Gestão da inovação: conheça o curso de graduação

Gestão da inovação

Desconto nota do Enem

Inovação é a nova palavra de ordem no mundo corporativo. Seja em um contexto tecnológico ou não, todo empreendimento quer conquistar a condição de ser um negócio que oferta produtos e serviços diferenciados, algo que a concorrência não consegue copiar ou reproduzir.

Mas você já parou para pensar em quem está por trás de processos assim? São os gestores de inovação! E se tornar um profissional nessa área é algo possível se você estiver disposto a fazer o curso de Gestão da Inovação.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, venha com a gente!

Como é o curso de Gestão da Inovação?

A graduação em Gestão da Inovação é um programa pensado para a preparação de profissionais, como gestores, empreendedores ou apenas aspirantes, para os desafios que uma gestão transformadora apresenta. Em um mercado mais dinâmico, tecnológico e rápido nas mudanças, saber realizar o gerenciamento das inovações é uma habilidade valiosa.

O curso foi montado pensando em fornecer uma série de modelos, métodos e ferramentas para que os alunos consigam promover processos inovadores em negócios já existentes ou naqueles idealizados. Isso tudo é feito por professores experientes, profissionais capacitados e com larga expertise de mercado.

Ao fim do curso, que pode contar com aulas presenciais ou remotas, o aluno terá desenvolvido capacidade de avaliar estrategicamente novas ideias de inovação. Outras qualidades são lidar sócio e emocionalmente com as expectativas das pessoas e com os resultados obtidos, além de adquirir um profundo conhecimento sobre o que é gestão.

Para quem a faculdade de Gestão da Inovação é indicada?

Se você é o tipo de pessoa que está sempre ligada nas novidades e tendências de mercado e acredita que é possível criar coisas incríveis a partir dos insights certos, a graduação em Gestão da Inovação é um bom caminho. O profissional dessa área acredita, principalmente, que o mundo corporativo é mutável e que é preciso se adaptar para sobreviver nele.

Por isso, está sempre buscando informações e conhecimento sobre assuntos novos e notícias que circulam o mundo todo, especialmente aquelas ligadas ao empreendedorismo no Brasil e no mundo. Por trabalhar um processo criativo bem avançado e ativo, essas pessoas costumam ter ideias disruptivas com frequência.

Portanto, se você tem esse perfil, saiba que o curso de graduação em Gestão da Inovação é pensado justamente para fomentar essa paixão e para enriquecer seus conhecimentos, ensinando principalmente a colocar em prática as ideias fantásticas que tem. É assim que aprenderá a ser um gestor de inovação empresarial.

Quais são as principais matérias do curso de Gestão da Inovação?

Para garantir que o gestor da inovação termine sua graduação apto para atuar nos mais diferentes cenários, a grade da faculdade em Gestão da Inovação é pensada para costurar os principais temas de interesse organizacional, que incluem:

  • Análise de Custos;
  • Design Thinking e Inovação dos Modelos de Negócios;
  • Empreendedorismo e Inovação;
  • Estratégia Empresarial e Negociação;
  • Gestão de Indicadores;
  • Gestão Mercadológica na Era Digital;
  • Legislação Empresarial Aplicada;
  • Marketing Para a Inovação;
  • Modelos de Gestão;
  • Pesquisa e Inteligência de Marketing;
  • Processo da Criatividade.

Além das matérias do curso, também é importante que o aluno desenvolva outras competências ao longo da sua graduação. Investir em cursos de idiomas, no aperfeiçoamento da sua comunicação e em formações de liderança é um bom começo.

Quanto melhor preparado você estiver no momento da conclusão do seu curso, mais fácil será encontrar uma oportunidade que ofereça reconhecimento e prestígio pela sua função. Além disso, considere fazer uma especialização após a graduação.

Tour pela prova do Enem

Como é o mercado de trabalho para Gestão da Inovação?

Como sabemos, toda empresa quer inovar. As pessoas querem criar um processo inovador que agilize o trabalho interno, um produto ímpar e que ninguém tenha no mercado, ou um serviço fantástico que soluciona o problema de muita gente. Alguns até surgem com ideias para isso, mas não sabem como colocá-las em prática.

O assunto inovação está mais em alta do que nunca. Com a crise provocada pela pandemia, o mercado viveu uma certa retração dos investimentos em pesquisa e desenvolvimento (P&D), que começou a florescer em 2018. Para evitar o encolhimento dessa variável em um território tão árido, a aceleração do uso da tecnologia em todos os setores, inclusive no comercial, é o que dá esperanças para os negócios.

O papel do gestor de inovação é justamente mapear essas ideias valiosas, colocá-las no papel, estudá-las, realizar um planejamento detalhado e, depois, colocar em prática. Como poucas pessoas estão aptas a fazer isso, o mercado para esse profissional é bastante amplo.

Desde a área de tecnologia, que vive aquecida pelas inovações, até os segmentos mais convencionais, ele é necessário. Um profissional formado em Gestão da Inovação pode atuar como:

  • gestor, consultor e staff de inovação em companhias distintas;
  • professor, palestrante e educador de qualquer nível em temas de inovação e competitividade;
  • peça-chave em departamentos de Marketing e Estratégia para Inovação;
  • consultor de startups;
  • entre outros.

Uma informação importante é que um gestor de inovação ganha entre R$5 mil e R$20 mil por mês ocupando essa função. É claro que, quanto mais diferenciado ele for, maiores serão suas chances de se destacar no mercado e ser desejado pelas empresas.

Como a Unopar pode ajudar?

Na Unopar, os alunos contam com vantagens exclusivas, que podem fazer toda diferença na sua formação. Para começar, nosso foco é proporcionar uma graduação inovadora e criativa, que reforce a importância da liderança. Nós vemos a inovação como um ponto de destaque na gestão organizacional.

Pensando nisso, incentivamos uma aprendizagem prática e preparamos nossos alunos para utilizar ferramentas que farão toda diferença no seu dia a dia. Tanto é que os salários para cursos EAD, como é o caso da Gestão de Inovação, são os mesmos de quem faz uma graduação presencial.

Além disso, se você busca um curso flexível e faculdades rápidas, saiba que nós somos a melhor opção. O Tecnólogo em Gestão da Inovação pode ser cursado online, no tempo reduzido de três semestres. Tudo isso sem abrir mão da qualidade da sua construção profissional, que é acompanhada por professores reconhecidos que dominam áreas como:

  •  Análise de Custos;
  •  Design Thinking e Inovação dos Modelos de Negócios;
  •  Empreendedorismo e Inovação;
  •  Estratégia Empresarial e Negociação;
  •  Gestão de Indicadores;
  •  Gestão Mercadológica na Era Digital;
  •  Legislação Empresarial Aplicada;
  •  Marketing para a Inovação;
  •  Modelos de Gestão;
  •  Pesquisa e Inteligência de Marketing;
  •  Processo da Criatividade.

Você também terá a opção de fazer as Trilhas de Carreiras, que fornecerão certificações intermediárias para enriquecer o seu currículo. Além disso, disponibilizamos o Canal Conecta, uma plataforma gratuita que aproxima você do mercado de trabalho por meio de ofertas de vagas de estágio e emprego relacionadas com a sua área.

Agora é com você!

A faculdade de Gestão da Inovação é perfeita para preparar você para um mercado dinâmico e moderno. Com os conhecimentos que obterá durante a graduação, sairá preparado para aplicar seus aprendizados em qualquer organização.

Gostou da ideia de cursar Gestão da Inovação? Então, faça a sua inscrição agora mesmo no vestibular e garanta a sua vaga!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 11

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados