Como é a grade curricular de Engenharia da Computação?

profissional de engenharia da computação

As Engenharias têm como base os números e os cálculos. Mas isso não quer dizer que, mesmo depois de conhecer a grade curricular de Engenharia da Computação, você tenha que ser expert na matemática para começar o seu curso.

Os novos aprendizados também fazem parte da caminhada de uma graduação e, é claro, alguma afinidade é requisito básico. Contudo, durante os períodos do curso, você vai aprender a enfrentar os obstáculos que são comuns em qualquer processo de formação, principalmente quando relacionados com as faculdades na área de tecnologia.

A base curricular da Engenharia está centralizada em conceitos e práticas da Matemática, Física e, nesse caso, em Sistemas Computacionais. Para isso, a grade curricular é dividida em disciplinas voltadas para cálculos, softwares, hardwares e circuitos — direcionadas para as competências profissionais exigidas pelo mercado.

Quer conhecer as principais matérias do curso de Engenharia da Computação da Unopar? Continue a leitura e descubra mais sobre a nossa graduação, que é ofertada na modalidade de ensino presencial.

Cálculo

A união entre a Álgebra e a Geometria resultou no tão temido Cálculo. Mas essa ideia de vilão das Engenharias é facilmente quebrada quando você consegue perceber a utilidade desses aprendizados. Estudar com eficácia os limites, derivadas e integrais também dependem da sua dedicação. Por isso, adote os seguintes hábitos:

  • tire um tempo na semana para rever as aulas;
  • identifique suas dificuldades e converse sobre elas com o professor;
  • faça as listas de exercícios e procure complementá-las com questões diferentes;
  • entenda a função dos conceitos na profissão.

No curso de Engenharia da Computação, as disciplinas ligadas ao Cálculo acompanham o estudante desde o começo. Durante os 5 anos de faculdade, você verá Cálculo Diferencial e Integral, Cálculo Avançado e Cálculo Numérico. Tudo isso servirá de base para outras matérias.

Um engenheiro vai precisar do cálculo em várias situações da rotina de trabalho, desde para calcular área e volume de um produto até no desenvolvimento do raciocínio lógico –– essencial no planejamento, na organização e na tomada de decisões.

Álgebra Linear e Álgebra Booleana

A Álgebra é outra área que faz parte do eixo básico dos cursos de Engenharia. Na Engenharia da Computação, os conhecimentos adquiridos colaboram com os testes de hipóteses, a otimização de processos etc.

Ao estudar os espaços vetoriais, é possível descrever e recriar vários processos da natureza em dimensões reais ou próximas disso. Além do mais, as disciplinas ligadas à Álgebra vão deixar você familiarizado com assuntos como matrizes, interseções, distância, entre outras temáticas importantes para a sua atuação no mercado de trabalho.

A Álgebra Linear, por exemplo, é extremamente relevante no entendimento da complexidade desse campo de estudos, com funções comuns. Enquanto a Álgebra Booleana é aplicada com base em três operadores (E, OU, NÃO), em um contexto mais complexo.

Circuitos Digitais e Análises de Circuitos

A faculdade de Engenharia da Computação tem um núcleo de disciplinas relacionadas com o uso computacional dos conceitos da Matemática e da Física. Por essa razão, matérias como a Álgebra Booleana são vistas nas aulas de Circuitos Digitais. Isso acontece porque cada instituição apresenta uma grade curricular específica e dentro dos seus objetivos.

O mais importante é você entender como esse conteúdo será aplicado na sua realidade no mercado de trabalho. A lógica binária é base para os estudos dos circuitos digitais –– que, por sua vez, são o alicerce para o funcionamento de computadores, celulares e outros aparelhos digitais.

Mais do que planejar um circuito digital, ou um circuito elétrico, o engenheiro precisa saber analisá-los, especificamente conhecer as técnicas e ferramentas para essa ação.

Engenharia de Software

Uma das atuações do Engenheiro da Computação nas empresas é na área de hardware e software. Sendo assim, vários conceitos são essenciais para a vida profissional, entre eles:

  • desenvolvimento de software;
  • gerenciamento de qualidade;
  • propriedades dos materiais;
  • circuitos digitais etc.

Com a Engenharia de Software, você vai criar, desenvolver e manter os softwares em funcionamento, buscando as melhores práticas e aplicações para eles.

Como vimos, a grade de disciplinas do curso abrange uma gama de conhecimentos suficiente para o engenheiro procurar por vagas em organizações multinacionais, assim como apostar na especialização. Para saber mais sobre essas e outras oportunidades de emprego e estágio, a Unopar é parceira do Canal Conecta, um portal de empregabilidade exclusivo que indica os candidatos ideais para as melhores empresas!

Arquitetura de Computadores

O fundamento de um sistema computacional está na Arquitetura de Computadores, que é o projeto conceitual da estrutura dos hardwares e softwares, resumidamente. Ou seja, estamos falando sobre o que um computador precisa para ser construído e funcionar de maneira eficaz.

O termo arquitetura também é utilizado para outras matérias abordadas aqui na Unopar em diversas disciplinas da Engenharia da Computação, como Arquitetura de Redes, Arquitetura de Sistemas e Arquitetura de Dados.

Com as frequentes mudanças no mundo do trabalho, os estudos envolvendo a questão da Arquitetura de Computadores são essenciais para o entendimento dos tipos de processos que fazem determinadas tarefas. Nesse sentido, você saberá como o sistema operacional funciona e como ele deve interagir com o hardware.

Percebemos que todas as matérias da Engenharia da Computação estão alinhadas entre si e sempre há uma retomada de algum conceito em uma ou outra disciplina. Durante os 10 períodos de estudos, você vai compreender que é uma área complexa, mas possível de ser dominada.

Para quem já tem alguma intimidade com os números e gosta do meio tecnológico, mesmo que pouco, o curso é a ponte para uma carreira de sucesso. Apesar das aulas temidas por muitos, como as de Cálculo, essa é uma das graduações com muito prestígio no mercado de trabalho — reflexo da complexidade do que se aprende e desenvolve durante essa graduação. Isso faz valer a pena os anos de dedicação e estudo.

Depois de conhecer a grade curricular de Engenharia da Computação, você sentiu que é isso mesmo que você quer? Mesmo que venha uma incerteza, pode ser que a curiosidade ainda esteja falando mais alto. Para começar logo seu curso, temos opções adequadas para diferentes realidades aqui na Unopar: utilize sua nota do Enem ou participe do nosso vestibular online.

Lembrando que o salário do engenheiro da computação também faz valer todo o esforço. De acordo com dados do CAGED, o valor pode ultrapassar R$ 9 mil* mensais em uma vaga de engenheiro de software. Mesmo em início de carreira, eles costumam ser bem acima da média de outras tipos de profissões do mercado brasileiro.

Agora que você já sabe o que se estuda em Engenharia da Computação, que tal começar a sua graduação aqui na Unopar? Inscreva-se no nosso vestibular!

*Sujeito a alteração

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

pep

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.