conferência de notas fiscais, contato com fornecedores etc.

Auxílio no Marketing 

O profissional também pode atuar nas rotinas administrativas do setor Marketing da empresa, fazendo planilhas, acompanhando orçamentos, documentando as campanhas etc. Além disso, com o tempo, muitos deles começam a participar das atividades principais do departamento, contribuindo com o planejamento e criação de campanhas.

Se tiver dúvidas sobre como são as carreiras e oportunidades, acesse nosso artigo com tudo sobre Administração.

Viu só? O auxiliar administrativo pode atuar em diversas funções e realiza um trabalho importante para as empresas. Além disso, está sempre em contato com administradores e analistas administrativos em suas atividades. 

A graduação da Unopar é ideal para desenvolver as competências necessárias e ter sucesso nessa função. O foco do curso é atender às exigências de mercado, abordando disciplinas teóricas, tipos de Administração, práticas e métodos que fazem sentido diante dos desafios que você vai enfrentar na profissão.

O curso de Administração também conta com benefícios exclusivos que complementam e valorizam o seu currículo profissional. Você pode, por exemplo, ganhar experiências com oportunidades de estágio e emprego em empresas parceiras, usando do Canal Conecta.

Outro benefício é a Aula Destaque. Nela, você terá aulas online e gratuitas com profissionais conceituados. Logo, termina a graduação com uma visão diferenciada sobre o mercado de trabalho, suas as tendências e oportunidades.  

Transforme a sua carreira!

Como dito, o cargo de auxiliar é a porta de entrada para a carreira administrativa. Ao ter destaque, pouco a pouco, ficará claro o seu potencial para realizar tarefas complexas e tomar decisões de maior impacto. Logo, será um candidato a promoções internas.

Por isso, se você já atua como auxiliar administrativo ou vê perspectiva de crescer nessa profissão, o curso superior é o melhor caminho para desenvolver competências necessárias para o sucesso. A partir da educação, dá para acessar excelentes oportunidades e tornar-se um candidato aos cargos mais importantes, como analista, administrador e gerente.

O que você acha de mudar a sua carreira? Inscreva-se agora mesmo no curso de Administração da Unopar e continue os estudos!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 170

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados