Como é a grade curricular do curso de Fisioterapia?

grade curricular fisioterapia

Você se dá bem com as disciplinas da área da saúde, se preocupa com o bem-estar das pessoas e deseja auxiliar na recuperação de pacientes? Então, saiba que o curso de Fisioterapia é uma excelente alternativa. A graduação oferece todo o conhecimento necessário para que o futuro profissional diagnostique o grau das lesões, que geralmente são adquiridas de sequelas de acidentes e vícios posturais.

Assim, quem pensa em ingressar na faculdade dessa área, é fundamental conhecer a grade curricular de Fisioterapia para ficar por dentro de tudo o que será estudado e como é a aplicação prática no mercado de trabalho. Afinal, serão anos de curso e é bom já ir se familiarizando com a rotina das aulas.

Quer saber qual a grade curricular de Fisioterapia e o que se aprende durante a graduação? Então, continue a leitura!

O que se aprende em Fisioterapia?

Se você pretende saber tudo sobre Fisioterapia, precisa entender que a grade curricular mescla matérias da área da saúde e das Ciências Biológicas. Assim, são ministradas algumas disciplinas básicas, como Anatomia, Traumatologia, Ortopedia, Patologia etc.

Do segundo ano em diante, a quantidade de aulas práticas aumenta bastante. Nesse caso, o aluno aprende algumas técnicas de tratamento, como a termoterapia e a massoterapia. Ao final do curso, você deverá fazer estágio obrigatório e um trabalho de conclusão de curso.

A carga horária do curso de Fisioterapia da Unopar é de 4.000 horas, sendo dividida em atividades acadêmicas, estágios, estudos dirigidos, atividades complementares e TCC. Tudo isso para garantir que as disciplinas sejam estudadas de maneira detalhada, o que garante a formação completa do aluno.

O curso contempla aulas teóricas e práticas, além de noções de Ciências Humanas que são essenciais para a formação do profissional. Confira, a seguir, a grade curricular de Fisioterapia na Unopar para você conhecê-la a fundo.

1º semestre

  • Psicologia Aplicada à Saúde;
  • Genética;
  • Ciências Morfofuncionais dos Sistemas Digestórios, Endócrino e Renal.

2º semestre

  • Formação Integral em Saúde;
  • Ciências Moleculares e Celulares;
  • Saúde Coletiva.

3º semestre

  • Ciências Morfofuncionais dos Sistemas Imune e Hematológico;
  • Cinesioterapia Geral;
  • Ciências Morfofuncionais dos Sistemas Nervoso e Cardiorrespiratório.

4º semestre

  • Ética e Deontologia;
  • Primeiros Socorros;
  • Recursos Terapêuticos Manuais.

5º semestre

  • Prótese e Órtese;
  • Metodologia Científica;
  • Recursos Terapêuticos Biohídricos.

6º semestre

  • Fisioterapia Musculoesquelética na Saúde do Adulto.
  • Fisioterapia Dermatofuncional;
  • Fisioterapia na Saúde do Neonato.

7º semestre

  • Fisioterapia na Saúde do Trabalhador;
  • Fisioterapia na Atenção Primária;
  • Fisioterapia na Saúde do Idoso.

8º semestre

  • Fisioterapia e Inovações;
  • Fisioterapia em Unidade Hospitalar;
  • Trabalho de Conclusão de Curso I.

9º semestre

  • Fisioterapia na Atenção Terciária;
  • Estágio Curricular Supervisionado Ambulatorial I;
  • Estágio Curricular Supervisionado na Atenção Básica.

10º semestre

  • Responsabilidade Social;
  • Fisioterapia e Inovações;
  • Atividades Complementares.

Quais são as principais matérias do curso de Fisioterapia?

Com o objetivo de formar profissionais preparados para várias áreas de atuação, a graduação conta com diversas matérias de Fisioterapia fundamentais para uma boa formação. Veja a seguir.

Ciências Morfofuncionais do Aparelho Locomotor

Como em outros cursos da área da Saúde, conhecer sobre o corpo humano é fundamental para o fisioterapeuta. Isso porque os profissionais atuam diretamente com o corpo das pessoas, auxiliando no desenvolvimento ou tratamento de algo que não esteja correto.

Como eles trabalham diretamente com a movimentação, o foco é o estudo de como funciona o aparelho locomotor humano. Aqui na Unopar, o estudante de Fisioterapia entende como cada unidade corporal participa dos movimentos feitos pelo paciente.

Fisioterapia na Saúde do Idoso

Nessa matéria, os alunos aprendem como funciona a Fisioterapia para idosos. Aqui, a atuação do fisioterapeuta pode ter várias aplicações, como ajudar na melhora da locomoção do paciente e como desenvolver o movimento de um membro após algum acidente, visando ao bem-estar da pessoa.

Essa é uma das disciplinas mais aplicadas na rotina profissional, já que o ramo do atendimento ao idoso é um dos mais conhecidos e procurados. Por esse motivo, é um assunto muito valorizado no curso da Unopar.

Fisioterapia Musculoesquelética na Saúde do Adulto

Com o conhecimento adquirido nessa disciplina, o fisioterapeuta atua tratando e prevenindo problemas nos ossos que dificultam a movimentação, assim como aqueles que afetam articulações e ligamentos. A matéria também aborda os tratamentos em caso de fratura óssea e acidentes semelhantes.

Como essas situações são comuns e, de modo geral, estão ligadas a outros problemas de saúde, é fundamental que o profissional compreenda a relação entre eles.

Fisioterapia na Saúde da Mulher

Nessa disciplina, os alunos aprendem como é a atuação fisioterapêutica no processo de envelhecimento da mulher, na gravidez e em mastologia. Além disso, compreendem como funcionam tratamentos e estímulos corporais, o que pode ser aplicado em casos relacionados com estética e doenças, como queimaduras, celulite, gordura localizada, entre outros.

Durante as aulas, o estudante entende como o fisioterapeuta contribui em pós-operatórios, quando existe retenção de líquido ou outras consequências de medidas invasivas.

Por que estudar Fisioterapia na Unopar?

O foco da Unopar é o sucesso dos alunos, tanto ao longo da graduação quanto após a sua conclusão e atuação na profissão de Fisioterapia. Portanto, oferecemos ótimas condições para a realização da formação, como biblioteca completa, laboratórios de ponta, com modelos de corpo humano e salas multimídias.

A infraestrutura é voltada para as inovações tecnológicas e para a aplicação prática dos conteúdos vistos em sala de aula. Além disso, o nosso corpo docente é preparado e atuante no mercado, sendo capaz de proporcionar todo o conhecimento necessário durante as aulas.

Tudo isso contribui para que o futuro profissional conquiste as melhores vagas do mercado de trabalho e boas remunerações. Para você ter ideia, o salário do profissional de Fisioterapia é de R$ 3.025*. No entanto, você pode aumentar os ganhos ao investir em uma boa faculdade e em especializações.

Com o Canal Conecta, parceiro exclusivo da Unopar, ainda pode buscar vagas de emprego e estágio nas melhores empresas do país. Quer mais benefícios? Além do curso presencial, existe também o semipresencial, modalidade a distância com atividades presenciais.

Agora é com você!

Você já conhece a grade curricular de Fisioterapia e quer seguir nessa área, certo? Então, saiba que é importante pesquisar sobre o curso para ficar por dentro sobre a carga horária e o mercado de trabalho. No momento de escolher uma faculdade, opte por aquela que tenha um corpo docente preparado e boa infraestrutura.

Gostou do post e quer estudar Fisioterapia em uma instituição de ensino reconhecida no mercado? Então, inscreva-se no vestibular Unopar!

*Sujeito a alteração

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Skip to content