Inteligência de Mercado e Análise de Dados: conheça a graduação

Inteligência de Mercado

Desconto nota do Enem

A tecnologia é algo que veio para revolucionar a vida de todos nós. Com ela, é possível reconfigurar o mercado de trabalho e d consumo por meio do uso de dados gerados pela própria população. Se, por um lado, algumas profissões se tornaram obsoletas nesse cenário, por outro, diversas outras foram criadas para suprir a demanda por soluções mais digitalizadas. É o caso da Inteligência de Mercado e Análise de Dados.

Apesar de ser uma área relativamente recente, ela já vem transformando o modo como as empresas percebem o comportamento humano. Com o uso de dados desestruturados, esses profissionais conseguem ordenar informações e transformá-las em relatórios de extrema relevância para a tomada de decisões estratégicas.

No entanto, para que isso seja realmente possível, é imprescindível formar profissionais competentes para tanto. É por isso que o curso de Inteligência de Mercado e Análise de Dados não para de crescer! E se você quer saber mais sobre o assunto, é melhor ficar atento e acompanhar todas as informações que preparamos.

Vamos lá? Aproveite a leitura!

O que é Inteligência de Mercado e Análise de Dados?

A Análise de Dados é a área responsável pela coleta, compilação e interpretação de dados vindos de diferentes fontes. Com isso, o profissional que trabalha com essa atividade pode obter insights valiosos a partir da combinação desses itens, que se tornam informações dotadas de sentido e relevantes para as tomadas de decisões estratégicas em um negócio.

Geralmente, os analistas trabalham com outras equipes, como o time de marketing, que demanda informações provenientes do tratamento de dados para elaborar estratégias mais eficientes. Mas não é só esse segmento que se beneficia: o setor de vendas e o próprio posicionamento estratégico da empresa tendem a melhorar muito com o uso desse recurso.

Na verdade, a própria área de Inteligência de Mercado é quem emprega esses dados e informações a favor do negócio. Isso serve tanto para desenvolver um posicionamento de marca mais robusto quanto para tornar qualquer empreendimento mais competitivo.

Mas isso não é lá uma novidade no mercado. Muitos gestores já usavam a análise de dados para tomar as melhores decisões em seus negócios. Então, o que mudou? A possibilidade de fazer tudo isso em meio digital, de uma forma ágil e escalável. Com isso, plataformas buscam de forma automática por dados relevantes de acordo com ferramentas sensíveis que varrem, basicamente, toda a internet.

Nesse cenário, é imprescindível contar com profissionais que consigam processar e analisar tudo isso. Devem apresentar essa enxurrada de peças soltas em forma de uma história convincente ou um argumento relevante que leve um diretor, por exemplo, a optar por uma decisão A ou B.

Combinando essas duas áreas, nós temos o segmento de Inteligência de Mercado e Análise de Dados, que é uma profissão adotada por muitos para otimizar os esforços corporativos. Dessa forma, toda ação é calculada a partir do cenário atual para aproximar a empresa dos seus objetivos de médio e longo prazo.

Qual é o objetivo do curso de Inteligência de Mercado e Análise de Dados?

Para trabalhar como um profissional de Inteligência de Mercado e Análise de Dados, é preciso se dedicar a um curso superior, que fornecerá embasamento, informações, ferramentas e métodos para que o aluno, depois de egresso, possa atuar estrategicamente em qualquer organização. Para isso, existe o curso de Inteligência de Mercado e Análise de Dados.

O objetivo do curso é justamente preparar profissionais com competências relevantes para trabalhar com a análise de riscos de um negócio. Além disso, esse analista deve ser capaz de utilizar conceitos de governança corporativa, estruturar projetos de TI baseados em metodologias ágeis, aplicar a programação voltada para dados e dominar conceitos de probabilidade e estatística.

É assim que ele terá oportunidade para atuar em empresas de diferentes portes, usando a mineração e análise de dados como fontes de recursos para a geração de relatórios e dashboards com indicadores estratégicos. Isso tudo será usado por diferentes equipes para tomar decisões mais acertadas para o negócio.

Faz parte da formação a abordagem de conteúdos que ajudam o estudante a compreender e utilizar bancos de dados. Além disso, deve dominar SQL e Python para criar estruturas que sejam lógicas, condicionais e passíveis de repetição.

A tecnologia e a inovação fazem parte da vida de todas as pessoas e empresas, concorda? Por isso, a Inteligência de Mercado e Análise de Dados se faz tão importante, tornando os empreendimentos capazes de dominar esse “novo idioma” repleto de informações valiosas que, em última instância, podem ser convertidas em lucro para o negócio.

Como funciona essa formação superior?

Quer saber mais sobre o curso de Inteligência de Mercado e Análise de Dados? Então, fique de olho que nós preparamos as principais informações para você!

