ESG: o que é e como vem mudando o mundo dos negócios?

profissionais olhando esg

Não é preciso atuar no mundo corporativo para perceber o quanto cresce a preocupação global com questões ambientais, sociais e de valores –– nem tanto os monetários, mais os que fazem a cultura do negócio mesmo. Por isso, entender o que é ESG pode fazer toda a diferença se você quiser se dar bem no mercado de trabalho.

O cuidado com esses assuntos vem orientando investidores, interferindo diretamente na competitividade das empresas e em como elas são vistas pelos clientes, colaboradores, parceiros comerciais e concorrentes. Por consequência, cresce a procura por profissionais com a mesma mentalidade. Será que você atende ao perfil?

Continue na leitura e aprenda mais sobre a tendência! É essencial estar atento às mudanças no mundo do trabalho para ter sucesso na carreira e a Unopar ajuda você a se preparar para o futuro!

O que é ESG?

Estamos falando de um índice que tem orientado investidores do mundo todo a tomarem suas decisões com base em 3 fatores:

  • ambientais (environmental);
  • sociais (social);
  • de governança corporativa (governance).

Se você não conhece o termo, nós explicamos: governança corporativa é o conjunto de valores, crenças, políticas e diretrizes adotadas por uma empresa. Pode ser observada no atendimento ao cliente, no treinamento dos colaboradores e na real preocupação com a saúde, bem-estar e desenvolvimento deles.

Quem investe no mercado financeiro está tomando suas decisões avaliando o comportamento das empresas pelo índice ESG. Essa já era a conduta de 80% dos investidores em 2019 segundo levantamento da Morgan Stanley, uma das maiores instituições financeiras do mundo. O percentual é 10% maior em relação a 2017.

O assunto não é interessante apenas a quem atua no ambiente corporativo. Toda pessoa que deseja ter sucesso na carreira deve ficar de olho no tema, tendo em vista que ele impacta diretamente nas competências profissionais valorizadas pelos empregadores. Por exemplo: sustentabilidade não é brincadeira, e é bom você começar a se preocupar com questões do tipo.

Como o índice ESG funciona?

De forma resumida, uma empresa vai constar no índice ESG se for bem-avaliada quanto à sua preocupação com a coletividade. O importante não é apenas ser rentável, mas ter a lucratividade com boas condutas nos três níveis. Veja alguns exemplos:

  • ambiental: fazer a gestão de resíduos, calcular riscos aos meio ambiente (como na construção de uma usina hidrelétrica) e ter ações de reciclagem de materiais;
  • social: promover a diversidade no quadro de funcionários, investir em benefícios para melhorar a qualidade de vida dos colaboradores e estimular ações da equipe em causas de filantropia;
  • governança: fazer gestão de talentos, ter uma cultura forte de prevenção a acidentes de trabalho e compliance estruturado.

Que tal alguns exemplos práticos para entender melhor como funciona o ESG? A Natura preenche todos os requisitos. Ela está entre as empresas mais sustentáveis do mundo: ela é 100% carbono neutro, não realiza testes em animais e tem o Programa Amazônia, um empreendimento socioambiental.

Fique de olho em iniciativas como essa se você faz ou deseja fazer o curso de Ciências Econômicas na Unopar. Os cálculos são essenciais, mas cresce a preocupação do mundo todo com questões ligadas à preservação da natureza, bem-estar social e boas práticas corporativas. Tais fatores são cada vez mais importantes em organizações do setor público e privado.

Quais são os impactos do ESG no mundo dos negócios?

A essa altura, você já deve ter entendido o quanto as empresas ganham aliando lucratividade ao cuidado com assuntos de interesse coletivo. Ser sustentável, desenvolver responsabilidade social e agir eticamente com valores positivos deixou de ser uma opção para se tornar uma exigência a quem quer sucesso no mercado.

Muita gente não compra produtos de marcas que fazem testes em animais. Um escândalo de pagamento de propina afasta fornecedores, parceiros e investidores. Desastres como o vazamento da barragem da mineradora Vale em Brumadinho mancham o nome do empreendimento, sem falar dos estragos irreparáveis às pessoas e à natureza.

O ESG no mundo dos negócios garante a prosperidade daqueles que se preocupam com a humanidade e não buscam o lucro a qualquer custo. Já ouviu falar do projeto da Adidas com uma ONG chamada Parley? A empresa alemã desenvolveu uma linha de produtos feitos com plástico retirados do oceano.

Marcas nacionais também vêm mostrando preocupação com questões sociais no período da pandemia. Veja quais são elas e as ações que adotaram nos últimos tempos:

  • Magazine Luiza: doou R$ 10 milhões no combate ao Coronavírus e criou um botão de pânico no app para mulheres vítimas de violência doméstica denunciarem os abusos, que cresceram absurdamente durante o isolamento social;
  • Ambev: usou a linha de produção para produzir álcool em gel e máscaras de proteção no lugar das bebidas, e fez a doação dos itens às secretarias estaduais de saúde.
  • iFood: aplicou R$ 50 milhões em fundos para ajudar restaurantes locais a superarem a crise.

Como o ESG influencia o mercado de trabalho?

A conduta das empresas é importante para a prosperidade delas no mundo dos negócios, certo? Então, nada mais justo que responsabilidade social, preocupação com o meio ambiente e valores éticos sejam cobrados dos profissionais que atuam ou pretendem atuar nesses empreendimentos.

O curso de Ciências Contábeis é uma das portas de entrada para o mundo corporativo. Mas não basta ser bom com números e conhecer bem os tributos se quiser ser contratado. O ESG no mercado de trabalho exige do candidato a formação humana, tão estimulada pela Unopar em seus alunos.

Desenvolvemos em você esse olhar social tão buscado pelos empregadores enquanto capacitamos com ensino de alta qualidade. Assim, o conhecimento técnico de quem faz o curso de Gestão Ambiental, por exemplo, é aliado à preocupação com a sustentabilidade –– e você pode trabalhar na construção civil reduzindo impactos à natureza, por exemplo.

A Unopar ainda estimula a empregabilidade, colocando os estudantes em contato com as melhores oportunidades no mercado de trabalho com o Canal Conecta, exclusivo para nossos alunos. Oferecemos infraestrutura completa para você se preparar com excelência para um futuro profissional de sucesso, tanto na modalidade de ensino presencial quanto na EAD (100% online ou semipresencial).

Entendeu o que é ESG? A informação é útil para você desenvolver competências valorizadas no mundo dos negócios e ganhar impulso na carreira. Envolva-se em questões ligadas ao meio ambiente, governança corporativa e responsabilidade social. São valores cada vez mais procurados pelos empregadores.

Se você gostou das informações não deixe de compartilhar o post nas redes sociais com seus contatos!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content