Farmácia Biológica: o que é e como atuar na área?

farmácia biológica

A Farmácia Biológica é uma área que atua na elaboração de fórmulas manipuladas de modo individual para cada paciente. Nesse nicho, também conhecido como Farmácia Magistral ou Farmácia de Manipulação, o profissional autorizado a produzir as fórmulas é o farmacêutico de manipulação.

Para ingressar nesse meio, é preciso obter o Bacharelado em Farmácia e, depois, fazer uma especialização. Se você sonha com uma vida melhor para família, preste atenção neste post!

Aqui, vamos contar o que é Farmácia Biológica e como ela pode mudar seu futuro. Bateu aquela vontade de saber mais? Não tem problema! Continue a leitura e confira! 

Qual é o objetivo da Farmácia Biológica?

A principal função da Farmácia Biológica é transformar produtos de forma praticamente artesanal. Afinal, os medicamentos são feitos pelas mãos do farmacêutico de manipulação sem os recursos dos grandes laboratórios.

Para o paciente, a principal vantagem é a possibilidade de um tratamento altamente personalizado.

O que faz um profissional nessa carreira?

Na área de Farmácia, existem mais de 70 modalidades diferentes para o exercício profissional. Ou seja, há quase uma centena de opções distintas distribuídas em dimensões de Biologia e de Química.

Mas não é só isso: sobra espaço para atuar em Fiscalização, Atendimento à lei do setor, além de questões sociais e culturais, como o comportamento dos consumidores e seus respectivos desejos por este ou aquele produto.

Assim, quando pensamos sobre o que é Farmácia Biológica, devemos ter um olhar para as suas múltiplas facetas. Em outras palavras, o farmacêutico de manipulação faz muitas coisas diferentes:

  • dosa os elementos de um remédio;
  • testa a mistura de compostos;
  • produz sachês;
  • conhece de técnicas de encapsulação;
  • domina profundamente a combinação de substâncias e muito mais.

Como é o mercado de trabalho em Farmácia Biológica?

A Farmácia Biológica é uma carreira bastante valorizada pelo mercado de trabalho, uma vez que os pacientes gostam de customizar os tratamentos. Além disso, com o surgimento de novas tecnologias, os profissionais desse nicho têm cada vez mais condições de criar fórmulas com elevada eficiência. As matérias-primas também estão sofisticadas e potentes.

Mais uma boa notícia: O salário de quem faz Farmácia é bem interessante. Afinal, a média de vencimentos da categoria é de R$ 3,5 mil*, três vezes maior do que o salário mínimo, por exemplo.

Agora, se você gosta muito de pesquisa e desenvolvimento, dê uma olhada também no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas antes de tomar a sua decisão. No entanto, o foco deste post é mesmo a Farmácia Biológica. Portanto, vamos conferir as chances de carreira nesta área? Acompanhe a seguir:

  • laboratórios de produção: o especialista pode atuar em pequenos laboratórios ou em farmácias de manipulação, confeccionando fórmulas e gerenciando as atividades desses estabelecimentos;
  • Consultoria sobre cumprimento à legislação: outra maneira de trabalhar com Farmácia Biológica é dando orientações a empresas sobre a legislação que envolve o setor. Afinal, muitos dos insumos e produtos estão sob rígido controle dos órgãos de fiscalização;
  • qualificação de fornecedores: empresas e farmácias magistrais precisam de pessoal para treinar seus fornecedores a fabricar a matéria-prima dentro de certos padrões;
  • monitoramento do ciclo de vida dos manipulados: outra vertente é atuar no correto armazenamento dos produtos, garantindo a sua eficácia. Nesse caso, também incluem as atividades para controlar o descarte de resíduos e de produtos com data de validade expirada;
  • controle de qualidade: confere a concentração dos químicos, a dosagem, a compatibilidade entre diferentes elementos, a dose e a forma de consumo pelo paciente;
  • auditoria sanitária: atua como fiscal em órgãos públicos ou em empresas privadas para prepará-las para as inspeções desses agentes de controle.

Como se tornar um farmacêutico biológico?

Bom, não adianta só falar das vantagens da carreira sem mencionar o que se deve fazer para ingressar nela, não é mesmo?

Nesse sentido, saiba que a Farmácia Biológica requer uma pós-graduação em manipulação magistral. Afinal, o farmacêutico precisa de um profundo conhecimento, o que exige bastante estudo. Observe alguns dos conhecimentos indispensáveis para o sucesso nessa carreira:

  • Farmacotécnica;
  • Gestão farmacêutica;
  • Gerenciamento de pessoas;
  • Empreendedorismo;
  • Legislação sanitária específico da área;
  • Normas para prescrição de medicamentos.

Entretanto, antes de partir para a especialização, você terá de concluir a graduação no curso de Farmácia. Na faculdade, você receberá todo o embasamento essencial para absorver o conteúdo da pós.

Porém, é importante não se limitar ao que é ensinado na graduação. Por esse motivo, acompanhe as notícias do segmento, leia livros e siga os grandes nomes da Farmácia Biológica nas redes sociais.

Infelizmente, a concorrência pelas melhores vagas é acirrada. Apesar dessa necessidade de se dedicar, muitos alunos sofrem com a falta de tempo. Assim, conciliar o trabalho e os filhos com o estudo pode parecer impossível em certos instantes. Mas para tudo tem remédio!

Assim, uma das saídas para resolver o problema da vida corrida é a modalidade EAD. Afinal, ela também é reconhecida pelo MEC e não deixa nada a desejar para a graduação convencional. Caso prefira um meio-termo, saiba que o curso de Farmácia semipresencial é bom também. Ou seja, nada justifica adiar seus sonhos!

Qual a importância da escolha da faculdade?

Não adianta apenas pensar na enorme quantidade de vagas em Farmácia Biológica, porque o mercado é exigente. Desse modo, concentrar-se em uma boa formação é fundamental. Daí a importância de escolher uma instituição de ensino de qualidade e tradição.

Nesse cenário, saiba que a formação em Farmácia pela Unopar EAD vale a pena! Pode acreditar! Afinal, nossos alunos saem da faculdade habilitados para planejar e desenvolver remédios, cosméticos e uma vasta gama de artigos de higiene para uso pessoal.

Porém, você vai aprender muito mais do que Química, Ciência Biológicas ou Saúde. Isso porque formamos o profissional de modo pleno, o que inclui o comportamento ético, relacionamento humano e a adaptação para ingressar na indústria farmacêutica atual.

Outra dúvida bastante comum entre os aspirantes a farmacêuticos: quantos anos dura o curso de Farmácia? Saiba que a duração é em média de 5 anos. Veja os diferenciais da Unopar para seu processo de aprendizado:

  • Aula destaque: nossos alunos recebem aulas online de professores e escritores renomados na área de Saúde, como Caio Rosenthal, Jairo Bouer e Fernando Gomes, autores e professores da Saraiva;
  • Trilhas da carreira: proporcionamos conteúdo complementar para ajudar na inserção ao mercado de trabalho;
  • Canal Conecta: mais um dos nossos atrativos é o portal Canal Conecta, uma plataforma de empregos especial para os estudantes da Unopar. Assim, por meio dela, os alunos acessam cerca de 400 mil vagas por ano.

Agora é com você!

A Farmácia Biológica é uma das mais de 70 alternativas para exercer a função de farmacêutico. No entanto, trata-se de um nicho com alta empregabilidade e que oferece bons salários. Para tirar o sonho do papel, é preciso tomar uma atitude.

Por isso, deixe de lado as desculpas: falta de dinheiro, dia a dia corrido, despreparo para o Enem! Todos esses obstáculos podem ser superados dando um passo de cada vez. Está na dúvida de como começar a sua jornada na carreira? É fácil: inscreva-se no vestibular na Unopar!

*Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.