Modalidades

O curso de Inteligência de Mercado e Análise de Dados é ofertado de forma 100% online. Desse modo, o aluno tem acesso a aulas gravadas e conteúdos multimidiáticos que ficam disponíveis no portal. É possível fazer as atividades nos horários e locais mais convenientes para você.

As provas EAD são realizadas de maneira presencial no polo da faculdade. Você contará com o apoio de tutores e docentes para se preparar para esses momentos avaliativos, além, é claro, de interagir e tirar todas as suas dúvidas por um sistema de mensagem, pela Sala do Tutor e no fórum de discussão de cada disciplina.

Dessa forma, você pode construir a sua própria jornada de conhecimento, em um ritmo que seja favorável para a sua rotina e sem abrir mão da qualidade. Agora não existem mais desculpas para não dar início à sua formação superior.

Como nem tudo são flores, também existem fatores que você precisa considerar ao optar pela modalidade à distância. Mas esse é um assunto para outro post: confira as vantagens e desvantagens do EAD.

Matérias

A grade curricular de Inteligência de Mercado e Análise de Dados é pensada para dar ao estudante todo o suporte necessário no seu desenvolvimento enquanto um profissional que será estratégico dentro das organizações. Sendo assim, são abordados desde temas mais gerais até aqueles bem específicos.

Veja as matérias do curso da Unopar:

  • Algoritmos e Programação Estruturada;
  • Análise Exploratória de Dados;
  • Arquitetura de Dados;
  • Bancos de Dados em Nuvem;
  • Bancos de Dados Não Relacionais;
  • Data Mining;
  • Desenvolvimento e Monitoramento de Dashboards;
  • Engenharia e Estrutura de Dados;
  • Fundamentos de Machine Learning;
  • Governança de Dados;
  • Linguagem de Programação;
  • Lógica Computacional;
  • Matemática Básica;
  • Modelagem de Dados;
  • Monitoramento e Indicadores;
  • Probabilidade e Estatística para Análise de Dados;
  • Programação e Desenvolvimento de Banco de Dados;
  • Programação Orientada a Objetos para Dados;
  • Projeto de Software;
  • Segurança de Dados;
  • Visualização de Dados e Storytelling;
  • Web Analytics;
  • Administração e Negócios;
  • Governança Corporativa;
  • Sociedade Brasileira e Cidadania.

Perfil do aluno

O aluno do curso de Inteligência de Mercado e Análise de Dados é aquele que tem interesse e curiosidade por assuntos como programação, análise de riscos e estatísticas. É muito importante gostar dessa parte lógica e matemática para conquistar certa afinidade com o curso.

Além disso, será preciso estudar e desenvolver habilidades para trabalhar com linguagens bem específicas, como Python. Portanto, qualquer indício de facilidade com isso já é um ponto bastante positivo. E aí, esse é o seu caso?

Então, só para reforçar, certifique-se de que você se vê com algumas das seguintes características:

  • familiaridade com Ciências Exatas — a maior parte das disciplinas está pautada nessa área, envolvendo cálculos de probabilidade, estatística e raciocínio lógico;
  • curiosidade sobre tecnologia — o desenvolvimento de softwares, comandos e algoritmos também é algo muito presente durante essa formação;
  • perfil analítico — também é preciso ter facilidade para avaliar situações complexas e elaborar planos de ação a partir delas;
  • atenção aos detalhes — a capacidade de trabalhar de forma organizada e metódica também é um ponto positivo, o que pode atribuir precisão, foco e eficácia ao trabalho;
  • gostar de trabalhar em equipe — a Inteligência de Mercado é um processo integrado. Por isso, você precisará atuar em conjunto com outras equipes.

Tempo de formação

O curso de Inteligência de Mercado e Análise de Dados é um Tecnólogo, o que significa que a sua duração costuma ser mais curta que as demais. Na Unopar, essa formação se estende por 5 semestres, ou seja, 2 anos e meio estudando os conceitos e práticas que prepararão você para atuar no mercado.

Mas não se engane se você pensa que, por ter uma duração menor, o curso tem qualidade inferior ou que vai perder alguma coisa. Na verdade, as disciplinas são focadas em conceitos e metodologias que serão usadas no seu dia a dia de trabalho e, sem as interferências típicas das aulas presenciais, dá para aproveitar muito melhor o seu tempo de estudo.

Valor da mensalidade

Uma boa notícia é que cursos que contam com a opção EAD costumam ser também financeiramente mais acessíveis. Isso porque o custo para a faculdade diminui e você ainda pode economizar com deslocamento e alimentação fora de casa. Legal, né?

O curso de Inteligência de Mercado e Análise de Dados conta com mensalidades que cabem no seu bolso. Elas estão a partir de R$ 149,00* e ainda podem ter deduções exclusivas se você se encaixar em algum dos programas de bolsa ou descontos.

Bolsas e descontos

Entre as bolsas de estudo oferecidas pela instituição estão:

Tour pela prova do Enem
  • Bolsa Incentivo — para ingressantes que comprovarem dificuldade financeira para iniciar um curso superior;
  • Bolsa Primeiro Semestre — desconto sobre as mensalidades do 1º semestre, nos módulos presencial e EAD;
  • Bolsa Servidores Públicos e Militares — descontos para os servidores e seus filhos de até 24 anos;
  • Bolsa Transferência — desconto nas mensalidades até a conclusão da graduação para quem pediu para se transferir para a Unopar;
  • Convênio Empresa — os funcionários de organização conveniadas podem concorrer a descontos nas mensalidades, assim como seus dependentes de até 24 anos e cônjuges.

Também existem alguns benefícios ofertados para facilitar a vida de quem decidiu fazer um curso superior. Olha só:

  • Matrícula Antecipada — isenção da taxa de inscrição para quem fizer a matrícula já no momento de se inscrever para o vestibular;
  • Desconto Pontualidade — desconto para os alunos que pagam as suas mensalidades até o 5º dia útil do mês de vencimento.

Para estudar com bolsa na Unopar, basta escolher a que mais se encaixa em sua realidade e conferir as regras com a secretaria da instituição. É o que você precisa para se manter na faculdade e investir em seu futuro profissional, concorda?

Formas de ingresso

Para permitir que um estudante ingresse em um curso superior, cada instituição elabora o seu próprio processo seletivo. Ela determina a data, a hora e o local da prova, que pode ser presencial ou a distância, individual ou coletiva. Mas o vestibular não é a única maneira de ingressar na Unopar.

Veja quais são as formas de ingresso possíveis na Unopar:

  • vestibular presencial;
  • vestibular online;
  • processo seletivo para transferência externo;
  • matrícula com a nota do Enem;
  • aproveitamento em uma segunda graduação.

Quais são as vantagens de cursar essa graduação?

Você ainda está em dúvida sobre cursar ou não o Tecnólogo em Inteligência de Mercado e Análise de Dados? Então, deixe-nos apresentar algumas vantagens desse curso que podem chamar a sua atenção. Olha só!

Profissão moderna

Diferentemente de muitas profissões que estão ficando obsoletas e caindo em desuso com a adoção da tecnologia e automação de funções, o analista de dados é fundamental em uma empresa –– especialmente se ela for adepta à digitalização.

Você certamente já ouviu falar que, por mais inteligente que uma máquina seja, por trás dela é preciso ter um ser humano pensando em seu funcionamento, certo? Um software é capaz de captar e processar uma série absurda de dados, mas o analista sempre será o responsável por interpretar tudo isso e transformar essas informações em algo relevante.

Atividades estratégicas

As atividades realizadas pelo profissional de Inteligência de Mercado e Análise de Dados são absolutamente estratégicas. Isso significa que geram valor para qualquer empresa –– por isso, não podem ser ignoradas em um grau de importância dentro da estrutura empresarial.

Ao contrário de um serviço operacional, que não exige grande profundidade de conhecimento, o trabalho estratégico demanda por habilidades específicas, e não é qualquer profissional que as tem. Por isso, quem souber trabalhar com dados estará sempre entre os focos de atenção dos gestores.

Pouca competitividade

Não vamos mentir: o curso de Inteligência de Mercado e Análise de Dados pode ser um pouco complicado para quem não se identifica com a área. A boa notícia é que isso diminui a competitividade para quem realmente gosta dessas atividades.

Com uma alta demanda de trabalho e poucos profissionais capacitados disponíveis no mercado, a tendência é que você nunca fique desempregado. Mais do que isso: dá para escolher entre as melhores oportunidades de trabalho e atuar em áreas com as quais você se identifica.

Boa remuneração

A relação é quase óbvia: com uma alta demanda por profissionais e uma baixa disposição de analistas especializados nessa atividade, as empresas pagam a mais para ter os melhores em suas equipes. Se você for um deles, a vantagem só aumenta.

O que pode ser melhor do que trabalhar com algo que você ama, conseguir investir nos seus conhecimentos, ser reconhecido e, ainda por cima, bem-remunerado por isso? É como acertar na loteria!

Possibilidade de especialização

Se você planeja uma carreira que possibilite o seu desenvolvimento contínuo, vai se encontrar no Tecnólogo de Inteligência de Mercado e Análise de Dados. Isso porque as oportunidades de especialização são diversas. É possível continuar com a qualificação ao longo de toda a sua carreira.

Gostou? Então, comece a procurar desde já por cursos de desenvolvimento e se informe sobre temas que possam ser do seu interesse. Quanto mais habilidades você reunir ao longo da sua formação, mais fácil será se diferenciar no mercado depois de egresso.

Onde trabalhar com cargos de Inteligência de Mercado e Análise de Dados?

O profissional que se forma no curso de Inteligência de Mercado e Análise de Dados está apto para trabalhar em absolutamente qualquer organização, seja qual for o seu porte. Ele terá conhecimento, habilidades e competências para desenvolver atividades tais como:

  • uso de técnicas de mineração de dados (data mining);
  • prospecção e o garimpo de quantidades elevadas de dados desestruturados;
  • estruturação de dados que sirvam para traçar estratégias e tomar decisões inteligentes;
  • criação de dashboards para realizar o monitoramento de indicadores-chave;
  • geração de relatórios completos para gestores;
  • identificação e a determinação do uso dos dados mais relevantes em processos de tomada de decisão.

Portanto, como a Inteligência de Mercado e Análise de Dados está entre as áreas de tecnologia que estão em alta, é você quem escolhe se quer trabalhar para uma empresa (podendo ser do setor público ou privado) ou de maneira autônoma.

As consultorias, por exemplo, são uma grande oportunidade para quem tem o sonho de empreender. Com um CNPJ aberto, você consegue fazer a diferença nas empresas sem, necessariamente, ter algum vínculo empregatício.

Quanto ganha o profissional de Inteligência de Mercado e Análise de Dados?

Em geral, o salário atribuído ao cientista de dados pode variar muito de instituição, especialmente em função das atividades que ele desempenhará. De qualquer maneira, o profissional que está preparado para trabalhar no processamento e apresentação dessas informações costuma ser bem valorizado, especialmente pelo impacto positivo que ele tem nas empresas.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo site Salários, a variação salarial também ocorre de acordo com o momento de carreira do profissional. Em geral, um analista ganha as médias que mostramos a seguir.

Recém-formado (nível júnior)

  • R$ 3.385,90* em microempresas;
  • R$ 3.370,41* em pequenas empresas;
  • R$ 3.882,20* em médias empresas;
  • R$ 4.351,78* em grandes empresas;

De 5 a 10 anos de experiência (nível pleno)

  • R$ 3.617,72* em microempresas;
  • R$ 3.370,41* em pequenas empresas;
  • R$ 3.892,20* em médias empresas;
  • R$ 4.351,78* em grandes empresas;

Cargos de liderança (nível sênior, master ou especialista)

  • R$ 4.019,86* em microempresas;
  • R$ 4.004,38* em pequenas empresas;
  • R$ 4.526,17* em médias empresas;
  • R$ 4.985,75* em grandes empresas.

Por que cursar a sua graduação na Unopar?

Os diferenciais da Unopar impactam a experiência do aluno e a sua consequente inserção no mercado de trabalho, ajudando no desenvolvimento da carreira e na satisfação do profissional com a sua escolha.

A faculdade foi a responsável pelo primeiro curso de graduação em Inteligência de Mercado e Análise de Dados. Isso porque se preocupou em formar profissionais capazes de responder à demanda por habilidades e competências à altura de um mercado que não para de evoluir.

Além de ser a pioneira na área, a instituição também oferece aos estudantes as Trilhas de Carreira, que são uma forma de se destacar no mercado antes mesmo de concluir a graduação. Nesse espaço, você conta de forma 100% gratuita e online com conteúdos complementares que ajudam a desenvolver aquelas habilidades e competências profissionais exigidas pelas melhores empresas do mercado.

Já a Aula Destaque é uma excelente oportunidade de se aproximar de profissionais de renome no mercado. Eles compartilham suas experiências, desafios com a atuação e dão dicas para os estudantes que estão começando agora sua qualificação.

A Unopar também garante a sua qualidade de ensino por meio de uma equipe de professores altamente capacitada e atuante no mercado. Isso garante que você aprenda com quem realmente entende do assunto, na teoria e na prática.

Por fim, a Unopar investe na sua empregabilidade de diversas formas. A principal delas é com o Canal Conecta. Esse portal oferece vagas exclusivas de emprego e estágio em empresas de todo o país. Sem falar nas dicas para você se dar bem no desenvolvimento da sua carreira e na conquista dessas oportunidades.

Agora chegou a sua hora

Vimos que o curso de Inteligência de Mercado e Análise de Dados é completo e oferece boas oportunidades para os profissionais que desejam ingressar na área. Para ter sucesso, de fato, é importante investir na sua qualificação, de preferência com apoio de uma instituição de ensino de qualidade. Por isso, venha para a Unopar!

Que tal agora dar o próximo passo em direção a realização dos seus sonhos? Faça a sua inscrição no vestibular da Unopar e conquiste o seu diploma do ensino superior com a gente.

*Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 10

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados