Pesquisar

Encceja 2020: confira os detalhes da prova

Desconto nota do Enem

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é uma excelente oportunidade para quem precisa obter o certificado de ensino fundamental ou médio. Ele é destinado a quem precisou descontinuar seus estudos por algum motivo, como quem foi forçado a abandonar a escola ou foi privado de liberdade.

Assim, se você não obteve esses diplomas na idade prevista pelo Ministério da Educação (MEC), pode continuar seus estudos para o nível seguinte e até mesmo entrar na faculdade se participar do Encceja 2020 e conseguir a aprovação. Quer entender melhor sobre a prova e como se preparar? Continue a leitura para conferir:

Saiba o que é o Encceja 2020

O Encceja 2020 é aplicado pelo MEC a fim de avaliar jovens e adultos sobre suas competências para adquirir os certificados de ensino fundamental e médio. É destinado a pessoas que não terminaram esses níveis de ensino na idade esperada e, assim, ele possibilita a continuidade dos estudos para os níveis seguintes.

As provas são realizadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e seguem quatro editais distintos:

  • Encceja Nacional, para residentes do Brasil;
  • Encceja Nacional PPL, para brasileiros privados de liberdade ou que cumprem medidas socioeducativas;
  • Encceja Exterior, para brasileiros que residem no exterior;
  • Encceja Exterior PPL, para brasileiros que residem no exterior e foram privados de liberdade.

Anote quando será o Encceja 2020

Ainda não houve o lançamento do edital do Encceja para este ano. Porém, para ter uma ideia de como será o cronograma da prova em 2020, basta olhar o edital do Encceja de 2019. O Inep costuma seguir o mesmo padrão de calendário todos os anos:

  • publicação do edital — 8 de maio de 2019;
  • datas de inscrição para a prova — 20 a 31 de maio de 2019;
  • aplicação da prova — 25 de agosto de 2019;
  • divulgação dos resultados — 6 de dezembro de 2019.

Para não perder as datas do Encceja 2020, o ideal é ficar de olho no site oficial do Inep para o Encceja, principalmente no início de maio que, como você viu, é o mês em que geralmente ocorre a abertura das inscrições.

Veja um passo a passo de como efetuar a inscrição no Encceja 2020

Para participar, os únicos pré-requisitos são ter no mínimo 15 anos, para a certificação do ensino fundamental; ou no mínimo 18 anos, para a certificação do ensino médio. Além disso, o participante precisa ter seu registro no Cadastro Nacional de Pessoas Físicas (CPF).

A inscrição é gratuita e totalmente online, por meio do site oficial do Encceja. Veja como efetuar a inscrição:

  • na tela inicial, informe seu CPF e data de nascimento e clique em Enviar;
  • preencha os dados pessoais solicitados e o endereço, depois clique em Próximo;
  • indique se você precisará de atendimento específico ou especializado e clique em Próximo;
  • na tela de informações sobre a prova, seleciona a localidade em que você pode realizar o Encceja;
  • escolha entre as opções Ensino Fundamental ou Ensino Médio, conforme o seu objetivo, e selecione as provas que vai fazer (você pode selecionar todas ou buscar apenas a certificação em matérias em que obteve reprovação anteriormente);
  • leia com atenção as informações na tela de confirmação de dados e clique em Próximo;
  • responda às informações do Questionário Socioeconômico e de Contato, registre uma senha de acesso e clique em Salvar;
  • na tela final, anote ou imprima o seu número de inscrição e clique em Sair.

Confira as dúvidas mais comuns sobre o Encceja

Para que você se prepare para a prova do Encceja 2020, separamos algumas das dúvidas mais comuns de participantes que querem a certificação para voltar a estudar. Veja!

O que vai cair no Encceja 2020?

O Encceja 2020, assim como nos anos anteriores, cobrará o conteúdo previsto para a matriz do ensino fundamental e médio na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Ou seja, o conteúdo é padronizado para todo o Brasil.

