O investimento em educação é o principal passo para trilhar uma carreira de sucesso. No entanto, sabemos, também, que ficar em dúvida na hora de escolher uma graduação, entre tantas possibilidades, é algo que acontece com muitos, e é provável que você se identifique com essa situação. Afinal, Marketing ou Administração: qual é o curso ideal para mim?
O bacharel em Administração conhece os elementos principais de todas as áreas de uma empresa, enquanto o tecnólogo em Marketing tem domínio profundo do próprio segmento. Logo, um é mais generalista e o outro, especialista.
Para ajudar na sua escolha, preparamos um post com tudo o que você precisa saber sobre esses dois cursos. Além disso, mostraremos como escolher uma faculdade de qualidade, que se preocupe em preparar o aluno para as exigências do mercado. Acompanhe!
Como é a faculdade de Administração?
Ofertada na modalidade Bacharelado, a faculdade de Administração capacita o aluno para atuar com excelência em um mercado repleto de possibilidades. Isso mesmo: há demanda para administradores em todos os tipos de negócios nos setores público e privado. Com altas chances de empregabilidade, não é à toa que esse curso de nível superior é o segundo mais procurado no Brasil, ficando atrás apenas do Direito.
Durante a graduação, o estudante recebe o embasamento necessário para gerir os diversos recursos de uma organização, sejam eles financeiros, sejam eles materiais ou até mesmo humanos. O conhecimento técnico oferecido permite ao administrador elaborar planejamentos, acompanhar ações, criar soluções e até mesmo abrir seu próprio negócio.
Vale ressaltar que, assim como as possibilidades de atuação são amplas, a grade curricular do curso de Administração é igualmente variada, contemplando disciplinas das áreas de Humanas e Exatas. Isso garante ao aluno uma formação generalista, tornando-o apto a entender de tudo um pouco — o que é fundamental no mundo dos negócios, concorda?
A duração da graduação é de aproximadamente 4 anos. No primeiro semestre, o futuro administrador se depara com disciplinas voltadas à formação humana, envolvendo a Gestão de Pessoas, Teorias da Administração, Sociologia etc. Depois, entram as matérias técnicas e voltadas à análise e aos números, como Matemática Financeira, Contabilidade, Pesquisa Mercadológica, Gestão de Finanças, Logística, entre outras.
Durante o curso e após formado, os campos de trabalho para o administrador incluem:
- Gestão financeira;
- Recursos humanos;
- Vendas;
- Comércio exterior;
- Logística;
- Auditoria e tributação;
- Consultoria administrativa;
- Marketing.
Quanto à média salarial da área de Administração, o administrador ganha R$ 4.190,32*. Porém, o salário pode aumentar em cargo de gerência ou direção, por exemplo.
Como funciona a faculdade de Marketing?
Com duração aproximada de 4 anos — ou 2 anos, caso opte pela formação tecnóloga —, a faculdade de Marketing capacita o aluno para executar o planejamento mercadológico de apoio à divulgação de produtos, serviços, marcas e às vendas de todos os setores, em empresas de diversos portes. Em outras palavras, o futuro profissional da área aprenderá técnicas de relacionamento com o cliente, saberá elaborar campanhas estratégicas etc.
Assim como a graduação em Administração, o curso de Marketing também tem uma grade curricular bem generalista, englobando a formação humana e a técnica. A mesma lógica cabe aqui: no início, são introduzidas as matérias voltadas ao comportamento e à análise da sociedade. Depois, o aluno recebe um conteúdo mais específico, por meio de disciplinas como Inteligência de Marketing, Pesquisa Mercadológica, Comportamento do Consumidor, entre outras.
Quanto ao mercado, também temos boas notícias. Não há diferença Marketing e Administração nesse sentido. Trabalhar no setor é atuar em um meio com diversas possibilidades. Ainda mais por se tratar de um segmento em alta, devido à ascensão das estratégias voltadas ao meio digital. Afinal, qual negócio não está presente em ao menos uma rede social? Ou seja, há demanda por profissionais qualificados e que saibam elaborar estratégias, acompanhar resultados e promover melhorias.
Durante o curso e após formado, os campos de trabalho para o profissional de Marketing incluem:
- criação e coordenação de ações de divulgação e promoção;
- planejamento mercadológico de produtos ou serviços;
- coordenação de marketing em agências de publicidade;
- acompanhamento de campanhas por meio de indicadores da área;
- estratégias online (redes sociais, site, blog, Marketing de Conteúdo etc.).
Quanto à média salarial da área de Marketing, o analista de Marketing recebe na faixa de R$ 3.682,97*, por mês. E, assim como no caso do administrador, é possível continuar os estudos e adquirir experiência para ganhar mais.
Qual é o perfil de cada um dos profissionais?
Agora que você já sabe como as graduações funcionam, chegou a hora de descobrir qual é o perfil profissional desejado para cada área. Ter em mãos essas informações, junto às demais, é uma ótima maneira de descobrir qual das formações mais se encaixa em suas expectativas. Veja!
Administrador
- é flexível, compreendendo que falhas existem e pensando em maneiras de solucionar situações adversas;
- é comunicativo, pois seu trabalho integra a atuação de vários setores, e ele precisa ter a certeza de que suas mensagens foram passadas com clareza;
- sabe trabalhar em equipe, lidando com diferentes ideias e visões.
Profissional de Marketing
- é criativo, pois precisa trabalhar a todo tempo com boas ideias;
- é comunicativo, pois seu trabalho também envolve a participação de outros setores;
- sabe trabalhar em equipe, já que uma campanha de Marketing também deve estar conectada com os outros setores, além dos objetivos empresariais.
Viu só como as características de ambos profissionais são bastante similares? Por isso, o administrador aprende noções de Marketing na graduação e vice-versa: porque os conhecimentos dos dois campos se complementam.
Em meio a esse cenário, vemos muitos estudantes de Administração cursando uma segunda graduação de Marketing e o contrário também.
Quais são as semelhanças entre Administração e Marketing?
Apesar das diferenças, as duas áreas se conversam. O administrador precisa entender o papel do Marketing para saber quando e em que medida priorizá-lo, gerindo os recursos da empresa. Já o profissional de Marketing compreende como otimizar os recursos disponíveis e produzir resultados para a organização.
Na grade curricular dos cursos da Unopar, percebemos essa conexão entre Administração e Marketing pelas disciplinas que os cursos têm em comum:
- Empreendedorismo;
- Gestão de Pessoas;
- Gestão de Projetos;
- Legislação Social e Trabalhista;
- Matemática Financeira;
- Modelos de Gestão;
- Planejamento Estratégico;
- Responsabilidade Social e Ambiental.
Também é importante mencionar que existem diversos tipos de Administração: de recursos humanos, financeira, gerência jurídica e gestão contábil são alguns exemplos. Logo, as áreas podem somar conhecimentos e formar um novo campo de atuação: a Administração de Marketing.
O que é Administração de Marketing?
A Administração de Marketing é uma excelente opção. O conceito nasce da mudança de definição do Marketing, que deixa de ser uma atividade pontual, como uma publicidade ou propaganda, para se tornar um processo de gestão da relação de troca entre pessoas e organizações.
Assim, se tornou uma atividade permanente. E a tarefa da Administração seria gerir os recursos humanos, materiais, tecnológicos e financeiros, lidando com os desafios e particularidades desse contexto para alcançar os objetivos da empresa.
As atividades do administrador de Marketing espelham algumas tarefas de gestão empresarial, embora sejam adaptadas ao departamento. Veja algumas rotinas que podem ser atribuídas a esse profissional:
- analisar a concorrência e identificar oportunidades de mercado;
- desenvolver o plano de Marketing, liderando a equipe;
- fazer o planejamento financeiro do departamento e aprovar os orçamentos de projetos;
- usar dados e estatística para medir o desempenho dos projetos e atividades;
- alinhar os objetivos do departamento com as metas da organização.
O profissional é bastante relevante, principalmente para que o Marketing seja coerente e contribua com os objetivos da empresa. Não à toa, a média salarial está em R$ 4.190,32*.
Como trabalhar com Administração e Marketing?
Os requisitos dos cargos nas empresas variam bastante. Ainda assim, podemos dizer que o diploma de Administração é mais indicado para quem deseja atuar com processos, gestão, planejamento, controle e afins.
Já o diploma de Marketing seria mais indicado para quem deseja ser um especialista, planejando e produzindo as campanhas, gerindo redes sociais, desenvolvendo a comunicação da empresa etc.
Se for do seu interesse, a Administração de Marketing seria mesclar os conhecimentos, realizando cursos livres, segunda graduação, pós-graduações e outros estudos para complementar o diploma inicial. Por exemplo, um profissional de Marketing pode se aprofundar sobre a parte de gestão e planejamento, visando a uma promoção nesse sentido— e vice-versa.
Aliás, lembre-se de que, cada vez mais, as empresas buscam pessoas adaptáveis, até porque os desafios são imprevisíveis. Aqui na Unopar, temos benefícios exclusivos que ampliam as ferramentas dos nossos alunos:
- trilhas de carreira — conteúdos sobre coaching e liderança, gestão de pessoas, comunicação em negócios, entre outros;
- habilidades digitais — estudos dirigidos para desenvolver as competências de tecnologia e a mentalidade para gerir no mundo digital;
- Aula Destaque — encontros gratuitos e online com profissionais bem-conceituados do mercado de trabalho.
O curso de Marketing pode ser realizado pela educação a distância 100% online. Já o Bacharelado em Administração está disponível nas três modalidades de ensino: 100% online, semipresencial e presencial.
Como escolher a faculdade ideal?
Bom, agora você tem as informações mais importantes sobre a faculdade de Administração e o curso de Marketing. Ainda ficou com aquela incerteza? Não se preocupe! Escolher a graduação é mesmo algo que demanda bastante pesquisa e autorreflexão. Portanto, pense em seus objetivos de carreira e tente conversar com profissionais formados nessas áreas.
Outro aspecto a considerar é cursar as duas — e por que não? Um administrador que domina o Marketing e um profissional de Marketing que sabe atuar com Administração é algo que potencializa a empregabilidade e torna o profissional mais requisitado pelo mercado, já parou para pensar?
Nesse caso, o EAD entra como grande aliado. Assim que concluir uma formação e começar a dar os seus primeiros passos no mercado, você pode cursar a segunda graduação com flexibilidade de horários e liberdade para estudar de acordo com o tempo disponível.
Vamos imaginar que você optou pelo Marketing. Ao obter o diploma, um caminho interessante seria buscar por um curso de Administração semipresencial, por exemplo. Trata-se da modalidade a distância, com atividades presenciais.
Estude na Unopar!
E aí, Marketing ou Administração? Com as informações do post, esperamos que você tenha conseguido identificar qual das formações mais se encaixa com seus objetivos pessoais e profissionais. Lembre-se de que, independentemente da escolha, é importante ingressar em uma faculdade com boa nota no Ministério da Educação (MEC), que tenha corpo docente especializado e ofereça diferenciais que coloquem o aluno no caminho para o sucesso!
A Unopar preenche todos os critérios mencionados acima. Aqui, oferecemos os cursos de Marketing e Administração em diferentes modalidades. Inscreva-se em nosso vestibular e dê início à sua formação!
*Sujeito a alterações
O que você achou disso?
Clique nas estrelas
Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 44
Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.
Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Diga-nos, como podemos melhorar este post?