Empresa júnior: o que é e como trabalhar em uma?

empresa junior

Desconto nota do Enem

Durante a graduação, os estudantes são preparados para atuar no mercado de trabalho. Uma maneira de colocar a mão na massa e ter uma vivência profissional é por meio de uma empresa júnior. Ela apresenta um papel fundamental no desenvolvimento deles, já que é possível desenvolver aspectos econômicos e sociais, proporcionando um grande conhecimento.

Sabemos que o mercado está cada vez mais exigente, principalmente com os recém-formados, certo? Por isso, os graduandos precisam aprender novos idiomas, tirar boas notas e participar de um programa desenvolvido pela própria faculdade, contribuindo para um currículo diferenciado.

Se você deseja saber o que é empresa júnior, como funciona e as principais vantagens, não perca o nosso post!

O que é uma empresa júnior?

A empresa júnior é uma associação civil sem fins lucrativos, formada por estudantes de graduação de uma instituição de ensino superior. Ela é constituída para a prestação de serviços e desenvolvimento de projetos para outras entidades e para a sociedade em geral.

Os seus procedimentos são realizados sob a supervisão de profissionais e professores especializados. O objetivo principal é reforçar e consolidar o aprendizado, ao mesmo tempo em que colaboram com organizações privadas e públicas.

Ao participar de uma vivência empresarial durante a graduação, os alunos adquirem autonomia e desenvolvem habilidades profissionais. Eles têm a oportunidade de elaborar um projeto e obtêm uma experiência que soma pontos no currículo.

Em sua estrutura, as empresas juniores são iguais às organizações reais, com o princípio de regulamentação própria e governança corporativa. No entanto, como não há fins lucrativos, diversos impostos são abandonados. Também estão livres de custos como aluguel, luz, água e telefone que ficam a cargo da própria faculdade, podendo proporcionar, desse modo, um serviço de qualidade a um custo mais acessível.

Como uma empresa júnior funciona?

Você sempre quis trabalhar em uma empresa júnior? Então, é muito importante saber como ela funciona. Essa organização realiza serviços e projetos em pequenas e micro-empresas nas mais variadas áreas de atuação. Isso contribui para o desenvolvimento profissional e pessoal do aluno, gerando pessoas capacitadas e comprometidas para o mercado.

A empresa júnior é registrada com CNPJ como qualquer outra organização, e o custo inicial de abertura costuma ser coberto pela própria faculdade. Quando a criação exige um recurso maior, os estudantes realizam uma campanha de financiamento coletivo para arrecadar dinheiro ou podem investir do próprio bolso.

Em relação à sua estrutura, muitas empresas juniores seguem o modelo clássico funcional, com departamentos de recursos humanos, marketing e presidência. A diferença é que todos os cargos devem ser ocupados por alunos eleitos por um período determinado (pode ser anual ou semestral). A função do professor é acompanhar e orientar os projetos feitos.

Embora possam existir níveis hierárquicos na empresa júnior, a proximidade dos membros resulta em uma equipe mais integrada e com participação coletiva nas decisões. Outro ponto essencial é que esse projeto não conta como um estágio remunerado, pois é um trabalho voluntário.

Quais são as vantagens de participar de uma empresa júnior?

A participação em uma empresa júnior é muito enriquecedora e pode auxiliar o aluno a conquistar o emprego dos sonhos no futuro, por causa dos grandes benefícios que isso proporciona. Veja, a seguir, os principais.

Tour pela prova do Enem

Praticar o que se aprende na faculdade

É muito comum ouvir dos alunos que fazem parte de uma empresa júnior que essa é uma excelente oportunidade. Mesmo com os projetos, seminários, cases e oficinas exigidos em sala de aula, é mais fácil colocar em prática os conhecimentos teóricos aprendidos quando você vivencia a realidade da profissão.

Uma das vantagens desse trabalho em relação aos estágios tradicionais é que, nas empresas juniores, o professor orientará diretamente as atividades, dando sugestões de mudanças e apontando o melhor caminho.

Melhorar o currículo

Para um aluno recém-formado, a grande queixa é a dificuldade em conseguir um emprego pela falta de experiência profissional. Mesmo que você seja um bom estudante, as instituições dão preferência a pessoas que já tenham atuado de alguma forma no mercado.

Assim, fazer parte de uma empresa júnior é um modo a tornar o currículo diferenciado e facilitar a entrada no mercado, seja em um trabalho fixo ou em um estágio.

Fazer networking

Ter o contato com profissionais de outras empresas e até com os estudantes da própria empresa júnior possibilita a ampliação do networking. Essa rede de relacionamento profissional é uma grande aliada no momento de receber uma indicação para vagas de emprego ou para conseguir uma parceria caso a pessoa tenha a ideia de abrir a sua própria empresa, por exemplo.

É fundamental entender que uma boa faculdade pode facilitar o aluno a encontrar vagas em uma empresa júnior. Aqui na Unopar, você é estimulado desde sempre ao empreendedorismo e inovação. Além disso, temos parcerias com o Canal Conecta, um site exclusivo e gratuito que oferece oportunidades de emprego em todo o país.

Assim, existem diversas oportunidades em empresas reconhecidas no mercado e que podem aproximar você da primeira chance de mostrar todo o seu potencial. Esse portal atua como uma ponte entre aluno da Unopar e o empregador, tendo a função de incentivar a busca por uma qualificação acadêmica e profissional.

Como entrar em uma empresa júnior?

De maneira geral, as empresas juniores abrem seleção todo semestre. A divulgação desse processo é feita pelos próprios membros, em contato direto com estudantes nas salas de aula ou por meio de avisos nos murais da faculdade e no site das companhias.

Qualquer aluno pode participar da empresa júnior, mas esse processo seletivo é muito criterioso. Nele, se avalia a habilidade e proatividade em trabalhar em equipe e a capacidade de empreender. Para conseguir sua vaga, é necessário se inscrever, comparecer às dinâmicas em grupo, fazer uma prova de conhecimentos gerais e, por fim, realizar a entrevista.

Aproveite a oportunidade de se destacar!

Agora que já sabe o que é e como trabalhar em uma empresa júnior, lembre-se de escolher uma faculdade de qualidade e que ofereça as melhores oportunidades. Aqui na Unopar, você receberá um apoio personalizado em cada fase de sua formação acadêmica, além de encontrar várias formas de ingresso.

Gostou deste post e quer complementar a sua leitura? Então, saiba o que os melhores currículos têm em comum!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 14

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados