Qual é a nota de corte para o curso de Direito no Enem?

estudante vendo notas de corte ENEM

Desconto nota do Enem

Qual é a profissão de seus sonhos? Pelo seu interesse neste artigo, presumidos que você queira seguir a área jurídica. Essa é uma ótima notícia! Esse é um segmento muito valorizado e com alta empregabilidade no Brasil. No entanto, para isso, precisamos saber alguns detalhes, como a nota de corte em Direito no Enem.

A concorrência para o curso de Direito é bastante alta. Por isso, é preciso ter em mãos todas as informações possíveis para, a partir daí, se preparar adequadamente para esse grande desafio.

Gostaria de saber mais? Então, continue a leitura e saiba não só a nota de corte, mas também as diferentes possibilidades de uso da nota do Enem para Direito. Veja dicas imperdíveis de como se preparar para o exame e como a Unopar pode ajudá-lo a realizar esse sonho.

Como usar a nota do Enem para entrar na faculdade?

Você provavelmente já ouviu falar sobre o Enem, certo? O Exame Nacional do Ensino Médio é, atualmente, o maior vestibular do Brasil. Por muitos anos, ele foi utilizado também como ferramenta para a conquista do diploma escolar, algo que agora é de responsabilidade do Encceja.

Sendo assim, a nota do Enem tem como objetivo o acesso a vagas do ensino superior.

Para utilizá-la, é muito fácil. Basta fazer a prova e esperar o seu resultado! A partir daí, você pode usar os pontos obtidos de três maneiras: ou pelo Sisu, Prouni ou vestibulares próprios das instituições.

Ah, não podemos esquecer! A nota do Enem também permite o acesso do estudante para o FIES, financiamento do governo federal. Mas isso é um assunto para outro tópico.

Qual é a nota de corte para o curso de Direito no Enem?

Agora, chegou o grande momento! Vamos conferir quais são as notas de corte para Direito no Enem.

Nota de corte em Direito no Sisu

O Sisu é um programa que fornece vagas, com a nota do Enem, para instituições estaduais e federais de ensino superior.

O lado negativo dessa iniciativa está na concorrência — muito alta — e nas notas de corte — também bastante expressivas. A média de corte para o Sisu é de 740 pontos.

Nota de corte em Direito no Prouni

O Prouni, por outro lado, utiliza a nota do Enem para conceder bolsas — de 50% ou 100% — em faculdades particulares para estudantes em situação de vulnerabilidade social.

As notas de corte, nesse caso, são menores e a concorrência também cai bastante, já que há uma oferta muito maior de vagas. Nesse caso, as pontuações têm a média de 680 pontos.

Há outras formas de entrar nesse curso?

Sim! Outra maneira de ingressar em um curso de Direito é fazer o vestibular próprio das instituições. Na Unopar, ele é oferecido na modalidade vestibular online, que permite que você faça a prova no conforto de sua casa com o uso de uma plataforma segura e fácil de usar.

Tour pela prova do Enem

Ah, aproveitando: não se esqueça que agora também temos o Enem Digital, ok? Essa é só mais uma prova de que a tecnologia veio para revolucionar a educação!

Os alunos também podem, em alguns casos, aproveitar o exame para entrar direto na Unopar. Lembrando que você consegue usar a nota de anos anteriores para conquistar a sua vaga. Por isso, fique de olho!

Por que optar por uma faculdade privada?

Quem já sabe tudo sobre o curso de Direito, está por dentro: cursá-lo em uma faculdade privada é algo extremamente vantajoso para a sua carreira! Mas, se você ainda não conhece essas vantagens, vamos citá-las agora mesmo, ok?

Em primeiro lugar, a concorrência para entrar em um curso particular é muito menor. Como vimos, o Sisu é altamente concorrido e conta com notas bem altas, muitas vezes difíceis de serem atingidas.

Temos também a qualidade dos cursos privados. Eles contam com toda a infraestrutura necessária para que você se torne o melhor profissional possível e muitos diferenciais que complementarão o seu aprendizado e o seu currículo.

Os diferenciais da Unopar são bem amplos, mas alguns deles são:

  • avaliação continuada e apoio personalizado;
  • Canal Conecta, portal exclusivo que deixa você mais perto das melhores vagas de estágio do mercado;
  • Aula Destaque, com profissionais gabaritados em suas áreas de atuação, ministrando aulas completamente online para os alunos de Direito.

Vale ainda a pena ressaltar que a modalidade de Direito EAD não está disponível. No entanto, quem sabe em breve, não é mesmo?

Como se preparar para essas provas?

Para fechar o nosso bate-papo, que tal conhecermos algumas dicas para obter um melhor desempenho no vestibular?

Faça um bom cronograma

Um cronograma de estudos afiado é o primeiro passo para garantir uma boa nota no Enem e a conquista de sua sonhada — e merecida! — vaga na faculdade. Ele vai ajudar no foco, na concentração e na distribuição do tempo de aprendizado adequado de cada matéria.

Conheça as matérias

Conhecer bem o que você vai estudar também é muito importante. O ideal é sempre ler os editais das instituições pretendidas — e do Enem — e ficar por dentro do conteúdo programático, ou seja, a lista de matérias e assuntos cobrados em cada um dos cadernos.

Foque no necessário

Saber o que você precisa fazer é fundamental para evitar a perda de tempo na hora de estudar. Um candidato de Direito, por exemplo, precisa focar as Linguagens, Ciências Humanas e a Redação. A Matemática pode ser um bom diferencial na nota, mas é um caderno com peso menor para a carreira.

Faça simulados

Estudar a prova também é bem importante. Por isso, invista em simulados frequentes para ajudá-lo a conhecer o estilo do exame e se sentir muito mais confortável no dia!

Quer conhecer a Unopar? 😉

Gostou de descobrir qual é a nota de corte para Direito no Enem? Agora que você já conhece as suas opções, não deixe o seu futuro para depois! Comece a se preparar para o seu vestibular e dê o pontapé inicial em seus estudos!

E, ainda melhor: que tal já se inscrever para o vestibular da Unopar? Com isso, você ganha mais tempo e já vem fazer parte de uma das instituições mais renomadas do Brasil!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 29

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados