Como funciona uma entrevista online e como se preparar?

entrevista online

Você sabe o que é uma entrevista online? Como o próprio nome sugere, é uma etapa a seleção de talentos que acontece a distância, por meio de uma videochamada entre o candidato e o recrutador.

Não é de hoje que as empresas utilizam o processo seletivo online para fazer o recrutamento de profissionais. Porém, com a transformação digital, essa é uma tendência cada vez presente na gestão de RH, facilitando a vida de todos os envolvidos –– especialmente após as medidas de isolamento social da pandemia.

Então, se você deseja encontrar o emprego dos sonhos, também precisa entender a dinâmica da entrevista online e se preparar para fazer bonito, ao saber o que dizer, como se comportar e, claro, driblar pequenos contratempos que possam atrapalhar sua performance. Vamos lá?

Como funciona uma entrevista online?

Os recursos digitais estão na crista da onda dos processos seletivos na atualidade –– desde etapa de cadastramento na vaga, carta de apresentação, triagem de currículos, testes de conhecimento e psicológicos, até a entrevista online.

A ideia é que a tecnologia ofereça ferramentas de RH que otimizem os processos, evitem erros e consigam reunir os talentos mais coerentes com o perfil da organização e das funções a serem realizadas pelo contratado. 

Aí entra a entrevista online que, como vimos, é um encontro ao vivo via dispositivo digital entre o candidato e os responsáveis pela contratação. Ela tem data e hora marcadas, por meio de aplicativos determinados pela empresa (Skype, Zoom, Google Duo, plataforma institucional etc.)

Assim como nos encontros presenciais, o objetivo é conhecer o candidato, suas habilidades e se ele se encaixa no fit cultural (alinhamento com valores, missão da empresa e perfil comportamental). Pode ser que na modalidade virtual aconteça mais de uma videoconferência ― primeiro com o RH, depois com a chefia direta, por exemplo.

Além disso, conforme a área, é possível que haja algum encontro ao vivo para acertar os detalhes da contratação. Porém, se o trabalho for exclusivamente remoto, as entrevistas online terão caráter decisivo na ocupação da vaga. 

Quer saber onde encontrar as vagas de emprego dos sonhos? Saiba que estudantes da Unopar têm acesso exclusivo ao Canal Conecta, portal de empregabilidade que os leva a oportunidades com seu perfil!

Quais são as perguntas mais comuns em uma entrevista online?

A entrevista online também inclui perguntas-chaves, as quais você precisa tirar de letra, especialmente quando o recrutador as fizer de maneira a “provocar”. Separamos algumas aqui, confira.

Qual é o seu objetivo na empresa?

Esse momento confronta bastante sua carta ou mensagem de apresentação na candidatura da vaga. O recrutador deseja saber qual sua motivação para trabalhar nessa empresa. 

Se estiver sem emprego, tenha sinceridade sobre sua necessidade de recolocação no mercado e diga que se interessou pela vaga, por acreditar que será uma excelente experiência trabalhar nesse posto. Já se estiver trabalhando em outro lugar, afirme que deseja novos desafios e tem objetivos de médio e longo prazos que só serão atendidos em nova área.

Por que você acha que a empresa tem a ver com o seu perfil?

Para responder a essa pergunta, antes da entrevista online pesquise a cultura organizacional para encontrar pontos familiares com sua personalidade e estilo no trabalho. A ideia é comentar principalmente sobre suas soft skills –– habilidades comportamentais e de relacionamento interpessoal, como:

  • trabalho em equipe;
  • visão ampla e estratégica;
  • empatia;
  • boa comunicação verbal e escrita;
  • inteligência emocional.

Qual é a sua pretensão salarial?

Essa é uma pergunta que faz muita gente gaguejar. Por isso, em vez de chutar um salário, é muito mais sábio responder o seguinte:

  • se estiver em busca de recolocação profissional: diga que você tem abertura à proposta da empresa. Tenha tranquilidade quanto a isso, pois se a organização for respeitada no mercado, dificilmente ela vai se “queimar” oferecendo salários muitos baixos e poucos benefícios;
  • se estiver trabalhando: você pode revelar seu salário atual e dizer que gostaria de receber no mínimo, os mesmos rendimentos –– mas também é possível negociar.

Quais são as suas experiências na área e suas habilidades?

Essa é a hora de você se vender. Então, de maneira segura, fale seus diferenciais competitivos, como sua graduação, faculdade onde estudou, especializações, cases de sucessos, projetos, cursos realizados ou em andamento etc.

Quais são as particularidades em relação à entrevista presencial?

De acordo com Orlando Laragnoit, líder de recrutamento e aquisição de talentos para o Twitter na América Latina e Canadá, “o processo pode até ajudar os candidatos a se se sentirem mais seguros e confortáveis”. Porém, não dá para relaxar, pois a dinâmica da entrevista online tem algumas particularidades em relação à presencial, as quais podem colocar seu desempenho em cheque. Veja a lista:

  • a entrevista pode ser gravada pelos recrutadores e apresentada aos gerentes;
  • podem ser utilizados recursos de inteligência artificial para reconhecer seu nível de tensão e até se está mentindo, por meio de leitura facial;
  • assim como na entrevista presencial, os recrutadores podem solicitar uma avaliação ou teste de proficiência durante o encontro (normalmente, isso é avisado antes);
  • uma modalidade de entrevista online é por meio de vídeo gravado. Antes do encontro ao vivo, os recrutadores podem solicitar que sua mensagem de apresentação seja um vídeo com X tempo de duração;
  • é necessário ter o mínimo de recursos digitais para a entrevista (smartphone, tablet ou pc e bom acesso à internet);
  • a entrevista online pode ser utilizada em diferentes etapas do processo seletivo, inclusive, para uma análise mais aprofundada do candidato.

Como se preparar para uma entrevista online?

Entendeu a dinâmica da entrevista online? Agora, veja dicas simples para alcançar um alto desempenho.

Teste as ferramentas com antecedência

Quando receber a notificação da entrevista, veja se é preciso instalar algum aplicativo, como os citados acima. A menos que o acesso seja por meio de plataforma da própria empresa, faça um teste com alguém próximo para você se familiarizar com os recursos da plataforma.

Escolha um lugar ideal para a entrevista

Escolha para a entrevista um local tranquilo, silencioso e livre de distrações. Além disso, procure que o fundo seja neutro e organizado, a fim de manter o foco do entrevistador em você.

Prepare-se com antecedência

É importante entrar em um bom estado mental para a entrevista. Então, nem pense em passar apuros por motivos banais. Sendo assim, teste os aplicativos, confira o áudio, a conexão da internet, revise pontos importantes a serem ditos e tire os últimos 15 minutos para se concentrar.

Desative notificações de aplicativos e deixe o celular no silencioso

Livre-se de qualquer interferência de notificações, mensagens ou do toque indesejável do celular. Além disso, se estiver no computador, deixe abertos somente os aplicativos e documentos indispensáveis à entrevista.

Comporte-se da mesma maneira de uma entrevista presencial

Vista-se como se sua entrevista fosse presencial e mantenha uma postura que revele a seriedade da sua profissão. Além disso, deixe à mão seu currículo, carta de apresentação e outros dados importantes.

Quais erros devem ser evitados na entrevista online?

Por fim, veja uma lista rápida com erros comuns nas entrevistas online para você passar longe:

  • atrasar-se para o horário da videochamada;
  • conversar com outras pessoas durante a entrevista;
  • dar informações imprecisas ou evasivas, por falta de ensaio das respostas;
  • dar opiniões negativas, preconceituosas ou indiscretas;
  • deixar de agradecer pela oportunidade do encontro;
  • demonstrar intimidade excessiva;
  • falar mal de empregos anteriores, até para justificar uma demissão;
  • mentir –– lembre que a tecnologia pode detectar se há chances de você estar mentindo;
  • não compreender a descrição do cargo;
  • não pesquisar sobre a empresa contratante;
  • não saber como falar positivamente de sua personalidade e imagem profissional;
  • subestimar o recrutador com respostas exageradas sobre você;
  • usar vocabulário pobre e com gírias;
  • vestir-se inadequadamente para o cargo pretendido.

Esteja preparado!

Agora você já sabe o que é uma entrevista online. Então, observe bem essas dicas e temos certeza que seu desempenho será bem alto!

Porém, não vá embora ainda. Fique conosco mais um pouco de confira como escolher uma roupa para entrevista de emprego.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content