Entenda o espaço da mulher no mercado de trabalho hoje

mulher no mercado de trabalho

Desconto nota do Enem

Há muitas interpretações sobre o que é ser mulher. Assim como na Física, esse tipo de entendimento depende bastante do referencial. De um lado, por exemplo, temos as próprias mulheres, cheias de força e garra. De outro, temos pessoas que, por muitos anos, limitaram o potencial dessas profissionais, minimizando o espaço da mulher no mercado de trabalho.

Essa é uma questão histórica que tem raízes profundas em nossa sociedade. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2019 as mulheres ainda ganhavam 20,5% a menos do que os homens. No mesmo ano aconteceu, inclusive, um sensível aumento na desigualdade salarial entre os gêneros.

Dito isso, ficam algumas dúvidas: afinal, qual é o lugar da mulher no mercado de trabalho atualmente? Como esse grupo pode se qualificar e buscar reduzir essa injustiça no âmbito salarial? A seguir, discutiremos isso de modo mais aprofundado. Por aqui, discutiremos:

  • Qual é a realidade da mulher no mercado de trabalho?
  • Quais são os mercados em que as mulheres estão mais presentes?
  • Qual é a média salarial das mulheres atualmente?
  • As mulheres ocupam os cargos de C-Level?
  • Qual é a realidade das mulheres empreendedoras no Brasil?
  • Como uma mulher pode se preparar para o mercado de trabalho?

Boa leitura!

Qual é a realidade da mulher no mercado de trabalho?

Em 1981, Erasmo Carlos lançou sua música chamada “Mulher”. Na letra da canção, há uma informação importante. Ele diz: “Dizem que a mulher é o sexo frágil, mas que mentira absurda!”. Infelizmente, mais de três décadas depois, essa ainda é a visão que muitos empregadores têm sobre o grupo feminino.

Questões tipicamente femininas — como a gestação e, até mesmo, a tensão pré-menstrual — são frequentemente mencionadas como razão para que as mulheres sejam menos contratadas e tenham salários consideravelmente menores do que seus colegas homens em cargos iguais. Apesar disso, é comprovado que mulheres têm uma jornada dupla e trabalham quase o dobro quando comparadas aos homens.

Quais são os mercados em que as mulheres estão mais presentes?

De acordo com dados levantados pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 2018, a participação da mulher no mercado de trabalho é cerca de 26% menor do que as dos homens. Isso mostra que elas ainda não ocupam todos os mercados e são preteridas em relação aos colegas do sexo masculino.

Quando falamos sobre cargos de chefia ou de destaque em hierarquias corporativas, esse número é ainda mais desolador: apenas 5% dessas vagas pertencem às mulheres. No Brasil, as áreas de serviços, comércio e educação têm uma participação feminina mais relevante. No entanto, as outras vagas ainda são, majoritariamente, preenchidas por homens.

Qual é a média salarial das mulheres atualmente?

De acordo com tudo o que foi visto até o momento, é fácil perceber que a média salarial feminina é sensivelmente menor quando comparada à dos homens. Em 2018, por exemplo, de acordo com os dados do IBGE divulgados pelo UOL, enquanto um colaborador do sexo masculino ganhava R$ 2.410,00, uma mulher recebia apenas R$ 1.868 ao mês.

Esse valor, no entanto, depende muito do campo de atuação do profissional. Em áreas como a Medicina, por exemplo, a desigualdade salarial também é presente. Na verdade, as mulheres, apesar de serem a maioria da população com ensino superior completo, ainda recebem menos do que os homens, de acordo com o estudo Estatísticas de Gênero, também do IBGE.

As mulheres ocupam os cargos de C-Level?

Cargos C-Level são os cargos executivos de alto escalão em empresas, como os chamados CEO. Frente a todas essas informações que trouxemos ao longo de nossa conversa até aqui, é possível que você já tenha percebido a resposta para essa pergunta.

