Desenho na Engenharia Civil: como essa habilidade é usada?

áreas da Engenharia de Produção

Desconto nota do Enem

A Engenharia Civil é uma área bastante técnica que demanda criatividade e originalidade do profissional. Para desempenhar as atividades de trabalho, o engenheiro civil precisa saber desenhar.

Quem deseja se especializar no setor deve fazer o curso de Engenharia Civil em uma faculdade de qualidade e que seja reconhecida no mercado. Até porque isso pode influenciar positivamente os seus resultados no futuro, permitindo que desenvolva as habilidades necessárias para alcançar sucesso na profissão.

Acompanhe a seguir e entenda como funciona o desenho técnico na Engenharia Civil e qual a relevância de ter esse conhecimento para a carreira. Confira!

Qual é a importância do desenho na Engenharia Civil?

A Engenharia Civil é uma área que demanda grande conhecimento do profissional. Para além de liderar grupos de trabalho em construções, o engenheiro civil também pode atuar com desenho técnico em projetos. Ele precisa conhecer diferentes tecnologias e ser criativo o bastante para realizar obras de diferentes portes, desde casas até viadutos e pontes.

Você deve estar se perguntando o que se faz na Engenharia Civil que torna essa habilidade tão importante para a carreira, não é mesmo? Pois saiba que é por meio do desenho que o engenheiro civil consegue realizar cálculos das estruturas construtivas e determinar quais são os materiais mais adequados para cada projeto e trabalho.

Também é por meio da técnica que o profissional pode evitar erros e possíveis prejuízos nas construções. O desenho é uma forma de expressão gráfica que utiliza formas, dimensões e símbolos que ajudam o engenheiro civil a colocar um projeto no papel e a demonstrar seu resultado para o cliente.

Mas, afinal, qual a diferença entre Engenharia Civil e Arquitetura, e como o desenho é aplicado na rotina de trabalho das duas profissões? Enquanto o engenheiro civil atua com a técnica, o arquiteto tem como foco os aspectos artísticos e estéticos das construções. Em geral, ambos os profissionais elaboram plantas e usam a criatividade para projetar espaços pensando no conforto e no bem-estar das pessoas.

Preciso saber desenhar para cursar Engenharia Civil?

O aluno não precisa, necessariamente, saber desenhar para iniciar a faculdade de Engenharia Civil. Existem disciplinas específicas que desenvolvem essa habilidade. No entanto, é indicado que o graduando tenha um mínimo conhecimento dos instrumentos que serão utilizados na rotina de estudos.

Saber manipular esquadros, réguas e compassos, por exemplo, são capacidades que auxiliam o estudante a avançar na aprendizagem. Por isso a importância de optar por uma instituição de ensino de qualidade, que ofereça toda a infraestrutura necessária para o aprimoramento profissional.

A faculdade pode oferecer atividades extracurriculares e certificações para impulsionar esse tipo de competência no aluno o mais cedo possível. Com isso, ele tem um nível de preparação maior para o mercado de trabalho e uma formação acadêmica de excelência.

Quais são as matérias de Engenharia Civil que trabalham desenhos?

A grade curricular de Engenharia Civil é ampla e diversificada. Existem disciplinas específicas de desenho técnico em que o graduando aprende sobre escalas, projeções ortogonais e demais estratégias para conseguir desenvolver a técnica da melhor forma na rotina profissional.

Basicamente, o estudante aprenderá técnicas para criar plantas, projetos e croquis. O conteúdo adquirido também serve como apoio para realizar documentações, um conhecimento que auxilia a detalhar de forma específica como será a construção.

Além disso, o aluno ainda aprende como utilizar os softwares que apoiam o desenvolvimento dos desenhos e a elaborar projetos estruturais, detalhando as instalações hidráulicas, elétricas e de gás nas obras.

Tour pela prova do Enem

Todo o conhecimento pode ser aplicado para construir edificações, fabricar máquinas e equipamentos, fazer levantamento de construções, como rodovias e ferrovias e realizar a representação de relevos topográficos.

Para complementar ainda mais a formação acadêmica, a grade curricular também apresenta matérias e atividades que auxiliam o futuro engenheiro civil a desenhar por meio de computadores. No dia a dia de trabalho, o profissional lida tanto com desenhos manuais quanto com o auxílio de softwares.

Como os programas e software apoiam o desenvolvimento dos desenhos na Engenharia Civil?

Os softwares e programas são utilizados como apoio às tarefas e atividades do engenheiro civil. Geralmente, na faculdade o aluno aprende como utilizar as tecnologias para entregar um trabalho de qualidade aos clientes.

Caso você esteja pensando em seguir nessa área, saiba que é fundamental aprender a usar adequadamente os recursos. AutoCad, Ftool, CorelDraw, Sketchup, entre outros programas podem fazer parte da rotina profissional. Eles contam com recursos que permitem mais velocidade e eficiência no trabalho.

Com isso, o engenheiro civil pode evitar erros e planejar projetos e plantas da melhor forma e com total responsabilidade. Dominando essas ferramentas, o aluno tem mais chances de conquistar diferencial, principalmente no momento de encontrar uma vaga de estágio ou emprego no mercado.

Um engenheiro civil atualmente ganha em média R$ 7.332,93*, considerando uma jornada de trabalho de 41 horas semanais. Para ter rendimentos ainda melhores, o profissional deve se capacitar e se especializar em alguma área dentro da profissão.

De fato, o salário é um quesito que pode influenciar bastante no momento de optar por uma graduação. Caso você esteja em dúvida se faz Engenharia Civil ou Agronomia, por exemplo, é preciso considerar seus interesses e se o seu perfil combina com as especificidades da carreira.

Aqui na Unopar, oferecemos o curso de Engenharia Civil nas modalidades presencial e semipresencial. Na última opção, o graduando tem aulas a distancia e atividades presenciais em uma das unidades físicas da Unopar.

Além disso, aqui na Unopar, priorizamos o desenvolvimento de habilidades e competências que são essenciais para todo engenheiro civil. Contamos ainda com as Trilhas de Carreira, que são atividades extracurriculares online com certificação que preparam o futuro profissional para atender as demandas e enfrentar os desafios do mercado.

Prepare-se para se tornar um engenheiro civil de sucesso!

Agora que você já sabe a importância do conhecimento em desenho técnico na Engenharia Civil, tenha em mente que é fundamental optar por uma faculdade de qualidade. Ela deve oferecer o suporte necessário para exercer as funções da profissão da melhor forma. Aqui na Unopar, você conta com uma infraestrutura de ponta e um corpo docente altamente qualificado.

Gostou do conteúdo? Aproveite a visita e baixe gratuitamente o nosso e-book Engenharia Civil: as principais áreas de atuação e oportunidades no mercado!

* Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 8

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados