8 livros de Agronomia que vão te acompanhar na faculdade

livros de agronomia

O curso de Agronomia tem como principal objetivo formar profissionais capacitados para atuar na administração de propriedades rurais. Focado na produtividade e conhecimento técnico sobre todos os processos agropecuários, o curso exige dos seus alunos também um viés teórico.

Cada disciplina tem sua lista de bibliografias utilizadas. No entanto, sai na frente quem busca conhecer livros de Agronomia de referência antes mesmo de entrar na faculdade. Se você não sabe por onde começar, fique tranquilo!

Trouxemos uma lista de títulos fundamentais para a formação que você pode começar a ler agora mesmo. Confira!

Introdução a Agronomia e ao Agronegócio

Se você quer saber tudo sobre Agronomia, um bom ponto de partida é a obra escrita pelos autores Maria Flávia de Figueiredo Tavares, Fabiana de Medeiros Silveira, Eduardo José Haverroth e Willian Gustavo Rodrigues.

O título, considerado um dos principais livros de Agronomia, é essencial para decifrar o agronegócio brasileiro, que é apontado como um dos mais bem-sucedidos no mundo e grande gerador de empregos.

Ao longo das páginas, os autores abordam temas como:

  • escopo da atuação profissional do engenheiro agrônomo;
  • mercado internacional no agronegócio
  • ética ambiental;
  • uso de tecnologia para aumentar o desempenho do agronegócio.

Investir na leitura dessa obra completa é passo importante para se tornar um profissional atualizado em relação a estratégias e ferramentas de gestão. Isso aumenta suas chances de ingressar com sucesso no mercado, que oferece salário médio de R$ 6.399,50* para um agrônomo.

Administração e Economia Rural: Manual de Orientação

Na lista de melhores livros de Agronomia para quem está começando está também a obra criada pelo Ministério da Educação. É um bom material para pessoas que desejam entender o que se estuda em Agronomia, já que mostra que economia rural é assunto relevante no curso.

No Manual de Orientação de Administração e Economia Rural, você saberá o objetivo da disciplina Administração e Economia Rural, além de ter acesso a programas-referência na área.

Aqui na Unopar, a disciplina Economia e Administração Rural é uma das mais importantes da grade curricular. Mas não é só isso. O curso que, entre as modalidades de ensino, é administrado presencialmente e EAD, na categoria semipresencial (modalidade a distância, com atividades presenciais), tem outras disciplinas complementares importantes. Entre elas:

  • Agronomia, Ciência e Tecnologia;
  • Ciência do Solo – Fertilidade do Solo e Nutrição Mineral de Plantas;
  • Construções Rurais;
  • Desenho Técnico Projetivo.

Manejo Ecológico do Solo: a Agricultura em Regiões Tropicais

Se você está em busca de livros de Agronomia para faculdade pode colocar esse título na sua lista. Voltado para agrônomos de campo e profissionais que trabalham na agropecuária, essa obra técnica oferece respostas para problemas diários no setor, como mau aproveitamento dos adubos, encrostamento da superfície do solo após as chuvas e erosão pronunciada.

O livro trata ainda de outras questões, como enchentes e germinação deficiente de sementes, além de compactações e adensamentos do solo. Ideal para quem já quer mergulhar em um aspecto mais prático da Agronomia.

Agronegócios: Gestão, Inovação e Sustentabilidade

Entre as áreas da Agronomia que você poderá atuar está Gestão da Propriedade Rural. Se você pensa em seguir carreira por esse caminho ou, até mesmo, se interessa em saber mais sobre o assunto, o livro Agronegócios: Gestão, Inovação e Sustentabilidade deve ficar no seu radar.

Em sua segunda edição, a obra conta com capítulos atualizados e traz novos temas importantes para a área. Entre eles, planejamento estratégico para o agronegócio, inovação na cadeia de distribuição e empreendedorismo rural, para citar alguns.

Educação no Campo e Pesquisa: Questões para Reflexão

A obra, disponível em domínio público e organizada por Mônica Castagna Molina, trata do conceito de educação no campo, seus paradigmas, além de espaços e territórios.

Outros capítulos abordam elementos para uma política pública de educação do campo, assentamentos rurais e perspectivas da reforma agrária no Brasil. Isso sem falar da produção pedagógica dos movimentos sociais e a escola do campo. É uma obra teórica importante para quem refletir sobre questões essenciais de educação e pesquisa no meio rural.

Economia e Organização da Agricultura Brasileira

O livro de Fábio Chaddad se propõe a oferecer insights informativos sobre o rápido desenvolvimento da economia agrícola do país. A obra defende que a agricultura no Brasil se tornou globalmente competitiva por conta da tecnologia avançada e, também, da inovação organizacional. Esses fatores estimulam, portanto, o desenvolvimento de outros setores da economia e do país.

O autor usa evidências focadas em três categorias principais: Tecnologia, Gestão de Recursos e Programas Governamentais eficazes para oferecer uma perspectiva histórica de interesse de profissionais e, também, estudantes que desejam atuar na área.

Estatísticas do Meio Rural

Dados sobre crédito, qualidade de vida da população que vive na área rural e produção agrícola de alimentos estão entre as informações que fazem parte de Estatísticas do Meio Rural.

A publicação, produzida pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, se diferencia por trazer informações diversas, com origem em fontes variadas, agregadas em um só lugar. Oferecem para o leitor uma visão geral do que ocorre no campo nos momentos atuais.

Brasil Rural na Virada do do Milênio: a Visão de Pesquisadores e Jornalistas

Também disponível em domínio público, o livro é importante para quem busca um viés histórico. Como o título indica, a obra aborda o Brasil Rural na visão de profissionais como pesquisadores e jornalistas, tratando de temas relevantes, como estratégia de desenvolvimento rural e abordagem midiática do assunto.

Chegou o seu momento!

Começar a consultar livros de Agronomia em um momento anterior ao ingresso na faculdade é uma das melhores maneiras de entender melhor esse universo antes de se tornar estudante na área.

Essas obras de referência são um bom ponto de partida. Um aspecto importante é que você não precisa comprar todos os títulos da nossa lista. A boa notícia é que essas obras e, também, as que serão recomendados pelos professores no futuro, em grande parte, estão disponíveis em bibliotecas e podem ser consultadas gratuitamente. Seu bolso agradece!

Além de investir em livros de Agronomia, é importante, também, já garantir sua vaga para começar a faculdade na área. Por isso, não perca tempo e inscreva-se no vestibular da Unopar!

*Sujeito a alteração

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.