Passo a passo: como calcular a nota do Enem?

aluno com calculadora calculando a nota do enem

O ensino superior faz toda a diferença no mercado de trabalho. Esse é um dos motivos pelos quais o Exame Nacional do Ensino Médio é realizado por tantos estudantes no Brasil. Afinal, a nota do Enem pode ser a porta de entrada para uma faculdade.

Além disso, seu desempenho pode proporcionar bolsas de estudos e créditos estudantis, ideais para quem não tem dinheiro para fazer a faculdade. Mas você sabe como é o cálculo da nota do Enem? O conceito por trás da Teoria da Resposta ao Item (TRI) e os critérios de correção da redação são pontos importantes para quem está se preparando.

Continue a leitura e aprenda como calcular a nota do Enem de forma descomplicada!

Entenda como funciona a TRI

Antes de qualquer coisa, é importante que você conheça a TRI, o sistema “antichutes” do Enem. Trata-se de um método estatístico utilizado no cálculo da nota do Enem que não considera somente o número de acertos, mas também a coerência deles.

É mais simples do que parece: na preparação do Enem, são criadas questões com diferentes níveis de dificuldade, que não são revelados aos candidatos. Na hora da correção, um estudante que manda bem em mais questões fáceis e médias pode ter uma nota maior do que alguém que acertar somente as difíceis.

Isso porque, nesse segundo caso, a TRI pode identificar uma incoerência e, desse modo, considerar a possibilidade de que o estudante tenha acertado as alternativas por mero acaso. Afinal, quem tem conhecimento suficiente para acertar uma questão difícil, deveria também ter um alto número de acertos nas fáceis e médias, concorda?

O sistema TRI nos mostra duas coisas: primeiro, que não vale muito a pena “chutar” na prova e, segundo, que é praticamente impossível saber a sua nota somente pelo número de acertos. Desse modo, você só poderá calcular a sua média depois da divulgação dos resultados oficiais, prevista no edital do Enem.

Saiba como é calculada a nota das provas objetivas

Agora que você já conhece a TRI, vamos falar sobre as notas das provas objetivas. Como você deve saber, o Enem tem 4 provas de múltipla escolha e cada uma recebe uma nota individual, que pode ir até 1.000 pontos.

Olha só como foram as notas médias, mínimas e máximas alcançadas pelos candidatos no Enem 2019, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em dados publicados pelo portal G1:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias — média de 521, com mínima de 322 e máxima de 802;
  • Matemática e suas Tecnologias — média de 523, com mínima de 359 e máxima de 985;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias — média de 508, com mínima de 316 e máxima de 835;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias — média de 478, com mínima de 328 e máxima de 861.

Para se preparar melhor e garantir um bom desempenho, a dica é conhecer a Trilha do Enem. Trata-se de uma plataforma repleta de conteúdos para sua rotina de estudos, incluindo videoaulas, exercícios e simulados. E o melhor: totalmente gratuita! Basta se inscrever para receber seu plano de estudos personalizado e começar sua preparação.

Descubra como é calculada a nota da redação

A nota da redação é calculada com base em 5 competências esperadas do candidato, sendo que cada uma delas pode receber uma nota de 0 a 200 pontos. Assim, quem for bem avaliado nos 5 critérios pode chegar ao total de 1.000 pontos. São eles:

  1. domínio da norma-padrão da Língua Portuguesa;
  2. compreensão da proposta da redação;
  3. organização das informações em defesa de um ponto de vista;
  4. emprego de mecanismos linguísticos argumentativos;
  5. elaboração de uma proposta de intervenção para o problema abordado.

Na edição do Enem de 2019, ainda segundo os dados do Inep, os candidatos que fizeram a redação tiveram uma nota média de 593 pontos.

Faça o cálculo da sua média aritmética simples

Após a divulgação dos resultados oficiais, você terá em mãos 5 pontuações individuais, incluindo a redação. A partir disso, basta calcular a média aritmética simples entre elas, isto é, somar a nota do Enem de cada uma das provas e depois dividi-las por 5.

Para exemplificar, vamos imaginar um candidato que teve as pontuações médias no Enem 2019. Com base nos valores que citamos, o resultado seria 524,6 pontos. Veja:

  • 521 + 523 + 508 + 478 + 593 = 2623
  • 2623 ÷ 5 = 524,6

Esse é o cálculo ideal para quem vai usar a nota do Enem no Prouni para concorrer a bolsas de estudo integrais ou parciais. Além disso, é uma das opções utilizadas aqui na Unopar como forma de ingresso nos cursos superiores.

Aprenda como calcular a média aritmética ponderada

Caso a faculdade ou programa estudantil de seu interesse atribua diferentes pesos a cada uma das provas do Enem, você precisará calcular a média aritmética ponderada, em vez da simples.

Desse modo, vamos supor que o candidato do exemplo anterior está participando de um processo seletivo para bolsas de estudo em que a prova de Matemática tem peso 2, a redação tem peso 3 e as demais provas têm peso 1.

O primeiro passo é multiplicar a pontuação de cada prova pelo seu peso correspondente. Olha só como seriam os resultados individuais:

  • Linguagens e Códigos — 521 × 1 = 521;
  • Matemática — 523 × 2 = 1046;
  • Ciências Humanas — 508 × 1 = 508;
  • Ciências da Natureza — 478 × 1 = 478;
  • redação — 593 × 3 = 1779.

Para chegar à média ponderada, basta seguir os passos abaixo:

  • somar as notas já multiplicadas pelo peso correspondente — 521 + 1046 + 508 + 478 + 1779 = 4332;
  • fazer a soma dos pesos utilizados no cálculo — 1 + 2 + 1 + 1 + 3 = 8;
  • dividir a soma do valor das pontuações pela soma dos pesos — 4332 ÷ 8 = 541,5.

E aí, conseguiu entender como calcular a nota do Enem? Lembre-se de que há também a opção do vestibular EAD, isto é, realizado por quem busca um curso a distância. Aqui na Unopar, você pode ingressar no ensino superior com a sua nota do Enem ou por meio do vestibular agendado.

Agora, que tal ficar de olho nas possibilidades de uso da nota do Enem dos anos anteriores e, assim, ter mais foco na hora dos estudos?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

pep

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.