Engenharia de Produção ou Engenharia Ambiental? Qual curso escolher?

engenharia de produção ou engenharia ambiental

Uma carreira que apresenta diversas áreas e possibilidades de atuação é a Engenharia. Existem várias alternativas que a pessoa que opta por essa faculdade pode seguir, como Engenharia de Produção ou Engenharia Ambiental. Essas carreiras estão muito em alta e contam com um mercado de trabalho promissor e ótimas remunerações — maravilha, não é mesmo?

Apesar de contarem com disciplinas em comum, as profissões são bem distintas. Por isso, é fundamental ter em mente as diferenças para analisar qual a melhor opção e fazer a escolha certeira.

Ficou interessado e quer conhecer mais sobre as duas carreiras? Então, não deixe de ler o nosso post. Boa leitura!

Como é o curso de Engenharia de Produção?

A faculdade de Engenharia de Produção é do tipo Bacharelado e tem duração média de 5 anos. O objetivo é formar profissionais que saibam executar serviços de planejamento, otimização de processos e táticas para redução de gastos. De modo geral, a atuação dos profissionais está ligada à intenção de ampliar o rendimento e a produtividade.

Aqui na Unopar, você poderá cursar Engenharia de Produção EAD, o que proporciona maior flexibilidade de horários e redução de custos. Para preparar o estudante à altura das necessidades da carreira, a graduação investe em conhecimentos de Gestão de Projetos, Financeira, de Pessoas etc. Em relação à grade curricular, o início do curso é voltado para as matérias mais teóricas e gerais.

Após esse tempo de aprendizado mais básico, o aluno começa a estudar temas mais específicos, como:

  • Gestão da Produção e Manutenção;
  • Processos de Fabricação;
  • Planejamento Estratégico;
  • Pesquisa Operacional;
  • Logística Empresarial;
  • Ergonomia.

Na última fase da graduação, você deverá realizar um estágio obrigatório, trazendo experiências práticas do dia a dia da profissão. Ao final, é importante apresentar um TCC (Trabalho de Conclusão de Curso).

Como é a graduação em Engenharia Ambiental?

A faculdade de Engenharia Ambiental também é do tipo Bacharelado e dura 5 anos. O objetivo da graduação é a formação de profissionais aptos a criar estratégias de preservação do solo, da água e do ar. Também analisa os problemas ambientais para construir, operar e projetar sistemas de água e esgoto, respeitando sempre os limites de exploração ambiental.

O curso conta com uma grade multidisciplinar, englobando áreas como Ciências Sociais, Exatas e Biológicas. Os dois primeiros anos incluem disciplinas comuns a todas as graduações de Engenharia. Depois, são ministrados assuntos mais específicos, como:

  • Direito Ambiental;
  • Drenagem Urbana;
  • Geologia e Paleontologia;
  • Gestão de Emissões Atmosféricas;
  • Gestão de Resíduos Sólidos;
  • Hidrologia e Manejo de Bacias Hidrográficas.

Assim como no curso de Engenharia de Produção, também é importante fazer estágio remunerado e obrigatório durante a graduação e, ao final, elaborar um TCC.

Quais são as principais diferenças entre esses tipos de Engenharia?

Se chegou até aqui, deve estar em dúvida sobre qual curso escolher, certo? Como falamos, a Engenharia de Produção tem como foco a manutenção, as melhorias e a implementação de sistemas produtivos. Ou seja, ela é fundamental em todas as empresas e indústrias.

Em geral, os profissionais devem desenvolver competências de controle e organização de produtos, sabendo exatamente quanto aumentar a eficácia e a qualidade de um processo. Além disso, devem ser inovadores e flexíveis para encontrar os melhores caminhos para a produção.

A Engenharia Ambiental, por sua vez, é bastante parecida com a Produção, já que os profissionais formados também devem se preocupar com os processos produtivos das corporações. No entanto, existem diferenças entre Engenharia de Produção e Engenharia Ambiental. Uma delas é que o foco da segunda está na melhoria da qualidade de vida dos colaboradores dentro das companhias e como isso causa impactos na natureza.

Assim, o engenheiro ambiental estuda as atividades e como elas podem interferir no meio ambiente. Com os conhecimentos adquiridos em sala de aula, ele deve implementar ações que vão auxiliar a evitar o excesso de poluição do solo, da água e do ar, além de atuar na recuperação de espaços degradados.

Como é o mercado de trabalho para Engenharia de Produção?

Por conta do caráter multidisciplinar do curso, o mercado de trabalho para os engenheiros de produção é amplo e cheio de possibilidades. No ramo industrial, por exemplo, eles atuam diretamente no sistema de produção, buscando, dessa maneira, aumentar a produtividade, otimizar processos e reduzir custos. Contudo, está enganado quem pensa que a atuação se limita apenas às fábricas.

Também é possível trabalhar em diversas áreas com ótimas oportunidades profissionais, como:

  • empresas e órgãos públicos;
  • serviços, como telefonia, energia e transportes;
  • setor financeiro, como empresas e seguradoras;
  • empresas de petróleo e indústrias do setor automotivo.

Um dos motivos que mais atraem estudantes a optar por esse curso é a possibilidade de ótimas remunerações. O salário do profissional de Engenharia de Produção é de R$ 7.640,95* para uma jornada de trabalho de 43 horas semanais.

Como é o mercado de trabalho para Engenharia Ambiental?

Já o mercado de trabalho para os engenheiros ambientais também é amplo e, portanto, os recém-formados costumam conseguir um bom emprego rapidamente. As oportunidades são maiores em especialidades como tratamento de esgoto e água.

Além disso, recuperação de áreas degradadas e promoção da sustentabilidade também são campos que ganham muito destaque. Os profissionais também encontram vagas em ONGs, usinas, indústrias de energia e em órgãos de fiscalização e controle de recursos ambientais. Ficou interessado? Então, saiba que você poderá ganhar um salário médio de R$ 6.469,00* para uma jornada de trabalho de 42 horas semanais.

Independentemente da escolha entre Engenharia de Produção e Ambiental, uma coisa é certa: é importante pensar em sua qualificação antes de tudo. Opte por uma faculdade de qualidade e que ofereça uma formação inovadora e consistente.

Na Unopar, os alunos têm a possibilidade de cursar Engenharia de Produção com a ajuda de profissionais qualificados, com todo o suporte para a boa formação profissional. Além da qualidade do ensino, por meio de uma grade curricular atualizada e infraestrutura de ponta, você encontra cursos de Engenharia EAD e nas modalidades presencial e semipresencial.

Isso sem falar em diferenciais para seu ingresso na graduação e currículo, como:

Escolha a opção que mais combina com você!

Agora que já conhece a diferença entre Engenharia de Produção ou Engenharia Ambiental, saiba que para fazer a escolha certa é importante considerar as suas aptidões e o seu perfil. Por isso, analise a grade curricular dos cursos, o mercado de trabalho e conte com a ajuda de uma faculdade de excelência!

Gostou de conhecer mais sobre os cursos e quer estudar em uma instituição de ensino reconhecida e de qualidade? Então, inscreva-se no vestibular da Unopar!

*Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Skip to content