Gestão Ambiental: conheça essa área que está em alta

mão e lâmpada verde representando gestão ambiental

A sustentabilidade e o cuidado com o meio ambiente são temas cada vez mais presentes na sociedade. O contato do homem com o ecossistema provoca mudanças em diversos aspectos que devem ser analisados com uma boa Gestão Ambiental.

Mesmo que interferências ao meio ambiente e preocupações com a área já existissem, a profissionalização dessas técnicas é recente. Isso faz com que cursos da área ambiental estejam cada vez mais em alta no mercado.

Mas, afinal, você sabe o que é Gestão Ambiental e quais são as possibilidades desse setor? Continue a leitura para descobrir conosco!

O que é Gestão Ambiental?

Gestão Ambiental é o segmento que trabalha com as relações existentes entre o ser humano e o meio ambiente. Além disso, é um sistema de gerenciamento empresarial com foco na sustentabilidade.

Isso significa que a área utiliza práticas e métodos de administração com objetivo de reduzir os impactos ao meio ambiente. Uma empresa ou instituição que pratica a Gestão Ambiental sempre executará as suas atividades econômicas de forma sustentável, respeitando os recursos naturais.

Quais são as áreas de atuação?

Você sabia que a faculdade de Gestão Ambiental aqui da Unopar pode ser feita na modalidade de ensino a distância ou semipresencial? O curso ajuda a desenvolver as competências necessárias para coordenar equipes de licenciamento, propor medidas de recuperação e mitigadoras de áreas degradadas, planejar e executar atividades de diagnóstico, emitir pareceres técnicos, entre outras ações.

Confira algumas áreas de atuação do gestor ambiental.

Geoprocessamento

Essa área está relacionada com o tratamento de dados geográficos por meio de programas e sistemas específicos, como o Sistema de Informação Geográfica (SIG). O gestor é o responsável por utilizar e tratar essas informações, elaborando estudos de impactos ambientais e projetos de gerenciamento urbano.

O geoprocessamento é essencial para:

  • diagnósticos ambientais;
  • monitoramento e controle de áreas de preservação ambiental;
  • elaboração de estudos de impactos ao meio ambiente;
  • gestão de bacias hidrográficas;
  • mapeamento do solo e da vegetação, entre outras atividades.

Educação Ambiental

Você gosta da área de educação? Então, saiba que também é possível encontrar oportunidades no mercado. O gestor ambiental pode ficar encarregado de criar programas de conscientização sobre o uso e a preservação do meio ambiente.

Isso inclui a implementação e coordenação de programas em empresas, escolas, comunidades e municípios. Também é possível dar palestras e desenvolver materiais educativos sobre meio ambiente e preservação.

Extração de recursos naturais

Os processos de exploração de recursos naturais devem ser realizados com o auxílio de técnicas que minimizem os impactos à natureza. Exemplos de organizações que precisam dessa expertise são as que atuam nos setores de água, gás, petróleo e minerais.

Nesse contexto, o gestor ambiental analisa as áreas a serem exploradas e define técnicas a serem utilizadas. Outra parte importante do trabalho é planejar ações que serão implementadas após a extração dos recursos para reverter quaisquer danos ao meio ambiente.

Recuperação de áreas degradadas

Se optar por atuar na recuperação de áreas afetadas e degradadas pelas ações do ser humano, é importante gostar de fazer trabalhos de campo. Nessa área, o profissional de Gestão Ambiental é responsável por:

  • criar o cronograma de atividades e trabalhos de campo;
  • elaborar relatórios sobre os impactos atuais e futuros de cada área;
  • preparar programas de recuperação da biodiversidade;
  • implementar e administrar os projetos de recuperação.

Como está o mercado de trabalho?

Com o meio ambiente em foco na sociedade e nos setores produtivos, profissionais formados em Gestão Ambiental ganham importância nas esferas pública e privada. Por isso, a área vem ganhando destaque nos últimos anos.

Aqui na Unopar, o curso de Gestão Ambiental leva em consideração as necessidades do mercado, e o currículo é elaborado para suprir essas exigências. Assim, os profissionais desenvolvem conhecimentos e habilidades de acordo com as demandas das organizações.

O gestor ambiental também pode atuar de forma autônoma ou abrir sua própria empresa, trabalhando com liberdade de horários. Como o diploma do curso Tecnólogo EAD é de nível superior, é possível fazer uma pós-graduação, como mestrado e doutorado.

Empresas dos mais diversos portes e segmentos de atuação requisitam o gestor ambiental para trabalhar. Para você ter uma ideia, ações para promover uma economia mais sustentável devem gerar 24 milhões de empregos no mundo até 2030. Esses dados são da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Afinal, cada vez mais os consumidores buscam produtos socialmente justos, ambientalmente corretos e economicamente viáveis. Com isso, a demanda por esses profissionais aumenta.

Quem conclui o Tecnólogo em Gestão Ambiental ganha em média R$ 3.464,34* para cumprir uma jornada de trabalho de 42 horas semanais. Com mais experiência profissional e atuando em uma grande empresa, o valor pode chegar a R$ 9.206,55*, que é considerado o teto da profissão. Nada mal, não é mesmo?

Qual é o perfil do tecnólogo em Gestão Ambiental?

Ao contrário do que você possa imaginar, a vida profissional do gestor vai além dos relatórios técnicos. Ele é um verdadeiro executivo, que deve administrar com foco em meio ambiente e sustentabilidade.

Para isso, é importante que esse especialista entenda de leis e cálculos. Afinal, a fiscalização ambiental dos órgãos públicos sobre empresas, indústrias e demais negócios cresceu, de forma que as exigências para que nenhuma organização prejudique o meio ambiente é cada vez maior.

Para ser um bom profissional, é fundamental compreender a legislação vigente, assim como dominar a matemática e a estatística necessárias para colocar os projetos em prática. Lembre-se de que quem atua nessa área fiscaliza e executa projetos de indústrias e grandes empresas.

Gostar de trabalhar com a natureza também é uma característica importante. Muitas vezes, é necessário sair do escritório e fazer trabalhos de campo, especialmente quando você precisar avaliar alguma área e realizar perícias, emitindo relatórios técnicos.

Para se destacar no mercado e ter um currículo diferenciado, é fundamental fazer o curso de Gestão Ambiental em uma boa instituição de ensino. Assim, você recebe aprendizado de qualidade para se tornar um profissional de sucesso e dá início a uma carreira de excelência.

Gostou de saber mais sobre a área e quer começar os seus estudos? Então, faça a sua inscrição no vestibular da Unopar!

*Sujeito a alteração

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 10

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content