Departamento pessoal: o que é e como trabalhar na área

profissional de departamento pessoal

O Departamento Pessoal é um setor essencial para qualquer tipo e tamanho de negócio. Ele é responsável por todas as questões burocráticas da relação entre pessoas e empresa, além de garantir o cumprimento dos direitos e deveres de ambas as partes. Os profissionais da área de DP têm grandes desafios no dia a dia e uma rotina bastante atarefada.

Neste artigo, vamos falar sobre o Departamento Pessoal, suas principais atribuições e as possibilidades de carreira para quem escolhe a atuar na área. Ao final, trazemos as opções de graduação, de acordo com as preferências de cada profissional. Acompanhe!

O que é Departamento Pessoal e por que ele é importante?

Para compreender o que é Departamento Pessoal, vale diferenciá-lo do Recursos Humanos. Por isso, vamos explicar as principais divergências entre esses dois setores e destacaremos a importância do DP para a saúde de um negócio.

DP é diferente de RH

A principal diferença entre DP e RH está no foco de atuação de cada um. Enquanto o primeiro cuida de questões mais burocráticas e processuais, o segundo é encarregado da parte relacional e da vivência dos colaboradores na empresa.

Em geral, quem atua no Departamento Pessoal se forma em cursos como Gestão de RH ou Administração, mais voltados para as providências administrativas e legais. Por outro lado, quem escolhe a área de Recursos Humanos pode vir de graduação em Psicologia ou RH, com foco nos processos de atração, desenvolvimento e retenção de talentos.

Importância do Departamento Pessoal

Você deve estar se perguntando: se existe o setor de RH, que é bastante abrangente, para que serve departamento pessoal, afinal? A resposta é bastante simples: existem questões mais técnicas que demandam uma atenção diferenciada em relação aos colaboradores. Elas envolvem cálculos e análises bem diferentes da rotina de avaliações comportamentais e relacionais vividas no cotidiano dos analistas de RH.

O setor de DP cuida dos assuntos mais básicos dos contratos de trabalho, garantindo o pagamento correto dos salários e benefícios, o controle adequado das férias e afastamentos. Além disso, ajuda a manter a empresa em dia diante de suas obrigações trabalhistas e sociais.

Como atuar na área?

A atuação em DP conta com uma série de atividades e pode se apresentar de duas maneiras. As generalistas geralmente são aplicáveis a empresas menores, nas quais uma única pessoa é capaz de controlar todos os processos sozinha. Já as especialistas estão voltadas para organizações maiores, com grande volume de colaboradores.

Ao estudar aqui na Unopar, seu caminho até o emprego dos sonhos é facilitado com o Canal Conecta. Com esse benefício exclusivo, é possível encontrar diversas vagas para Departamento Pessoal tanto generalista quanto especialista, ajudando na cultura organizacional.

Mas você sabe qual das especialidades do Departamento Pessoal mais combina com suas expectativas profissionais? Descubra a partir de agora!

Legislação trabalhista

Os profissionais de DP têm a responsabilidade de acompanhar as mudanças e exigências na legislação trabalhista para manter a empresa sempre em dia com suas obrigações. As decisões relacionadas à gestão de pessoas devem passar pelo crivo desse setor para evitar problemas na Justiça.

Admissão e rescisão trabalhista

É o time de DP que providencia toda a parte burocrática da entrada e saída de colaboradores na organização. Isso envolve o registro dos dados do profissional, a comunicação junto aos órgãos governamentais competentes e a atualização da situação a cada novo evento, como admissão, promoção e rescisão contratual.

Folha de pagamento

A folha de pagamento é um conjunto de processos que definem os valores que a empresa deve pagar a cada funcionário todo mês, considerando dias trabalhados, folgas, férias e bonificações diversas. O Departamento Pessoal deve realizar esses cálculos, garantindo a remuneração correta de todos.

Controle de jornada

Cabe ao DP o controle da jornada de trabalho de cada colaborador, desde a definição dos horários fixos e escalas até a apuração das presenças e ausências. Também é responsabilidade do setor contabilizar as horas extras a serem lançadas na folha de pagamento ou acrescidas no banco de horas.

Controle de férias e afastamentos

O analista de Departamento Pessoal, que tem a média salarial de R$ 2.270*, deve manter o controle sobre as férias dos demais profissionais e garantir que todos tenham o seu direito respeitado no tempo correto. Ele também precisa gerenciar os casos de afastamentos, tais como causados por acidentes de trabalho, doenças ou gravidez.

O crescimento na carreira de quem escolhe o Departamento Pessoal varia conforme a experiência profissional adquirida ao longo do tempo. Contudo, é possível se desenvolver bastante, principalmente em empresas maiores e mais segmentadas ou mesmo optando por outras trilhas dentro do setor de RH.

Como escolher o curso ideal?

A escolha do curso ideal para atuar na área de Departamento Pessoal vai depender da trilha de carreira que deseja seguir e das atividades que mais interessam no setor.

Aqui na Unopar, você pode se graduar em um dos cursos que listamos a seguir com formas de ingresso facilitadas, apoio personalizado, avaliação continuada e outros benefícios exclusivos. Com professores altamente capacitados e uma infraestrutura completa, sua formação só tem a ganhar. Veja só as opções!

Administração

O curso de Administração tem uma grade ampla na gestão de empresas, sendo o mais indicado para quem deseja atuar de forma generalista. Outro ponto importante é que essa formação possibilita a evolução tanto dentro quanto fora do DP, o que ajuda a ter mais opções de carreira disponíveis para serem seguidas.

Gestão de RH

O curso de Gestão de Recursos Humanos é um Tecnólogo voltado para as rotinas do RH de uma forma geral. Sendo assim, ele aborda tanto a parte de Recursos Humanos quanto a de Departamento Pessoal, contribuindo para uma visão integrada das duas áreas.

É a melhor opção para quem deseja se desenvolver dentro do próprio RH.

Ciências Contábeis

Já o curso de Ciência Contábeis tem foco nas questões financeiras e fiscais de uma empresa. O profissional que se forma nessa graduação pode atuar de forma mais técnica no DP, garantindo alta qualidade e precisão nos cálculos das obrigações fiscais e trabalhistas. É uma opção indicada para quem deseja seguir uma carreira especializada.

Além do ensino presencial, todas as opções listadas são oferecidas aqui na Unopar também nas modalidades de ensino semipresencial e EAD, com objetivo de facilitar a sua jornada. Com mais flexibilidade, você pode estudar da onde estiver e no tempo que for possível disponibilizar.

Como vimos, o Departamento Pessoal é um setor que exerce vários tipos de atividades em sua rotina, todas elas de grande importância para qualquer negócio. Para atuar nesse segmento, é importante gostar de números e de pessoas, além de ter as características de um profissional de sucesso e saber lidar com prazos e questões burocráticas. Essa pode ser a carreira ideal para você!

Gostou de conhecer o DP? Se você está em busca de uma faculdade para amparar a sua formação profissional, venha para a Unopar. Faça a sua inscrição no vestibular agora mesmo!

*Sujeito a alteração

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content