Carreira em Y: o que é e quais são as vantagens?

Carreira em Y

Desconto nota do Enem

Você sai da faculdade e começa com um cargo de assistente. Na sequência, assume a função de analista, é promovido a supervisor e, um tempo depois, chega à gerência. Legal, não é mesmo? Mas será que esse caminho serve para todo mundo? E como fica quem não tem perfil de líder e gestor? Estagnado? Para essas pessoas, existe a possibilidade da carreira em Y.

É um novo modelo de trajetória de trabalho que valoriza as habilidades técnicas, trazendo benefícios para o profissional de diferentes áreas e também para a empresa, que consegue reter os melhores talentos.

Ficou interessado em compreender como funciona a carreira em Y, como ela é diferente do padrão vertical e todas as suas vantagens? É só acompanhar o post que preparamos para você planejar bem seu futuro profissional!

Afinal, o que é carreira em Y?

Para entender esse modelo, é só pensar no formato da letra Y: temos um caminho que é único até certo ponto, mas que se bifurca no meio. Isso representa a possibilidade de duas escolhas que um profissional pode fazer na carreira.

Vamos imaginar que você esteja no curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e comece a trabalhar nesse ramo. Faz um bom trabalho na empresa e consegue melhorar de cargo. Em um determinado momento, o único caminho é se tornar gestor e liderar equipes.

Só que você quer continuar na área de TI, buscando novos cursos e se aperfeiçoando para conseguir se especializar ainda mais e inovar. Em outras palavras: quer ser um especialista no ramo que estudou.

Para essa situação, o modelo de carreira em Y é o ideal –– afinal, você pode escolher em ficar na sua área, como especialista, ganhando bons salários e benefícios, ou se tornar um gestor.

Atende, assim, seu plano de carreira, seja qual for a trajetória que decida seguir, e também é a melhor estratégia para empresas que querem reter talentos e crescer no mercado.

Quais são as vantagens da carreira em Y?

Quando você está procurando uma vaga de emprego em grandes portais, como o Canal Conecta, e conquista uma posição em uma empresa que adota o modelo de carreira em Y, terá diversas vantagens. Veja as principais, a seguir!

Valorização das suas soft skills

É uma forma de valorizar suas habilidades ligadas ao comportamento e relacionamento interpessoal. Enquanto alguns profissionais se destacam por serem bons líderes, outros preferem trabalhar concentrados e na resolução de problemas de projetos sem gerenciar equipes. Com a carreira em Y, a empresa considera seu perfil profissional e permite que você utilize suas potencialidades na área de seu interesse.

Assim, quem faz um curso na Unopar e tem a possibilidade de realizar diferentes cursos gratuitos ao longo da graduação, com as Trilhas de Carreira, pode aproveitar conhecimentos e competências adquiridos da melhor forma no momento em que começar a trabalhar.

Aproveitamento de suas habilidades técnicas

Não só as soft skills: as hard skills, que são as habilidades técnicas, também são melhor aproveitadas. Com a carreira em Y, você pode seguir na sua área de atuação.

Tour pela prova do Enem

Quem fez o curso de Engenharia Elétrica ou de Farmácia, por exemplo, não precisa deixar de trabalhar nessas áreas depois de subir vários cargos: pode escolher se quer uma função gerencial ou continuar como especialista.

Motivação pessoal

Você escolhe a graduação que tem tudo a ver com você, na modalidade de ensino que combina com sua rotina e, na hora de começar a trabalhar, espera ter satisfação com a atuação, certo?

O interessante de ter a opção de escolher o rumo que quer seguir para impulsionar a carreira é a motivação pessoal. Você sabe que vai atuar sempre naquilo que sonhou, sem precisar abrir mão de sua vocação profissional.

Por outro lado, se você se identifica com o cargo gerencial, pode trilhar sua carreira para isso. Aliás, nesses casos, é até interessante buscar outras qualificações, como cursos de gestão, para se preparar melhor antes de assumir a posição de liderança.

Evolução salarial

Temos que falar ainda da vantagem de evolução salarial. Até um tempo atrás, somente cargos ligados à gestão, como gerentes e diretores, podiam alcançar as melhores remunerações em uma empresa.

Com a carreira em Y, você pode continuar como especialista na sua área, mas também receber um salário equivalente às posições gerenciais. Trata-se de um grande incentivo para que muitos profissionais se mantenham em seu segmento, uma possibilidade de agregar ainda mais valor para os bons resultados de uma organização.

Como planejar uma carreira em Y?

É interessante entender os caminhos que sua carreira pode seguir antes mesmo de entrar na graduação. Com isso, você consegue escolher o curso superior ideal para você, visto que entende todas as possibilidades de crescimento possíveis.

O primeiro passo é escolher uma boa faculdade, que preze pela qualidade. Aqui na Unopar, essa é a nossa especialidade. Os cursos superiores oferecidos contam com uma metodologia de ensino inovadora, professores altamente capacitados e uma grade curricular que alia a teoria e prática, abordando as tendências do mercado.

Com isso, você tem o seu desenvolvimento pessoal, adquire uma série de habilidades e já sai preparado para dar o seu melhor quando for contratado. Poderá ascender profissionalmente, tanto na área em que se formou como no campo gerencial. Além disso, oferecemos todo o suporte de que precisa para planejar sua carreira.

Aqui na Unopar, além da variedade de cursos de Bacharelado, Licenciatura e Tecnólogo, você consegue ingressar usando a nota do Enem e também pelo vestibular online –– uma grande comodidade, pois é possível fazer a prova agendada.

Impulsione a sua carreira!

Agora você já sabe como funciona a carreira em Y e como esse modelo é o ideal para uma trajetória que respeita seu perfil e interesses. Comece a planejar sua vida profissional, escolhendo um curso que atenda seus objetivos para o futuro. Para não ter erro, conte sempre com a Unopar!

E aí? Ficou animado para construir uma carreira de sucesso, mas faz tempo que deixou a escola? Então, descubra o passo a passo de como voltar a estudar!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados