Entenda o perfil ideal para se tornar estudante de Fisioterapia

estudante de fisioterapia

Decidir o rumo acadêmico de nossas vidas é, certamente, uma tarefa difícil. Ou, pelo menos, é algo que deve ser levado muito a sério. Por isso, precisamos considerar uma série de fatores, como as oportunidades profissionais, a remuneração e, claro, o perfil do trabalhador daquela área.

Por isso, preparamos um artigo especial para você, que quer descobrir o perfil do estudante de Fisioterapia. Esse é um cuidado importante para saber quais características e habilidades precisará trabalhar ao longo da faculdade!

Por isso, se você tem a intenção de fazer um Bacharelado de Fisioterapia, confira as informações passadas a seguir e saiba, também, como a Unopar pode ajudá-lo a ser um fisioterapeuta de sucesso. Boa leitura!

Quais são as características do perfil do estudante de Fisioterapia?

Existem competências comuns entre os alunos desse curso: algumas que já se desenvolvem durante toda a vida e outras que são aprimoradas em uma graduação em Fisioterapia. Veja exemplos!

Empatia e boa capacidade de comunicação

Um dos pilares da Fisioterapia é o cuidado com os seus pacientes. E, para exercer essa função da melhor forma possível, é essencial que o fisioterapeuta tenha boas capacidades de empatia diante de situações diversas!

Além disso, se comunicar com clareza é também muito importante. Vale a pena ressaltar que a comunicação vai muito além da capacidade de falar. Ela abrange, também, a habilidade de escutar e interpretar aquilo que é relatado pelos pacientes.

Atenção à saúde e cuidados básicos

Os cuidados básicos são aqueles que, muitas vezes, passam despercebidos em nosso dia a dia. A denominação de base, na área da saúde, nos remete àquilo que é essencial. Por isso, são detalhes que não podem ser deixados de lado!

É muito importante que o estudante tenha uma boa capacidade de observação e saiba interpretar aquilo que vê de forma rápida e eficiente. Tudo isso será desenvolvido ao longo do curso com a aplicação da teoria nas aulas práticas e estágios.

Observação de evidências científicas

Outra característica importante ao perfil do fisioterapeuta é a capacidade de estar sempre atento às novidades e evidências científicas, associando-as ao seu dia a dia na prática em estágios.

Assim como acontece a estudantes de outras áreas do segmento da saúde, é essencial que o futuro fisioterapeuta tenha uma preocupação em se atualizar e se manter sempre por dentro das tendências e novidades divulgadas em revistas e publicações científicas.

Disposição física e equilíbrio emocional

O trabalho de um fisioterapeuta nunca para. Independentemente de qual seja a sua área de atuação, ele estará sempre em movimento. Por isso, disposição física é fundamental para dar conta da carga de trabalho e de todas as atribuições desse profissional.

Além disso, o trabalho emocional também é muito importante. Ainda que a empatia seja crucial, é interessante trabalhar o distanciamento e aprender a lidar com as emoções com maturidade e responsabilidade. Tenha sempre isso em mente ao longo de sua graduação!

Capacidade de administração e liderança

Muitos fisioterapeutas atuam de forma autônoma, sendo os seus próprios chefes e guiando as próprias carreiras. Por isso, habilidades de empreendedorismo e liderança também fazem parte do perfil desse estudante –– e trabalhá-las na faculdade é uma boa pedida.

O trabalho em equipe, no entanto, não pode ser ignorado. Pode ser que você precise liderar outras pessoas ou atuar ao lado delas em muitos momentos de sua carreira. Sendo assim, busque o equilíbrio e desenvolva habilidades diferentes em sua graduação!

Educação e atualização permanentes

Por fim, uma característica essencial para o estudante de Fisioterapia é o amor pelo aprendizado. Esse profissional deverá estudar sempre, até o fim de sua carreira. E não são poucas as horas dedicadas ao estudo, hein?

A atualização pode ser feita de várias formas, como cursos de aprimoramento, pós-graduações, especializações, palestras e simpósios. Tudo é válido para aprender! E essa qualificação começa logo na faculdade. Por isso, fique de olho!

Como a Unopar pode ajudar nesse processo?

Para saber tudo sobre Fisioterapia, é preciso escolher bem a instituição de ensino em que vai se formar. Nesse sentido, vale priorizar uma faculdade que atenda às suas necessidades de aprendizado e esteja apta a oferecer o que um estudante precisa para se qualificar. E a Unopar é esse lugar!

Cheia de diferenciais, temos uma preocupação grande com os seguintes pontos:

  • infraestrutura;
  • qualificação do estudante e do corpo docente;
  • implementação de metodologias modernas de ensino;
  • complemento ao aprendizado de sala de aula;
  • uso da tecnologia na educação;
  • capacitação multidisciplinar;
  • desenvolvimento ativo de habilidades ao longo de todo curso.

Além disso, oferecemos também formas de ingresso variadas e várias opções de bolsas, convênios e descontos. Tudo isso para dar mais chances de você começar um curso superior e alavancar a sua carreira!

Também existe uma parceria entre a Unopar e o Canal Conecta, portal de empregabilidade com vagas exclusivas nas melhores empresas do país. É muito mais oportunidade de desenvolvimento na rotina de estudos de Fisioterapia!

Como funciona a faculdade de Fisioterapia?

A faculdade de Fisioterapia tem duração de 5 anos (10 semestres) e é oferecida no presencial e no semipresencial –– modalidade a distância, com atividades presenciais.

A grade curricular do curso é pensada para preparar o estudante para atuar nas mais diversas áreas da Fisioterapia após sua formação. Em ambas modalidades, as disciplinas são equivalentes e adaptadas ao modo como são ensinadas, com diploma bastante apreciado no mercado.

Algumas das áreas em alta de atuação para esse profissional são:

Ah! Não podemos deixar de mencionar a remuneração para essa carreira, não é mesmo? Um recém-formado na área pode esperar salários que giram em torno de R$ 3.000*. Esse valor tende a aumentar conforme o fisioterapeuta consiga mais experiência e faça cursos e especializações!

Chegou o seu momento!

Não perca mais tempo! Agora que você já sabe quais são as competências que fazem parte do perfil do estudante de Fisioterapia, é a hora de investir no seu futuro e fazer parte da próxima geração de fisioterapeutas do mercado!

Para isso, dê o primeiro passo agora mesmo e se inscreva no vestibular de Fisioterapia da Unopar!

*Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Skip to content