Tour pela prova do Enem

Uma das dicas de preparação é acessar os materiais fornecidos gratuitamente pelo Inep, especialmente os Livros do Estudante referentes a cada nível de ensino. Também vale a pena fazer as provas dos anos anteriores para se familiarizar com o estilo das questões.

Como é a prova do Encceja 2020?

A prova do Encceja 2020 deve seguir o mesmo padrão dos anos anteriores: 4 provas objetivas, com 30 questões de múltipla-escolha cada uma, além de uma proposta de redação.

Para quem busca a certificação para o ensino fundamental, a organização é a seguinte:

  • prova I — Ciências Naturais;
  • prova II — Matemática;
  • prova III — Língua Portuguesa, Língua Estrangeira (Inglês e Espanhol), Artes, Educação Física e Redação;
  • prova IV — História e Geografia.

Já para quem busca a certificação do ensino médio, a organização segue o padrão de áreas de conhecimento observado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem):

  • prova I — Ciências da Natureza e suas Tecnologias, com Química, Física e Biologia;
  • prova II — Matemática e suas Tecnologias, com Matemática;
  • prova III — Linguagens Códigos e suas Tecnologias, com Língua Portuguesa, Inglês, Espanhol, Artes, Educação Física e Redação;
  • prova IV — Ciências Humanas e suas Tecnologias, com História, Geografia, Filosofia e Sociologia.

É preciso ter frequentado a escola para fazer o Encceja?

Não. Como você viu, o único pré-requisito para fazer o Encceja 2020 é ter a idade mínima estabelecida pelo MEC. Então, você pode participar mesmo que nunca tenha frequentado a escola regular ou esteja fazendo um supletivo a distância ou presencial.

Eu preciso fazer todas as provas do Encceja 2020?

Não. No ato da inscrição, você pode selecionar somente as áreas de conhecimento em que não obteve a nota mínima para aprovação nos anos anteriores. Aliás, automaticamente, o sistema desabilita as opções de provas em que o candidato já foi aprovado, caso tenha realizado o Encceja anteriormente.

Posso fazer somente o Encceja para o ensino médio?

Sim. Não é obrigatório fazer o Encceja para certificação do ensino fundamental se você já tem a idade mínima para a prova do ensino médio. Esse certificado automaticamente torna válidas as competências do estudante em relação aos conteúdos do ensino fundamental também.

Existe atendimento especializado na aplicação da prova do Encceja?

Sim. Caso você precise de atendimento especializado ou específico, é necessário informar no ato da inscrição. Na aplicação da prova, o Inep fornecerá os recursos necessários para possibilitar a realização por participantes com:

  • baixa visão ou cegueira;
  • deficiência física;
  • deficiência auditiva ou surdez;
  • deficiência intelectual;
  • dislexia ou discalculia;
  • deficit de atenção;
  • transtorno do espectro autista.

Além disso, idosos, gestantes e mulheres que precisam amamentar seus filhos podem solicitar atendimento específico.

Quem faz o Encceja pode entrar na faculdade?

Sim. Caso obtenha a aprovação nas provas do Encceja, você pode solicitar, junto à Secretaria Estadual de Educação da sua localidade, a emissão do certificado de ensino médio. Assim como quem faz supletivo pode entrar na faculdade, com o certificado, você poderá matricular-se no ensino superior normalmente.

Agora que você conhece o Encceja 2020, não pare por aí! O próximo passo é ingressar em uma faculdade. Aqui na Unopar, você conta com um sistema de ensino inovador, dezenas de opções de graduação, professores capacitados e uma infraestrutura completa para que você possa construir o seu futuro!

As informações foram úteis? Ótimo! Então, compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais para ajudar mais pessoas a conquistarem essa certificação tão importante!

Guia de aprovação no Encceja: saiba tudo sobre a prova

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 142

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade