Faculdade de 2 anos a distância: afinal, vale a pena?

faculdade de 2 anos ead

Desconto nota do Enem

Já pensou em fazer uma faculdade de 2 anos a distância? Essa modalidade de curso superior é chamada de Tecnólogo e conta com algumas vantagens em relação a outros tipos de graduação. Uma delas é o menor tempo de duração, que ajuda o aluno a ingressar mais rapidamente no mercado de trabalho.

Mas será que realmente vale a pena fazer uma faculdade de 2 anos? Se você está interessado em fazer uma graduação, mas também tem essa dúvida, então este post é para você! A seguir, vamos explicar o que é e como funciona um curso de Tecnólogo EAD, se o diploma tem validade e as vantagens dessa modalidade. Confira!

O que é a faculdade de 2 anos a distância?

Também chamada de Tecnólogo, a faculdade de 2 anos é uma modalidade de curso de nível superior. Apesar dos nomes parecidos, o Tecnólogo não é um curso técnico de nível médio. Na verdade, trata-se de um tipo de graduação, sendo reconhecido como curso superior tanto quanto as faculdades de 4 anos.

Assim, a validade do diploma de Tecnólogo é a mesma das graduações de Bacharelado e Licenciatura. Depois de formado, o aluno pode fazer especialização, MBA, mestrado, doutorado e até prestar concursos públicos.

Contudo, existem algumas diferenças. Além do menor tempo de duração, a faculdade de 2 anos tem como foco o mercado de trabalho. Por isso, apresenta uma abordagem mais objetiva e prática, especializada para a atuação profissional.

Sendo assim, o principal objetivo é qualificar o aluno para a sua área de atuação. A vantagem é que isso garante maior empregabilidade, rápida inserção no mercado ou upgrade na carreira.

Além disso, a faculdade de 2 anos a distância tem a mesma validade das graduações presenciais de 4 anos, o que confere ainda mais benefícios ao aluno. Mas para isso, lembre-se: é fundamental que você escolha uma faculdade EAD reconhecida pelo MEC para garantir a qualidade do ensino.

Aqui na Unopar, nosso sistema educacional tem duas modalidades a distância: a semipresencial e a 100% online. Tais metodologias de educação são aprovadas pelo MEC, garantindo excelência em nossos cursos.

Como funciona o Tecnólogo EAD?

Como você viu, o Tecnólogo a distância é um curso de curta duração. Ele abrange todo o conteúdo necessário em menos tempo que a graduação tradicional. Essa modalidade dura 2 anos ou no máximo 3, tendo uma carga horária que varia de 1.600 a 2.400 horas.

O menor tempo de curso é possível porque, como dissemos, o Tecnólogo EAD tem foco nas demandas do mercado de trabalho. Assim, a grade curricular do curso é focada mais em disciplinas técnicas e práticas, e menos na parte teórica.

Dessa forma, é possível direcionar o aprendizado às práticas necessárias para desempenhar a profissão escolhida. Sendo mais específico do que uma graduação convencional, o curso de Tecnólogo também contribui para que o aluno se torne um especialista em sua área de estudo.

Por exemplo, enquanto no Bacharelado de Administração a formação é mais ampla, no Tecnólogo, o aluno pode escolher a área específica em que deseja se formar, como Gestão Comercial, Gestão Financeira ou Comércio Exterior.

Tour pela prova do Enem

O curso de Tecnólogo pode ser oferecido de duas formas: presencialmente ou a distância. Dentro da modalidade EAD, há cursos como o de Gastronomia, que exigem mais disciplinas práticas. Para isso, a Unopar oferece laboratórios nas unidades físicas e polos de apoio presencial.

Na faculdade a distância, as aulas são disponibilizadas em plataformas virtuais, e o aluno pode acessá-las de qualquer lugar a qualquer hora. Também há interação por meio de chats e fóruns com professores e tutores EAD para discutir os conteúdos e tirar dúvidas. Apenas algumas atividades, como provas finais e apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso, exigem a presença do aluno na faculdade.

Com o curso de Tecnólogo EAD, ao ser responsável pelos seus estudos, você ainda aprimora habilidades como organização, autonomia e proatividade. Isso é muito positivo, já que competências como essas são bastante valorizadas no mercado.

Quais as vantagens dessa modalidade?

Como vimos, a maior vantagem da faculdade de 2 anos a distância é o fato de ser mais curta, o que facilita a conquista de uma boa vaga no mercado de trabalho. Mas não é só isso! O Tecnólogo EAD tem muitos outros benefícios. Veja alguns deles!

Foco no mercado de trabalho

Como a abordagem é voltada para a prática profissional, o aluno sai muito mais preparado para o mercado. Por isso, o Tecnólogo a distância é bastante recomendado para quem quer se especializar em determinada área ou alavancar a carreira.

Quem, por exemplo, já atua na área de RH pode fazer o Tecnólogo de Gestão de Recursos Humanos para aprimorar os conhecimentos e conseguir cargos mais altos. Ou quem deseja entrar para o setor de Marketing pode fazer a faculdade de Marketing a distância em menos tempo e logo já começar a trabalhar na área.

Flexibilidade de horários

Aliado à modalidade de Tecnólogo, o ensino a distância traz ainda mais benefícios. Na faculdade EAD, você pode escolher o melhor horário para estudar e o local que desejar. Além de oferecer mais praticidade, essa flexibilidade é excelente para o aluno conciliar estudo e trabalho em uma rotina corrida.

Menor investimento

A faculdade de 2 anos a distância também tem a vantagem de ser mais acessível. Primeiro porque a duração é menor. Segundo porque os cursos de Tecnólogo EAD são mais em conta do que os presenciais.

Assim, você consegue economizar tanto na mensalidade quanto nos gastos com transporte, alimentação e materiais. Tudo isso recebendo a mesma qualidade dos demais tipos de graduação.

Diploma de faculdade

Além de todas essas vantagens, com o Tecnólogo a distância, você conquista o tão sonhado diploma com muito mais facilidade. E, tendo uma formação de nível superior, você terá mais reconhecimento no mercado. Consequentemente, isso significa melhores oportunidades de salário e de emprego.

Com tantas vantagens, dá para perceber que uma faculdade de 2 anos a distância vale muito a pena, concorda? Seus benefícios podem ser vistos não apenas na formação acadêmica do aluno, mas também no campo profissional.

Se você se interessou por essa modalidade, saiba que, na Unopar, nós oferecemos várias opções de cursos Tecnólogos nas mais diversas áreas. E agora que você já sabe como funciona a faculdade de 2 anos a distância, aproveite para descobrir como conseguir uma bolsa de estudos EAD!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 207

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados