Entenda como funciona o curso de Enfermagem semipresencial

estudante de enfermagem

O seu grande sonho é investir em uma profissão que possibilite ajudar o próximo? Então, tornar-se um enfermeiro pode ser a opção certa para você. No entanto, a escolha de uma faculdade é imprescindível para uma boa formação. É aí que entra o curso de Enfermagem semipresencial!

Para muitas pessoas, fazer uma graduação de modalidade EAD ou semipresencial é uma decisão arriscada. Mas saiba que, ao contrário do que muitos pensam, as faculdades EAD são tão completas quanto as presenciais e fornecem um diploma igualmente aceito no mercado.

Ficou interessado? Então, continue a leitura e saiba mais sobre o assunto! Descubra como é a faculdade semipresencial e confira como o curso de Enfermagem a distância funciona na prática.

Qual é o objetivo da graduação de Enfermagem?

Esse ponto é fundamental para diferir esse curso dos demais. Afinal, não é incomum encontrarmos estudantes que não sabem muito bem que área das Biológicas seguir: Medicina, Biomedicina, Biologia, Farmácia ou Enfermagem, por exemplo. São tantas opções!

O profissional da Enfermagem não é o responsável pela prescrição de fármacos, realização de procedimentos invasivos (como as cirurgias) ou escolha de uma terapia adequada para cada paciente.

No entanto, assiste aquele indivíduo ao longo de sua recuperação. Além de seguir as recomendações médicas, o enfermeiro também tem as próprias conclusões e dispõe, é claro, de sua autonomia para escolher a melhor maneira de promover o bem-estar, segurança e saúde dos pacientes ao longo de sua recuperação.

Sendo assim, o objetivo é educar um profissional capaz de se comunicar com outras pessoas e que tenha um bom raciocínio clínico e lógico. O enfermeiro também pode chefiar a equipe de Enfermagem do setor em que ele atua e aplicar seus esforços em campos diferentes, o que torna fundamentais habilidades como a liderança e o trabalho em equipe.

Tudo isso é feito ao longo do curso de Enfermagem por meio de disciplinas como:

  • Anatomia;
  • Bioquímica;
  • Estatística;
  • Ética;
  • Administração;
  • Ciências Sociais;
  • Fisiologia;
  • Farmacologia.

Por fim, vale a pena ressaltar que o mercado de trabalho para esse profissional é extremamente amplo e que há vagas para todos os gostos. Além disso, a remuneração é bem interessante. Um enfermeiro clínico em início de carreira pode ganhar mais de R$ 3.400.

Como funciona o curso semipresencial de Enfermagem?

Agora vamos à parte prática: como funciona a Enfermagem EAD. O ensino a distância é uma estratégia que permite o acesso à educação e a conciliação desse aspecto com outros pontos da vida do estudante. E mais: aquele que investir nessa modalidade estará tão preparado quanto o estudante que cursou uma faculdade totalmente presencial.

A principal diferença do ensino semipresencial está na disposição das disciplinas ofertadas. Aqui, o aluno terá várias matérias em casa — especialmente as teóricas — e fará algumas aulas de maneira presencial. Elas podem acontecer na própria faculdade (em laboratórios, por exemplo) ou em instituições de saúde, como as UBS (Unidades Básicas de Saúde) e hospitais, nos famosos estágios.

As videoaulas são transmitidas via satélite em ambientes conhecidos como Sala de Aula Virtual. Essa plataforma faz com que o estudante possa tirar suas dúvidas ao vivo com o professor e interagir com os seus colegas de turma. Ou seja, um método de estudo interessante e interativo. Mas esse material também é gravado para que ele possa se dedicar às matérias nos horários de sua preferência.

O estudante, aqui, ainda conta com a ajuda da tutoria presencial e de várias outras vantagens, que são ainda mais presentes no dia a dia do aluno que estuda aqui na Unopar.

Quais são as principais áreas de atuação de um enfermeiro?

É fundamental ter as áreas da Enfermagem em mente antes de realmente optar por essa graduação. Então, começaremos afirmando algo importante: nesse curso, há opções para todos os tipos de pessoa. A seguir, falaremos sobre os seguintes tópicos:

  • Enfermagem Clínica;
  • Enfermagem Cirúrgica;
  • Área de pesquisa;
  • Área acadêmica.

A Enfermagem Clínica, por exemplo, é o campo mais difundido sobre essa profissão. Esse enfermeiro atua em clínicas, hospitais ou diretamente na promoção do bem-estar dos pacientes. Ele também se dedica a pequenos procedimentos e pode chefiar sua equipe, se assim desejar.

No entanto, isso não é tudo. Também é possível atuar no âmbito Cirúrgico ou até mesmo fazer várias especializações no campo Clínico. A atuação em home care também é extremamente importante, especialmente para pacientes com problemas de locomoção. Nesses (e em vários outros) casos, o enfermeiro atuará em parceria com profissionais de outras áreas.

Por fim, temos campo de atuação pouco convencionais para os enfermeiros. Um deles é a área da pesquisa e o outro, a acadêmica. Tornar-se um professor é algo que pode oferecer rumos diferentes à sua carreira, além de ser uma boa maneira de complementar a renda e o amadurecimento profissional.

Como escolher uma boa faculdade para realizar o meu sonho?

Para tudo isso, no entanto, é essencial que o estudante escolha uma boa instituição de ensino para conduzir o seu aprendizado. Tenha em mente que, além do básico da profissão, a faculdade será o palco para o seu crescimento pessoal, para o desenvolvimento de uma rede de contatos e para a vivência de experiências diversas.

A Unopar tem muito a oferecer em todas as modalidades de ensino. Oferecemos uma variada gama de cursos, com toda a tecnologia necessária para fazer com que as suas aulas a distância sejam bem aproveitadas. Além disso, os professores contratados são referências em suas respectivas áreas de atuação e aptos a repassarem experiência e conhecimento aos seus alunos.

Outro benefício de escolher essa instituição está em sua infraestrutura presencial, com laboratórios de qualidade que realmente possibilitaram um aprendizado abrangente e inovador. Mesmo nas aulas online, o aluno tem total contato com seus colegas e professores por meio da tecnologia.

Por fim, não podemos deixar de citar as parcerias, como o Canal Conecta: uma plataforma que deixa o estudante muito mais perto das melhores vagas de estágio. Assim, o aluno é preparado, de uma maneira prática, entrando em contato com o dia a dia de diversas áreas de atuação do enfermeiro.

Gostou de conhecer mais sobre a faculdade de Enfermagem semipresencial? Essa é, sem dúvidas, uma oportunidade incrível para quem quer aliar mais disponibilidade de tempo com uma educação de altíssima qualidade. Conte sempre com a Unopar para ajudá-lo a ter acesso ao melhor ensino com muitas possibilidades de inovação!

Agora, chega de esperar! Invista em uma graduação e realize o seu grande sonho. Inscreva-se para o vestibular online de Enfermagem na Unopar!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.9 / 5. Número de votos: 29

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.