Como é a grade curricular de Engenharia de Produção?

engenharia de produção grade curricular

A Engenharia é uma das áreas mais desejadas por estudantes. Embora todas as especialidades tenham a sua atratividade, cada um dos cursos é único. Por isso, antes de se decidir por alguma das graduações nesse campo, é essencial conhecer as matérias estudadas ao longo dos 5 anos de faculdade.

O curso Engenharia de Produção, por exemplo, é conhecido por atrair estudantes versáteis, que são bons com números e também têm facilidade na hora de se comunicar. Não à toa, a grande curricular de Engenharia de Produção reúne disciplinas diversas, fugindo do padrão de Exatas que, muitas vezes, é esperado pelos futuros profissionais.

Para ajudar você a decidir se a carreira como engenheiro de produção é o que busca, vamos mostrar como é a grade curricular de Engenharia de Produção e como as disciplinas estudadas se aplicam na rotina profissional. Acompanhe!

Administração e Economia para Engenheiros

O curso de Engenharia de Produção busca formar profissionais preparados para atuar em áreas diversas, que vão de gestão da produção e Engenharia do Produto à Logística, passando por pesquisa operacional.

Por ter uma área de atuação ampla, o objetivo da graduação aqui na Unopar é capacitar o futuro engenheiro de produção para fazer um gerenciamento de projetos completo, com foco na otimização e na melhoria dos processos.

Nesse sentido, ter na grade curricular a disciplina Administração e Economia para Engenheiros é essencial. Afinal, depois de se graduar na área, o profissional pode atuar em várias funções que exigem domínio de conceitos da Administração e da Economia, como em projetos de qualidade e Engenharia Organizacional, executando o controle de sistemas de qualidade.

Outra área de atuação em alta para esses profissionais é Engenharia Econômica e do Trabalho. Entre suas principais atribuições nesse campo estão a formulação de estratégias e monitoramento de resultados econômicos para tomadas de decisão. Nesse sentido, ter conhecimentos em Administração e Economia faz toda a diferença.

Cálculo Numérico

O engenheiro de produção é um profissional muito valorizado, principalmente, por ter conhecimentos tanto de conceitos que, tradicionalmente, são mais voltados para Humanas quanto de temas ligados à área de Exatas. Por isso, não é surpresa que uma das principais de matérias de Engenharia de Produção seja Cálculo Numérico.

Afinal, ter amplo domínio dos cálculos matemáticos contribui para a execução do trabalho do engenheiro de produção –– que precisa saber não só dominar a prática e a teoria como aliá-la aos usos tecnológicos. Seu foco deve estar no controle de processos, materiais e recursos humanos.

A capacidade de transitar tanto na gestão quanto em atividades mais específicas torna o graduado no curso um profissional valorizado no mercado. Por isso, o salário de Engenharia de Produção é atrativo: R$ 7.692,72*, podendo chegar ao teto de R$ 15.325,80*.

Desenho Técnico

O que se estuda em Engenharia de Produção precisa capacitar o futuro profissional para não só gerenciar processos como, também, exercer funções mais especializadas. Por isso, uma das disciplinas essenciais na formação de um engenheiro de produção é Desenho Técnico.

Afinal, dependendo da função que o profissional ocupar em uma empresa ele precisará ter essa habilidade desenvolvida para fazer seu trabalho. Aqui na Unopar, além de contar com essa disciplina na grade curricular, você ainda terá à sua disposição os principais softwares usados pelos engenheiros de produção no mercado:

  • Autocad;
  • Autodesk;
  • MD Solids;
  • DEV C++;
  • Simulador Máquina Universal de Ensaio;
  • SolidWorks;
  • ARENA;
  • Fluidsim.

O curso de Engenharia de Produção é oferecido na modalidade de ensino presencial. Também, há a opção de Engenharia semipresencial, que é a distância, com atividades no campus da faculdade.

Investir em Engenharia de Produção EAD é a garantia de ter acesso a uma formação de qualidade com a flexibilidade de poder estudar onde e quando quiser. A faculdade semipresencial é perfeita para poder encaixar os estudos em sua rotina e conseguir cursar as disciplinas mais técnicas e práticas no polo, interagindo de perto com os professores e com outros estudantes.

Física Geral e Experimental

Se você pensa em escolher a segunda graduação ou está prestes a prestar o primeiro vestibular em Engenharia de Produção, precisa saber também que na grade curricular do curso as matérias de Física marcam presença.

Física Geral e Experimental está entre elas. Esse tipo de disciplina é importante para a formação do futuro engenheiro de produção porque oferece todos os conceitos teóricos necessários, por exemplo, para atividades mais técnicas.

É possível usar os conhecimentos que adquiriu durante a faculdade até mesmo para trabalhar na definição e projeção do sistema de controle de qualidade das fases da produção, entre outras atividades que o engenheiro de produção pode ter que executar no dia a dia.

Gestão da Produção

A gestão da produção e a Engenharia do Produto estão entre as principais áreas de atuação de um engenheiro de produção. Por isso, a disciplina Gestão da Produção ocupa posição central na grande curricular do curso.

Ao estudar essa matéria, você certamente terá toda a preparação que precisa para atuar em projetos e em atividades estratégicas para operações e melhorias de sistemas de produção.

Aqui na Unopar, temos outro diferencial importante nesse sentido. Oferecemos com exclusividade para nossos estudantes a Aula Destaque. São conteúdos online e gratuitos, apresentados por profissionais reconhecidos em sua área de atuação. Faz toda a diferença aprender na prática com quem é referência no seu mercado, não é?

Processos de Fabricação

Outra disciplina importante na grade curricular de Engenharia de Produção é Processos de Fabricação. Durante as aulas, você aprenderá todos os conceitos necessários para, no futuro, atuar em áreas fabris.

A matéria pode ajudar também quem optar por trabalhar com pesquisa operacional. Essa é uma atuação com modelagem matemática para otimizar sistemas de produção de bens e serviços.

Agora é com você!

Em Engenharia de Produção, a grade curricular é completa e tem como objetivo formar profissionais que possam atuam em áreas diversas, como o setor de qualidade, a logística e a Engenharia de Produto.

No entanto, para se diferenciar nesse mercado, é muito importante escolher uma instituição de ensino de qualidade, que o ajude a desenvolver as características e competências necessárias para se tornar um engenheiro de produção de sucesso.

Agora que conhece a grade curricular de Engenharia de Produção, você está pronto para dar esse passo importante para cursar a faculdades dos seus sonhos, certo? Então, inscreva-se agora mesmo no vestibular Unopar!

*Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Skip to content