O que é preciso para trabalhar com Gestão de Segurança Pública?

funcionários de gestão de segurança pública

Desconto nota do Enem

Se você está pensando em construir a sua carreira em de Gestão de Segurança Pública, saiba que essa é uma área que oferece muitas oportunidades. Permite que você trabalhe em diferentes ramos, como em departamentos de segurança, Secretarias de Segurança Pública e empresas especializadas, coordenando equipes.

É verdade que essa não é uma área muito disputada, no entanto, requer habilidades e envolve responsabilidade dos profissionais que atuam nela. Por isso, é fundamental que você se prepare muito bem para o mercado de trabalho, a fim de adquirir as competências e conhecimentos necessários para construir uma carreira de sucesso.

Não sabe por onde começar? Então, continue conosco! Por aqui, você verá:

  • O que é a Gestão de Segurança Pública?
  • Quais são as possibilidades de atuação?
  • Quem pode trabalhar na área?
  • Vale a pena fazer uma graduação na área?

O que é a Gestão de Segurança Pública?

Não é nenhuma novidade que garantir a segurança das pessoas e seus bens é um grande desafio atualmente. Por isso, esse setor de atuação oferece diversas possibilidades, e elas envolvem tanto os profissionais que estão na linha de frente como aqueles que atuam fazendo o gerenciamento das estruturas.

Sendo assim, a área de Gestão de Segurança Pública é aquela que envolve os profissionais que têm conhecimento e preparo necessários para trabalhar com a coordenação de equipes, bem como com o gerenciamento de empresas de segurança, além de órgãos públicos com o mesmo fim.

Não se esqueça de que todos os setores de atuação precisam ser gerenciados, a fim de garantir que os processos aconteçam de forma adequada e que tudo transcorra dentro da legalidade. Daí a importância de ter um profissional que atue fazendo esse controle, além de sempre buscar soluções para melhorar as ações e as decisões tomadas.

Quem trabalha na área de gestão pública atua ao lado daqueles que combatem o crime (inclusive o organizado e o de colarinho branco) e dos que realizam ações integradas de segurança pública, que criam programas para trazer a paz e combater a violência. Assim, em conjunto, visam melhorar a vida em sociedade — por isso é uma profissão muito importante.

Quais são as possibilidades de atuação?

É bastante comum vermos dúvidas sobre o que é Gestão de Segurança Pública e, ainda, o conceito de que quem atua nessa área são apenas os policiais. Porém, da mesma forma como acontece com outros ramos de atuação, aqui existe a necessidade de toda uma equipe atuando em conjunto.

Portanto, você pode seguir para a área de segurança pública, mas sem se colocar na linha de frente. Afinal, existe toda uma inteligência por trás das políticas e dos programas que são implementados, e os gestores atuam ao lado de quem desenvolve esses projetos. Por isso, é preciso que tenham:

  • conhecimentos na área de Direito;
  • habilidades de chefia e liderança;
  • bom senso de organização;
  • habilidades de negociação e boa comunicação;
  • um bom relacionamento interpessoal.

Então, existem muitas oportunidades para quem faz Gestão de Segurança Pública, uma vez que o profissional pode atuar junto aos órgãos municipais, estaduais ou federais, conquistando uma vaga por meio de um concurso público, por exemplo. Assim, ocupam cargos e departamentos de segurança e secretarias.

Tour pela prova do Enem

Você também pode atuar diretamente com as equipes da linha de frente coordenando-as; e ainda terá total aptidão para desempenhar suas tarefas dentro de uma empresa de segurança privada. Se preferir, você mesmo pode abrir a sua própria empresa. Nesse caso, é interessante que tenha habilidades e conhecimentos em empreendedorismo.

Portanto, as opções são variadas e, conforme citamos, com a grande vantagem de que essa não é uma área muito concorrida. Então, se preparando bem, você tem ótimas chances de construir uma carreira de sucesso.

Quem pode trabalhar na área?

Perceba que quem trabalha com segurança pública ou gestão pública lida diariamente com situações que são de interesse e impactam toda a sociedade. Por isso, o ideal é que o profissional seja responsável e ético. Deve seguir as leis e demonstrar retidão em suas ações.

O mercado de trabalho é aberto para homens e mulheres com o devido preparo e, preferencialmente, que cultivem algumas características que são importantes para desempenhar um bom papel nesse ramo, que são:

  • respeito aos direitos humanos;
  • senso de responsabilidade social;
  • boa comunicação;
  • iniciativa e proatividade;
  • habilidades de negociação;
  • capacidade analítica.

Por isso, além de você precisar de conhecimentos teóricos e técnicos sobre Segurança Pública, Direito, Sociologia, Inteligência Aplicada, Gerenciamento de Crises, entre outros, para estar entre os melhores currículos também é preciso cultivar valores e moral, bem como habilidades e competências éticas.

Vale a pena fazer uma graduação na área?

Se você já está pesquisando sobre a área de Gestão de Segurança Pública, deve ter percebido que existem alguns cursos de curta duração e outros de nível técnico. Embora eles contribuam com o processo de profissionalização, continuam sendo mais limitados do que uma graduação.

Isso significa que aqueles que fazem o Tecnólogo em Segurança Pública ou o Bacharelado na mesma área, encontram melhores oportunidades no mercado de trabalho. Afinal, sua formação e seu conhecimento são muito mais completos, permitindo uma atuação ampla em diferentes instâncias.

Sendo assim, é interessante que você procure por um curso de Gestão de Segurança Pública que ofereça um diploma de ensino superior. E ainda, o ideal é preferir uma instituição de ensino que trabalhe com programas de colocação dos alunos no mercado de trabalho.

O Canal Conecta é um benefício oferecido para os alunos aqui da Unopar. Quem está matriculado na faculdade pode participar desse programa, que faz a conexão entre candidatos e empresas ofertantes de vagas diversas, para estágio e emprego. Ou seja, um diferencial para quem deseja sair à frente e ocupar os melhores cargos.

Vantagens como essa são mais bem aproveitadas por quem tem um diploma de nível superior em Gestão de Segurança Pública. Por isso, se você quer construir uma carreira de sucesso, prefira uma graduação. Desse modo, terá mais e melhores oportunidades, tanto para atuar em empresas como para realizar um concurso público.

Pensando em fazer um curso superior? Então, saiba, agora, como funciona e como fazer o vestibular online da Unopar!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 178

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados