Empreendedorismo digital: o que é e como ingressar na área?

empreendedor digital no computador

Empreender é a possibilidade de abrir o próprio negócio, inovar no mercado e tomar as rédeas da sua vida profissional. Com os avanços tecnológicos e as medidas de distanciamento social, o empreendedorismo digital ganhou forças.

De acordo com a pesquisa TIC Domicílios 2018, 70% dos brasileiros têm acesso à internet, o que equivale a 126,9 milhões de pessoas. Com tantos usuários, o meio é propício para a criação de negócios digitais.

Além disso, quando falamos em faculdade para empreendedor, as opções também são boas, já que vários cursos abrem portas para esse mercado. Que tal descobrir mais sobre o universo de empreender online? Um novo mundo espera por você. Vamos lá?

O que é empreendedorismo digital?

Nada mais é do que criar um negócio a partir dos meios digitais. Vale tanto para produtos e serviços quanto para toda a estrutura em si. Ao empreender na Internet, você tem a tecnologia e a inovação como suas principais aliadas.

Pode ser um blog com conteúdo relevante, um e-commerce, um portal de cursos, sistemas ou plataformas de tecnologia. Enfim, as possibilidades de monetizar são infinitas. O conceito tem se popularizado em todo o Brasil e no mundo. Uma das grandes vantagens desse modelo é a flexibilidade, mas podemos citar também:

  • facilidade de acesso à Internet (indicada pela pesquisa TIC);
  • crescimento do ambiente virtual para divulgar produtos e serviços;
  • negociações mais dinâmicas, sem a necessidade de encontros presenciais;
  • alcance de um maior número de pessoas, sem a barreira geográfica;
  • baixo investimento inicial para começar a empreender online.

Por fim, quando falamos em empreender, há uma outra forma que, por vezes, passa batida. É o caso de quem quer ser um intraempreendedor, isto é, inovar dentro de outro negócio. Assim, você também pode oferecer benefícios ao seu trabalho, enquanto concilia com o seu negócio digital.

Por que essa área tem crescido tanto?

Para começar o seu empreendimento online, você não precisa ter habilidades digitais, nem um conhecimento mais técnico. Cursos específicos também não são obrigatórios, mas ajudam a ampliar a sua visão empreendedora. Sem contar que aprender nunca é demais, certo?

Aliás, há muitas capacitações disponíveis na web para quem quer se especializar sem sair de casa. Uma delas é o curso de Empreendedorismo da Unopar. Com a modalidade de ensino a distância, é possível investir em aprendizado com flexibilidade para organizar os seus estudos de acordo com a sua disponibilidade.

Já listamos alguns motivos que impactam de forma positiva o crescimento da área, desde a facilidade de acesso à Internet até o baixo custo. E nem falamos sobre o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, uma tendência que vem sendo procurada pelas pessoas.

Outro ponto que queremos destacar é o contexto atual que vivemos. Já reparou em como o nosso dia a dia mudou? Apesar dos impactos negativos, os meios digitais se tornaram uma alternativa para manter muitos profissionais na ativa. Sabia que ele também influencia o empreendedorismo online?

Se o cenário já era de crescimento, com as medidas de quarentena e distanciamento social, a revolução digital ganhou mais força. Afinal, momentos de crise também geram oportunidades. O empreendedorismo digital é uma delas, uma vez que pode conectar as pessoas ao que elas precisam, mesmo diante das incertezas.

Como ingressar no meio?

Por mais facilitado que seja o acesso, ser empreendedor de um negócio digital requer planejamento e esforço, da mesma forma que o modelo tradicional. Afinal, um dos seus objetivos é gerar receita, o que demanda estratégias comerciais e de marketing para que a empreitada seja bem-sucedida. Acompanhe algumas dicas para se sair bem!

Aproveite as oportunidades de aprendizado

Lembra quando falamos sobre investir em conhecimento? O aprendizado constante faz parte do dia a dia do empreendedorismo digital. Você sabe, assim como nós, que tudo acontece de forma muito rápida na web. As coisas mudam o tempo todo, bem como o comportamento de consumo. Para acompanhar, é preciso se atualizar.

Faça cursos online

Na mesma linha que a primeira dica, o foco que queremos dar aqui é nos cursos. Há vários disponíveis na Internet, alguns, inclusive, gratuitos. Aulas livres, conteúdo técnico ou uma graduação robusta, seja qual for a sua escolha a busca por conhecimento amplia a visão do negócio. Também pode gerar mais insights para você se destacar.

Ao escolher o curso da Unopar, você tem muito mais do que os conhecimentos técnicos da área de negócios. Com um apoio personalizado e a avaliação continuada, consegue se formar um profissional antenado nas tendências de mercado e com hábitos de estudo.

Acompanhe as notícias

Depois de escolher o nicho do seu negócio, é essencial que você acompanhe todas as notícias sobre ele. Tendências passageiras, memes, sazonais, novidades, tudo ao seu redor pode ser utilizado com o intuito de despertar a atenção das pessoas. Uma das principais ferramentas para avaliar o que está em alta é o Google Trends.

Invista em um bom networking

O relacionamento é a chave para manter os amigos por perto, conquistar mais clientes e prospectar novos produtos ou serviços. Ter contatos é a base para qualquer área, inclusive a profissional. Um bom networking ajuda a estabelecer parcerias estratégicas e a atrair novas oportunidades para ampliar os negócios digitais.

Pesquise referências da área

Por último, queremos compartilhar uma dica valiosa. Para se tornar autoridade em uma área, faça uma busca por outras marcas que dominam o seu nicho. Avalie o comportamento, quais os canais de comunicação utilizados, como são as interações, a frequência de postagens etc. Enfim, use-as como referência para conquistar o seu sucesso.

Diante do novo cenário que vivemos e dos avanços tecnológicos, o empreendedorismo digital é a bola da vez. Na contramão das incertezas, a área surge como alternativa promissora para quem quer criar o próprio negócio, com um baixo custo e um alto poder de alcance. Além disso, a Internet também está cheia de recursos para ajudar no seu crescimento. Sem contar o conhecimento que espera por você aqui na Unopar.

Que tal começar a empreender agora mesmo? Faça a sua inscrição no nosso vestibular online e aproveite a oportunidade de ter o seu próprio negócio.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.