8 filmes de empreendedorismo para inspirar você a entrar na área

controle remoto e tv

Que tal aproveitar os dias em casa para aprender, se entreter e ainda tirar boas lições com filmes de empreendedorismo? Você pode juntar a família e estourar pipoca para acompanhar grandes histórias do cinema que vão ajudá-lo a ser um profissional de sucesso.

Há várias produções com essa temática. Por isso, separamos 8 títulos que você não pode perder e que serão de grande inspiração para sua carreira. Confira!

Walt antes do Mickey

A produção de 2015 conta a história por trás da criação do grande império que é a Disney. Esse é um dos filmes de empreendedorismo traz a trajetória de Walt (interpretado por Thomas Ian Nicholas) desde a época da infância, mostrando seu lado criativo e como ele teve que se impor com seus desenhos — mesmo contra a vontade de sua família.

Assim, criou seu estúdio e começou a carreira, passando por muitas dificuldades como não ter o que comer ou um lugar para morar. Ainda que precisasse pedir empréstimos, nunca deixou de lado seu grande sonho.

É um filme sobre negócios e mostra que mesmo as empresas bem-sucedidas também tiveram que enfrentar obstáculos em algum momento, servindo de inspiração para quem tem medo de ser um empreendedor individual.

Demonstra ainda como se identificar com a área e usar a criatividade, tida como uma das habilidades do futuro, pode fazer você voar longe.

À procura da felicidade

Filme de 2007 que destaca como a persistência e dedicação podem levar ao sucesso mesmo nos cenários mais desfavoráveis. Estrelado por Will Smith e seu filho Jaden Smith, “À procura da felicidade” é baseada em uma história real.

O protagonista, que não tem onde morar com seu filho, vai de porta em porta até as empresas em busca de uma oportunidade. É contratado para um estágio não-remunerado, em que se dedica ao máximo para, enfim, tornar-se corretor de bolsa de valores e abrir o próprio negócio. Em resumo: destaca-se entre os empreendedores de sucesso.

É uma história emocionante que ensina a importância de não desistir da carreira ou do emprego dos sonhos. Dessa forma, se você tem vontade em brilhar em determinado segmento, estude bastante e não tenha medo dos desafios.

O lobo de Wall Street

Também baseado em uma história real, “O lobo de Wall Street”, de 2013, mostra a vida de Jordan Belfort (estrelado por Leonardo DiCaprio), contando como se deu seu crescimento e queda como corretor de ações de uma empresa de Nova York por conta de seu envolvimento com corrupção e fraudes de seguros.

Por que é um filme para empreendedores? Porque é uma lição do que você não deve fazer no mundo dos negócios. Afinal, aprender com os erros também é bastante válido.

Startup.com

Documentário de 2001, mostra a história da empresa govWorks.com, de seu nascimento à falência por conta da bolha da Internet no período de 1999 a 2000.

A história ensina que, mesmo com o rápido crescimento e todo o investimento que a startup conseguiu levantar, o negócio não pode resistir, a exemplo de muitos outros do tipo, que quebraram na mesma época.

A produção alerta ainda sobre como disputas internas podem ameaçar um negócio e que as amizades podem ser abaladas por todas as tensões comuns em um ambiente corporativo. Demonstra a importância da resiliência para superar as pressões e de saber como lidar bem com as pessoas.

A rede social

Quem almeja ter o próprio negócio precisa acompanhar filmes e séries sobre empreendedorismo. Uma dica é não perder o longa “A rede social”, de 2010, que retrata como se deu a criação do Facebook.

É a história do analista de sistemas Mark Zuckerberg, estrelado por Jesse Eisenberg, que começa a trabalhar em uma nova ideia em 2003. Depois de 6 anos, ele se torna o mais jovem bilionário na história por conta do sucesso dessa plataforma de alcance mundial.

O que o filme ensina? Que a geração que cresceu com a popularização da Internet colocou em prática os conhecimentos adquiridos na rede para “pensar fora da caixa”, ou seja, para inovar.

Joy: em nome do sucesso

Temos que falar do espaço da mulher no mercado de trabalho, principalmente com o empreendedorismo feminino. Um dos filmes para retratar essa questão é, sem dúvida, “Joy: em nome do sucesso”, de 2015. Traz a história real de Joy Mangano, interpretada por Jennifer Lawrence, que é divorciada, tem dois filhos e vive na casa dos pais.

Apesar do ambiente conturbado, a produção mostra que a criatividade e a vontade de vencer são ingredientes essenciais para construir uma carreira brilhante. Isso porque Joy inventa um esfregão de limpeza que ganha os lares dos Estados Unidos.

Podemos dizer que assistir ao longa é um curso de Empreendedorismo, pois nos faz pensar que soluções simples, mas que facilitam a vida das pessoas, têm tudo para se transformar em um sucesso de vendas.

Fome de poder

Se você quer acompanhar um filme sobre negócio, não pode perder “Fome de poder”, de 2016. Inspirado na história real do McDonald’s, conta como um funcionário pode vir a se tornar um grande empresário.

O longa retrata como o ambicioso vendedor Ray Kroc (estrelado por Michael Keaton) conheceu os irmãos Mac e Dick McDonald e transformou o fast food em uma grande rede. Revela também como ele tomou posse da empresa com estratégias não muito aceitas moralmente.

Demonstra, portanto, a importância da proatividade e da ousadia no mundo dos negócios.

Steve Jobs

Um dos filmes para empreendedores é “Steve Jobs”, de 2016, que conta a história do fundador da Apple, interpretado por Michael Fassbender. A produção destaca três momentos importantes da trajetória do protagonista: a estreia do Macintosh, a empresa NeXT e o lançamento do iMac.

Você acompanha como Jobs foi um visionário, os bastidores do crescimento da grande marca que é a Apple e toda a curiosidade que seus produtos provocavam na mídia. É um filme que demonstra a importância de ser criativo para se destacar.

Os filmes sobre negócios vão mostrar as competências que é preciso ter para empreender com sucesso. Mas só isso não basta: é importante investir em um curso superior de qualidade,

Aqui na Unopar, temos formas de ingresso facilitadas e modalidades de ensino que vão se adequar a sua rotina, desde a presencial à 100% online. Sem contar na parceria com o Canal Conecta, que dá uma força na hora de encontrar as melhores oportunidades do mercado.

A sétima arte, além de proporcionar divertimento, é capaz de ensinar lições valiosas com filmes de empreendedorismo. São histórias que estimulam sua criatividade e podem até dar um impulso para que você tire suas ideias do papel e tenha êxito com um negócio próprio.

Gostou das dicas de filmes de empreendedorismo? Então, apostamos que vai gostar também de acompanhar 6 cursos superiores voltados para quem quer empreender!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content