Quais são as vantagens e desvantagens de um curso EAD?

ead vantagens e desvantagens

Se o ambiente virtual e a tecnologia favorecem tantos aspectos das nossas vidas, não haveria motivo para deixar de aproveitá-los no processo de formação de pessoas. Essa é uma realidade possível por meio do ensino a distância e tem sido cada vez mais comum em diversas instituições.

Esses cursos existem em duas modalidades: semipresencial e 100% online. O que muda é que, na primeira, os alunos frequentam o campus da faculdade de uma a 3 vezes na semana. No geral, as aulas são ministradas em plataformas. Para ter acesso às matérias, basta ter conexão com internet e acessar os canais que hospedam os conteúdos.

Apesar de ter mais pontos positivos do que negativos, é importante que você conheça as vantagens e desvantagens do EAD antes de tomar uma decisão sobre o melhor método de estudo.

Para ajudar, listamos os principais prós e contras de fazer faculdade a distância, bem como dicas para tornar a rotina de aprendizado mais fácil. Acompanhe!

Quais são as vantagens do EAD?

Poder assistir a aulas online gera vários benefícios ao estudante interessado em iniciar uma graduação. Como fica responsável por controlar todo o andamento dos vídeos gravados, o aluno consegue fazer pausas, rever trechos importantes e fazer anotações com tranquilidade.

Essa comodidade favorece a assimilação do conteúdo, potencializando o aprendizado. Confira outras vantagens do ensino a distância.

Flexibilidade

Um dos destaques do EAD está na possibilidade de planejar e definir a própria rotina. Ou seja, antes de começar a estudar online, você pode avaliar os compromissos diários e escolher os melhores horários para se dedicar às matérias do curso.

Quem tem muitas responsabilidades enxerga ainda mais potencial na flexibilidade. Afinal, terá condições de conciliar vida pessoal e profissional sem deixar o conhecimento de lado. Nem imprevistos são capazes de prejudicar seu desempenho, já que dá para fazer a aula depois que o problema for resolvido.

Baixo custo

Ao optar pela modalidade EAD, você eliminará diversos gastos que seriam necessários no dia a dia de estudo em sala de aula. Podemos citar a alimentação e o transporte de exemplo, mas também há despesas que costumam passar despercebidas, como impressão de material.

Muitas pessoas aproveitam o ambiente doméstico para assistir às aulas e fazer todas as tarefas. Isso reduz custos com deslocamento e outros itens, mantendo o seu orçamento em dia para aplicar em coisas que você considera relevantes.

Ausência de barreiras geográficas

A modalidade EAD no 100% online revolucionou a educação por facilitar o acesso a graduações que, até um tempo, só existiam em locais específicos. Isso fazia com que muitos estudantes desistissem do sonho de cursar o ensino superior, já que precisariam se mudar para longe da família e amigos.

Hoje, as barreiras geográficas não são mais impedimento para você investir na formação desejada. Basta selecionar a faculdade e conferir todos os assuntos da grade curricular no conforto de casa. Ou, se preferir, pode até aproveitar o tempo na estrada, nos espaços comerciais ou qualquer outro ambiente para colocar as matérias em dia.

E as desvantagens?

Estar em uma sala de aula virtual é bem diferente da rotina com a qual estamos familiarizados desde o tempo da escola. Ainda que cumprir atividades pela internet seja cada vez mais comum, muitas pessoas podem estranhar ou ter dificuldades de adaptação.

Veja, a seguir, os aspectos que costumam incomodar alguns alunos.

Necessidade de disciplina

Quem não se organiza para incluir as aulas na rotina acaba criando obstáculos para o aprendizado. É preciso entender que você será responsável pelo próprio desempenho nas aulas, já que não haverá ninguém cobrando por sua presença ou conferindo seu comportamento em frente ao computador.

O desafio está em ter disciplina para aproveitar as matérias ao máximo, sempre respeitando o tempo de estudo e o momento de fazer os exercícios propostos para obter boas notas. Mas quando você conquistar essa habilidade, terá mais sucesso em tudo o que se comprometer na vida.

Menos contato com os colegas

A falta de interação com os demais estudantes pode deixar alguns alunos desanimados. Como cada um faz seus horários e cumpre as aulas no momento que considera oportuno, nem sempre é possível manter contato frequente entre os colegas.

Vale lembrar, no entanto, que muitas plataformas permitem a formação de grupos de discussão, nos quais os integrantes das turmas podem trocar ideias, tirar dúvidas com os professores ou solicitar o suporte dos mediadores. Aqui na Unopar, existem fóruns dedicados especialmente para isso.

Como otimizar os estudos?

Agora que você conferiu um pouco das vantagens e desvantagens do EAD, nada melhor que descobrir formas de tirar proveito máximo dessa modalidade. Abaixo, listamos práticas simples para lidar com a parte negativa e ter um bom rendimento.

Organize seus horários

Nem todo mundo para por alguns instantes para avaliar a própria rotina. Esse exercício tão fácil é essencial para quem pretende fazer uma faculdade EAD, visto que permitirá dividir o tempo conforme as prioridades e obrigações diárias.

O ideal é que você elabore um cronograma com categorias de atividades, anotando o tipo e o prazo limite para cumprir cada uma. Como complemento, vale usar alguns aplicativos para estudar e cronometrar os períodos dedicados a determinadas tarefas.

Monte um ambiente adequado

Outro cuidado importante para quem estuda, principalmente na modalidade EAD, é eleger um local apropriado para ler, fazer anotações e outros processos. Afinal, de nada adianta acessar as aulas se você não consegue se concentrar no assunto abordado.

Priorize espaços bem iluminados, com pouca interferência de ruídos externos e que possam receber bons equipamentos (mesa, cadeira confortável, aparelhos e materiais). Se você mora com outras pessoas, converse com elas e explique sobre a necessidade de ter um momento tranquilo e sem distrações.

Afinal, EAD vale a pena?

Deu para perceber que as vantagens da faculdade EAD superam os pontos negativos, certo? Além do mais, é totalmente possível superar as dificuldades com um bom planejamento da sua rotina, sempre buscando o equilíbrio entre trabalho, lazer e estudos.

Tenha em mente que as facilidades de fazer uma disciplina online estarão presentes em todos os cursos que se baseiam na modalidade. Então, se o seu objetivo é começar a graduação dos sonhos sem se preocupar com deslocamentos, limitações de região ou falta de tempo, essa talvez seja a opção ideal.

Buscar qualificação nunca é um prejuízo –– ainda mais quando você escolhe estudar na Unopar. Temos uma infraestrutura completa para as diferentes modalidades de ensino ofertadas e benefícios exclusivos, como o Canal Conecta. São alguns dos cursos EAD, semipresenciais ou 100% online, que pode encontrar por aqui:

Estude com mais flexibilidade!

Gostou de ficar por dentro das principais vantagens e desvantagens do EAD? Esperamos ter clareado bem essas informações para orientar a sua escolha na hora de buscar uma faculdade. A partir de agora, é só conferir as graduações disponíveis e verificar as formas de ingresso.

Que tal começar? Acesse o nosso portal e inscreva-se no curso desejado!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content