O que é preciso para trabalhar com Gestão de Redes Sociais?

emojis e computador representando mídias sociais

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O gestor de redes sociais é aquele profissional responsável por estruturar e produzir os conteúdos de uma empresa na internet. Você deve estar se perguntando: então, a pessoa é paga para ficar no Instagram e no Facebook o dia todo?

É quase isso, mas quem pensa que o trabalho é fácil está enganado! Tomar conta das redes sociais de marcas é uma atividade cada vez mais importante, por isso a área vem se valorizando com o tempo.

Para trabalhar com Marketing ou Publicidade na internet, entretanto, é preciso mais do que apenas gostar de rolar o feed. Para saber o que é Gestão de Redes Sociais e como se desenvolver na área, é preciso entender suas atividades e investir em habilidades importantíssimas para o dia a dia do profissional.

Venha com a gente entender mais sobre a área!

Quais são as atividades de um gestor de redes sociais?

O social media (outro termo utilizado para quem exerce a função) é o responsável por criar e acompanhar o conteúdo das redes sociais de uma empresa ou marca.

Essa área de atuação vem ganhando destaque uma vez que a comunicação por essas plataformas é uma das mais significativas do momento. O brasileiro, por exemplo, passa quase 2 horas por dia em redes sociais. Ou seja, se quer falar diretamente com seu público, as marcas precisam fazer um bom trabalho por lá.

Por isso, a Unopar oferece um curso de Marketing Digital a distância, nas modalidades de ensino semipresencial e 100% online, para aqueles que querem se profissionalizar. Isso porque trabalhar com essa área vai muito além de criar imagens bonitas. Algumas das funções da Gestão de Redes Sociais são:

  • planejar o conteúdo;
  • elaborar de estratégias para que a marca seja reconhecida;
  • produzir o conteúdo que será postado;
  • manter o relacionamento com o público pelas redes;
  • monitorar métricas e avaliar resultados.

Como o Marketing Digital é uma área complexa e que passa sempre por mudanças, para realizar todas essas funções “ao mesmo tempo” é necessário conhecimento específico, o que é valorizado pelos empregadores.

Um profissional que acabou de entrar no mercado de trabalho recebe R$ 3.645,70* por mês, enquanto um especialista de Marketing Digital ganha em média R$ 7 mil*.

O que é preciso para trabalhar com Gestão de Redes Sociais?

Para ser um bom social media, algumas características de perfil de profissional são sempre buscadas: organização, paciência e capacidade de lidar com mudanças são fundamentais. Entretanto, outras particularidades são ainda mais essenciais para trabalhar em agências de Marketing Digital e outros locais, já que afetam diretamente a rotina de trabalho.

Ter afinidade com redes sociais

Conhecer as que já existem, buscar pelas novidades e não se importar de passar bastante tempo trabalhando com as redes sociais e falando sobre ela. Essas são algumas características de uma pessoa que deseja trabalhar com comunicação digital.

Isso porque é imprescindível que o profissional busque entender cada vez mais o funcionamento das redes, assim como o perfil dos usuários que estão presentes nelas. Para conhecer tudo tão detalhadamente, é preciso ter essa afinidade com os aplicativos e interesse em aprender sempre.

Desenvolver uma capacidade analítica

Como vimos, monitorar números e formular relatórios está entre as funções do gestor de redes sociais. Por isso, esse profissional precisa desenvolver sua capacidade de analisar dos dados que estão em sua frente.

As campanhas estão trazendo resultado? As publicações têm engajamento? A marca está vendendo mais por causa das redes? Entender esses e muitos outros detalhes é fundamental para que novas estratégias possam ser feitas.

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A Unopar oferece disciplinas específicas para análise de dados (analytics) para que o aluno saia preparado e entre no mercado de trabalho com esse diferencial.

Conhecer as ferramentas utilizadas na área

Para trabalhar com redes sociais, é necessário muito mais do que apenas os aplicativos de cada uma delas. Existem diferentes ferramentas de gerenciamento que podem ser utilizadas, assim como maneiras de analisar os resultados de forma automatizada.

Para tudo isso, é importante conhecer bem softwares, sites e aplicativos que facilitam a rotina de trabalho. Sem eles, as funções do gestor podem demorar muito mais tempo, além de não serem tão precisas.

Fazer uma faculdade de Marketing Digital

Para ter conhecimento em todas as funções e dicas citadas, a faculdade de Marketing Digital pode ser o grande diferencial. Muitas pessoas adentram esse universo de forma autônoma e buscam conhecimento apenas pela Internet. A ideia é boa, mas os resultados podem demorar muito mais tempo para aparecerem.

Isso porque um dos grandes diferenciais de se ter um diploma de Marketing Digital é que o ensino é organizado de forma a facilitar a aprendizagem e desenvolver no estudante o pensamento lógico por trás da área.

Assim, por mais que a internet e a comunicação mudem a todo instante, é possível seguir essa “lógica” do trabalho e continuar no ramo sem grandes dificuldades.

Pensando nisso, o curso da Unopar oferece disciplinas que envolvem o entendimento do Marketing como um todo: comunicação digital, analytics, técnicas de SEO (Search Engine Optimization) e sua importância, além de estratégias para conseguir atingir os melhores resultados.

Assim como essa nova forma de comunicação, o ensino também pode ser feito online. Por isso, existe a possibilidade de cursar Marketing Digital EAD, como vimos. Essa é uma ótima pedida para quem precisa conciliar trabalho, estudos e família, sem abrir mão da qualidade.

Desenvolver a criatividade

Além do conhecimento técnico, o profissional de Gestão de Redes Sociais também precisa ter as chamadas soft skills, aquelas habilidades que não dependem tanto da formação. Mesmo assim, esse tipo de característica também pode ser desenvolvida durante a faculdade, principalmente em um ambiente em que é incentivada.

A criatividade é um desses atributos. Imagine só ter que elaborar estratégias e planejar conteúdos para, pelo menos, o próximo mês. É de se imaginar que essa habilidade deva estar sempre aflorada, tanto para pensar em soluções quanto para produzir posts.

Essas e outras competências tão necessárias para o trabalho de Gestão de Redes Sociais podem ser aprendidas e desenvolvidas durante o curso de Marketing Digital da Unopar. Um conhecimento certificado pelo diploma, de uma faculdade tradicional e conhecida por sua qualidade, são um grande diferencial nesse mercado.

Além disso, a Unopar oferece acesso exclusivo ao Canal Conecta, que ajuda seus alunos a encontrarem vagas de Gestão de Redes Sociais e outras áreas em grandes empresas — seja de emprego ou estágio em Marketing Digital.

Deu para notar que a área de Gestão de Redes Sociais tem grande potencial de crescimento e que a Unopar oferece todo o conhecimento necessário para que o estudante se destaque. Por isso, não deixe seu sonho de ter um diploma e trabalhar com o que ama para trás: inscreva-se no Vestibular da Unopar!

*Sujeito a alteração

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