Em 2019, por exemplo, apenas 13% das empresas do Brasil tinham mulheres em cargos de alto destaque, de acordo com dados divulgados pela revista Valor Econômico. Essa é, sem dúvidas, uma realidade que precisa ser mudada para que a igualdade seja alcançada em altas posições hierárquicas nas empresas.

Tour pela prova do Enem

Qual é a realidade das mulheres empreendedoras no Brasil?

Mulheres são conhecidas por serem criativas, imaginativas e cheias de força de vontade. Esses são os ingredientes perfeitos para o empreendedorismo, área que tem sido uma escolha marcante no mercado de trabalho feminino no Brasil. Elas têm, inclusive, aberto muito mais negócios novos do que os homens.

Isso, é claro, não significa que os caminhos para se tornar um empreendedor de sucesso não sejam cheios de desafios. No entanto, cada vez mais, encontramos novas mulheres para nos inspirar em relação à abertura de seus próprios negócios!

Como uma mulher pode se preparar para o mercado de trabalho?

Agora, veremos algumas dicas para que uma mulher possa se colocar no mercado de trabalho de forma mais expressiva, contrariando as estatísticas e iniciando a própria revolução pessoal. Vamos lá?

Estude muito

Nossa primeira dica para que o sucesso profissional seja alcançado por uma mulher é: estude muito! E, nesse sentido, não estamos falando apenas sobre as matérias do ensino médio e conteúdos da escola.

É preciso, também, estudar muito sobre a história e sobre o papel da mulher na sociedade, contribuindo, assim, para a criação de uma identidade mais concreta que possibilitará, no futuro, a conquista de mais espaços por esse grupo.

Busque uma formação acadêmica

Depois, a recomendação é: se especialize. A graduação é um importante diferencial competitivo para todas as pessoas e se torna ainda mais relevante para as mulheres. E, hoje em dia, existem diversas modalidades de ensino que facilitam a obtenção do diploma.

Além de ser importante para melhorar o currículo e torná-lo mais atraente, uma formação acadêmica também possibilita a ampliação dos conhecimentos e favorece experiências que tornam a mulher ainda mais dona de si.

Procure alternativas para otimizar o tempo

Como pudemos perceber ao longo de nosso bate-papo, o mercado pode ser cruel para as mulheres. O preconceito nasce, muitas vezes, a partir de características biológicas e construções sociais, que presumem que cabe unicamente ao sexo feminino a responsabilidade pelos cuidados com a casa e com os filhos.

Felizmente, é possível unir o útil ao agradável e conciliar filhos e estudos. Uma boa maneira de conseguir isso é optando pelo ensino a distância, que é reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) — portanto, tem um diploma válido —, e permite muito mais autonomia nos estudos.

Escolha uma boa faculdade

Por fim, uma dica fundamental: sempre opte por uma boa faculdade online, que seja referência no EAD e possa fazer de sua experiência acadêmica uma jornada repleta de aprendizados e possibilidades. A Unopar, nesse cenário, se destaca como uma excelente escolha.

Além de contarmos com inúmeras opções de curso, com toda a infraestrutura tecnológica e com os melhores professores do mercado, temos uma parceria com o Canal Conecta, que a deixará devidamente encaminhada para conseguir as melhores vagas disponíveis em sua área.

Hoje, descobrimos um pouco mais sobre a realidade da mulher no mercado de trabalho no Brasil (e, claro, no mundo). Infelizmente, esses são dados negativos, mas que podem ser mudados com a união da força e da perseverança feminina com uma educação de qualidade e a conscientização social acerca de seu valor.

Conhece mulheres e homens incríveis que deveriam saber essas informações? Então, compartilhe este artigo com eles! Assim, outras pessoas também saberão sobre a realidade da mulher no mercado de trabalho e poderão trabalhar com as próprias ferramentas para mudar esse cenário.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 39

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados