Como está o mercado imobiliário? Veja 4 tendências

mercado imobiliário

Sem dúvidas, uma das principais tarefas para todo profissional é pesquisar sobre o seu campo de trabalho. Por exemplo, saber quais são as tendências do mercado imobiliário é essencial para quem quer se dar bem nessa área.

Com mudanças constantes no mundo do trabalho, a desatualização é um grande risco. Se você não quer passar por isso e planeja ter uma carreira bem-sucedida depois de fazer o curso de Negócios Imobiliários, não deixe de conferir quais são as novidades que não podem passar despercebidas!

Visitas remotas e experiências digitais

A internet realmente veio para revolucionar a nossa rotina, e o mercado imobiliário não escapou disso. Se antes era necessário marcar visitas presenciais para que alguém pudesse conhecer um imóvel, agora esse processo pode acontecer remotamente.

Experiências presenciais continuam acontecendo? Sim, mas o interesse das pessoas pela facilidade do “tour virtual” cresceu. Além de não ter que se deslocar até cada imóvel para conhecer cada opção, as experiências digitais tornam tudo mais prático e rápido.

Isso quer dizer que oferecer essa possibilidade para os seus clientes pode ser um diferencial importante. Vídeos gravados ou transmissões ao vivo estão entre as soluções mais utilizadas pelos corretores e imobiliárias. Melhor ainda é saber que o investimento em tecnologia não precisa ser muito alto. Basta ter um smartphone com uma boa câmera para cumprir essa função da visita virtual.

Outras duas dicas relevantes para garantir a qualidade do trabalho é contar com uma boa iluminação e preparar uma descrição com todos os detalhes do imóvel para facilitar a informação do cliente.

Atendimento humanizado

Assim como o uso da tecnologia, a humanização é uma tendência em praticamente todas as áreas. O atendimento humanizado chama atenção, atrai, conquista e fideliza as pessoas — que querem ser compreendidas e bem tratadas, é claro.

O foco deve estar sempre no ser humano, nesse caso, na pessoa que procura um imóvel para alugar ou vender. Quem lida com atendimento sabe que essa é uma tarefa desafiadora e mais complexa do que muitos imaginam.

É preciso estar disposto a acolher o outro, entender as diferenças de personalidade, receber diferentes demandas, ouvir com empatia e falar com tranquilidade. O relacionamento pessoal ou mesmo em âmbito virtual requer atenção e cuidado.

Evitar conflitos, dúvidas e o distanciamento são estratégias importantes para manter os clientes sempre próximos. Caso contrário, esteja preparado para o seu concorrente ocupar esse lugar e possivelmente vencer a “disputa” do mercado. Quem já atua nessa área de imóveis sabe que a concorrência é acirrada e detalhes diferenciam o serviço prestado.

Um dos segredos para colocar a humanização em prática é ter vários canais de comunicação abertos (telefone, e-mail, atendimento presencial etc.) para cada cliente escolher o seu preferido. Uma boa gestão de redes sociais faz diferença também!

E, claro, cuidar de todos os detalhes durante o contato para ser o mais acolhedor possível. Afinal, cada pessoa tem as suas necessidades, e uma das maneiras de ser atencioso com o consumidor é demonstrando flexibilidade e compreensão.

Modelo híbrido de trabalho

Há diversos desafios no mercado de trabalho pós-pandemia, e muitas das mudanças ocorridas nesse período devem permanecer mesmo com o controle do coronavírus e retorno de todas as atividades presenciais.

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Na realidade, o modelo híbrido de trabalho já era uma tendência que existia há certo tempo. Porém, as medidas de isolamento social aceleraram e reforçaram a implantação desse formato.

O que isso quer dizer? O termo “híbrido” indica a composição formada por diferentes elementos. Por exemplo, nas Ciências Biológicas é comum falar que a raça de um animal é híbrida quando vem do cruzamento de duas espécies diferentes. Já a educação híbrida também é conhecida como semipresencial.

No mundo do trabalho, o modelo híbrido significa a combinação entre o offline e o online. Em outras palavras, estamos falando da maior liberdade para o profissional mesclar atividades presenciais e a distância, usando a internet para trabalhar e resolver suas pendências quando for possível ou necessário.

As profissões home office foram bastante validadas durante a pandemia, e muitas áreas que nem consideravam essa opção perceberam que o formato pode funcionar bem.

Isso é ótimo para quem quer ter duas profissões ou precisa cuidar da família, por exemplo, concorda? Contudo, mais autonomia e praticidade demandam alto comprometimento.

O outro lado dessa história que impacta o mercado imobiliário é que muitos ambientes corporativos estão sendo reduzidos, enquanto pessoas buscam um pouco mais de espaço para trabalhar em casa.

Os coworkings (escritórios compartilhados) também fazem sucesso, principalmente por diluir os custos de manter um escritório entre várias empresas ou profissionais. Reconhecer essas mudanças de cenário e comportamento é fundamental para se posicionar da melhor maneira no mercado.

Mudanças nas necessidades do consumidor

Falando em comportamento do consumidor, não temos apenas o aumento do home office, o processo de digitalização do relacionamento ou a busca pelo atendimento humanizado.

Outros detalhes influenciam o mercado e não podem passar despercebidos. Um deles é a fuga dos grandes centros em busca de maior qualidade de vida. Ter uma casa confortável ficou ainda mais importante pós-pandemia, além de relativizar a necessidade de morar perto do trabalho.

Saúde e bem-estar são temas em alta, que preocupam cada vez mais pessoas. Por isso, outra vertente em alta é a sustentabilidade nos projetos imobiliários. Para completar, as facilidades relacionadas a pagamento continuam sendo muito valorizadas — até porque vivemos um momento de crise que ainda deve ter desdobramentos nos próximos meses ou anos.

Enfim, o que podemos concluir sobre as tendências do mercado imobiliário é que investir em inovação se torna cada dia mais essencial. Padrões antigos precisam ser renovados conforme fatores externos e sociais acontecem, tipo a pandemia e as diferentes necessidades de quem consome o seu serviço. Fique de olho!

Para ter bom contato com essas tendências, uma faculdade de excelência é essencial. Por isso, venha estudar na Unopar! Temos benefícios exclusivos para a sua formação, que auxiliam desde a sua empregabilidade ao desenvolvimento de habilidades comportamentais. É o caso do Canal Conecta, da Aula Destaque e das Trilhas de Carreira.

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