Existe faculdade de 1 ano a distância? Entenda!

estudante de faculdade a distância

Desconto nota do Enem

Entrar no mercado de trabalho e conseguir uma boa colocação é uma prioridade para muitas pessoas. No entanto, o candidato precisa destacar-se em relação aos concorrentes e, para isso, nada melhor do que contar com um curso superior no currículo. Que tal, então, uma faculdade de 1 ano a distância? Essa opção existe?

Infelizmente, a resposta é não. Não há nenhum curso superior com uma duração tão curta. No entanto, há opções que não chegam a levar os 4 ou 5 anos de uma faculdade tradicional. Assim, você pode somar o benefício dessa adição em seu currículo à rapidez na graduação com todos os benefícios.

Mas afinal, quais são essas alternativas? Como elas funcionam e quais são as suas características? A seguir, falaremos mais sobre a modalidade Tecnólogo e sobre a eliminação de matérias em uma segunda graduação, o que faz com que o aluno se forme mais rapidamente. Boa leitura!

Como funcionam as faculdades a distância?

O ensino a distância — ou apenas EAD, como é conhecido — é uma modalidade de ensino que tem ganhado cada vez mais adeptos no Brasil. Esse é um método muito interessante e que traz uma série de benefícios para o estudante, como a possibilidade de conciliar a vida pessoal e o trabalho com os estudos.

Aqui na Unopar, há dois tipos de ensino EAD: o totalmente online — no qual o aluno só frequenta o polo presencial para a realização de provas e de algumas atividades isoladas — e o semipresencial — modalidade que tem a maioria das matérias ministradas online, mas algumas também feitas de forma presencial.

O ensino a distância é devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação e, portanto, válido. Seu diploma é valorizado no mercado, pois permite que os empregadores observem a capacidade de autoconhecimento e de disciplina de seus candidatos a partir dele. Além disso, esse tipo de faculdade conta com estágios e trabalho de conclusão de curso, como as graduações presenciais.

O Tecnólogo — também conhecido como graduação tecnológica — é uma modalidade de ensino superior. Por esse motivo, ele não deve ser confundido com os cursos técnicos, que não têm a validade de uma faculdade, sendo cursos de nível médio. Essa é uma confusão muito comum!

Algumas das principais características do Tecnólogo são a especificidade do ensino e a curta duração dos cursos. Aqui, o estudante aprende um ofício de forma direcionada, direta e objetiva em um período de cerca de 2 a 3 anos, ao contrário da média de 4 e 5 anos observada em faculdades do tipo Bacharelado e Licenciatura.

A grande maioria dos cursos Tecnólogos são voltados para a capacitação em profissões em alta no mercado. Por isso, a colocação do recém-formado nesse tipo de modalidade costuma ser rápida e bastante eficaz, o que os torna ainda mais atrativos.

O que é a eliminação de matérias na segunda graduação?

Investir em uma segunda graduação pode ser uma boa estratégia para a sua carreira. Se elas forem de áreas correlatas, então, melhor ainda! Isso demonstra uma grande vontade de aprender sempre mais e um comprometimento especial com a vida profissional. Além disso, é claro, contribui para o aprendizado mais abrangente sobre uma determinada área de interesse.

Tour pela prova do Enem

E o melhor de tudo: é muito simples conquistar esse objetivo! O aluno que já é graduado em uma faculdade, inclusive, tem uma série de benefícios. Ele pode conseguir descontos ou até mesmo deixar de precisar prestar o vestibular para ingressar em um novo curso.

Outra vantagem é a eliminação de uma série de matérias, ainda mais se as duas faculdades forem relacionadas uma à outra. Isso diminui consideravelmente o tempo necessário para o recebimento do diploma, fazendo com que o estudante possa ter um grande diferencial em seu currículo muito em breve.

Como ocorre essa eliminação de matérias?

A eliminação de matérias é um processo feito entre o aluno e a instituição de ensino. Para isso, é fundamental que alguns documentos sejam separados. A relação dependerá de faculdade para faculdade, mas, normalmente, inclui o histórico da graduação e a documentação sobre as disciplinas cursadas.

Esse passo é muito importante para que os responsáveis pela graduação possam analisar a existência da equivalência entre as matérias. Muitos fatores são, aqui, levados em consideração, como a carga horária e os conteúdos vistos ao longo das aulas. É fundamental que eles sejam bem parecidos para que exista a garantia de que o aluno não precise mais dessas aulas.

Se tudo bater e for compatível, pronto! Você receberá uma notificação que o avisará sobre o concedimento da equivalência e, portanto, sobre a eliminação das matérias que forem equivalentes entre si. Matérias que forem “travadas” por elas serão automaticamente liberadas e, assim, o curso poderá ser concluído bem mais cedo.

É possível, então, fazer uma faculdade de 1 ano a distância?

Ainda que não exista, na prática, uma faculdade que dure apenas um ano, é possível concluir uma graduação em períodos bastante reduzidos. Com o Tecnólogo ou a eliminação de matérias que citamos, é fácil terminar um curso superior em cerca de 2 ou 3 anos.

Se os dois mundos se unirem, então, fica ainda melhor! Já pensou em começar um Tecnólogo e tentar eliminar algumas matérias nesse processo? O que já é uma graduação de tempo reduzido torna-se ainda mais rápida!

Por isso, mesmo que a obtenção do diploma não aconteça em um ano, é perfeitamente possível formar-se de modo mais rápido e com muita qualidade. A dica é sempre optar por uma faculdade que seja referência no ensino em sua área. Quando falamos sobre ensino a distância, a Unopar é o nome que melhor representa esse cenário.

Agora que você já sabe se é ou não possível fazer uma faculdade de 1 ano a distância, não deixe de se preparar para dar esse novo passo em sua carreira! Um curso superior, independentemente de ele ser a sua primeira ou segunda graduação, é fundamental para o currículo. Por isso, considere esse investimento.

Para saber mais esse assunto, confira o nosso artigo sobre o que os melhores currículos têm em comum e aprenda novas dicas para destacar-se em meio à concorrência acirrada no mercado de trabalho!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.9 / 5. Número de votos: 40

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados